O mundo do marketing está em constante adaptação, principalmente devido à tecnologia e às mudanças nos hábitos de consumo. Por isso, é preciso estar atento às ideias e estratégias com maiores chances de impactar o público-alvo.
Manter-se atualizado é fundamental para captar clientes e aumentar a visibilidade da marca. Afinal, o mercado precisa acompanhar as tendências dos consumidores, que estão mais exigentes e conscientes sobre as suas escolhas.
Por outro lado, a marca pode direcionar o investimento em opções não tão vantajosas, principalmente se não souber quais são as estratégias que de fato têm maiores chances de sucesso. Diante disso, para ajudar você, preparamos este conteúdo com insights da área do marketing para os próximos anos.
Confira!
Como estará o mundo do marketing em 2023?
A seguir, confira o que estará em alta no marketing online e offline em 2023 e nos próximos anos.
Uso da Inteligência Artificial nas campanhas e anúncios
A tecnologia é uma das principais ferramentas do marketing há anos, e esse cenário não deve mudar em 2023. Dentro desse aspecto, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para automatizar processos e identificar preferências do consumidor.
Conhecida também com IA, a Inteligência Artificial é uma tecnologia que permite que máquinas (aplicativos, softwares, dispositivos digitais etc.) imitem o comportamento humano, com base em grandes volumes de dados digitais e algoritmos.
Vários processos que envolvem marketing e publicidade podem ser realizados com IA, principalmente no meio digital. Por exemplo, a captação do comportamento dos consumidores pode ajudar no planejamento de campanhas mais assertivas, aprimorando a maneira como as marcas conduzem a segmentação de público.
De acordo com um levantamento do International Data Corporation (IDC), a IA é uma realidade no marketing. Até 2024, cerca de 32% das marcas vão utilizar essa tecnologia para entender as percepções dos clientes.
Vale ressaltar que esse e outros recursos que envolvam tratamento de dados devem estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Marketing alinhado a valores e crenças
No mundo do marketing do futuro, não basta a marca apresentar o excelente produto, preço competitivo ou a melhor experiência ao cliente, pois será essencial ter os valores e crenças alinhados aos consumidores. Essa tendência é impulsionada principalmente pela Geração Z.
Os nascidos entre 1995 e 2010 são críticos e desprendidos de rótulos, por isso não abrem mão do bem-estar pessoal e social na hora de consumir produtos e serviços. A tecnologia contribui para tal engajamento, afinal, essa geração é chamada de “ativista de sofá” devido ao uso da internet em prol de direitos humanos, causas políticas, sociais e ambientais.
Diante disso, as marcas devem estar atentas ao fato de que os consumidores estão repensando as decisões de compra com base no conjunto de crenças e valores oferecidos pela empresa.
O marketing inclusivo pode ajudar a criar campanhas que gerem identificação com o público-alvo, com mais inclusão e diversidade. Isso inclui campanhas com perspectivas variadas, sem segmentação de gênero, raça, classe social, idade e outros grupos identitários.
A ideia é interagir com todos os públicos, aumentando a visibilidade e atraindo clientes em potencial.
Preocupação com privacidade e segurança
Não é de hoje que questões relacionadas à privacidade do usuário na internet é tema de debate constante em diversas áreas, incluindo no mundo do marketing. As notícias constantes sobre vazamento de dados evidenciam a necessidade de aumentar a segurança no digital, mesmo que para isso seja necessário restringir determinadas atividades na publicidade.
A pesquisa Cisco 2022 Consumer Privacy apresenta a dimensão desse cenário. No levantamento, 76% das pessoas ouvidas informaram que não comprariam de uma empresa se não confiassem na forma como tratam os dados. Além disso, 81% disseram que a maneira como uma empresa trata os dados pessoais retrata a forma como ela vê e respeita os clientes.
Nesse caso, a expectativa é que o marketing considere a privacidade do usuário nas estratégias. Isso inclui encontrar estratégias para conhecer o público, mas sem precisar coletar dados de forma anônima, sem transparência e segurança, sobretudo nos meios digitais. A produção de conteúdo pode ser uma aliada importante nesse processo.
No Brasil, essa preocupação é ainda mais evidente. Desde 2020, vigora no País a LGPD, mecanismo legal que obriga as empresas a adotarem transparência e segurança nos processos que envolvam a utilização de dados nos meios físicos e digitais. Essa lei afeta diretamente o mundo do marketing online e offline.
Tendências para o mundo do marketing
Além das citadas anteriormente, outras tendências são apontadas para os próximos anos, sobretudo no Brasil. Saiba quais são.
Marketing de influência
O crescimento da “indústria” da influência digital fez com que agências de publicidade direcionam departamentos apenas para ações voltadas para o marketing de influência. Por aqui, o cenário é promissor, afinal, somos líderes em número de influenciadores digitais no mundo.
A parceria com influenciadores pode fazer a diferença nas ações de marketing nos próximos anos, o que inclui o público B2B. Por trás das empresas, há pessoas que podem ser influenciadas caso a mensagem seja assertiva.
Além disso, é possível utilizar os influenciadores digitais na cocriação de produtos e serviços para aumentar o engajamento e visibilidade das campanhas, estratégia utilizada por grandes marcas.
Campanhas humanizadas
A necessidade de apresentar histórias reais acompanha o mundo do marketing há algum tempo e deve permanecer nos próximos anos, principalmente na internet. Mais do que nunca, é hora de as marcas apresentarem pessoas verdadeiras para gerar conexão com o público.
Toda a estética da vida perfeita disseminada nas redes sociais tem dado lugar a conteúdos mais simples e “improvisados”, com pouca edição e sem um cenário montado por trás. Até mesmo os usuários podem fazer parte das campanhas, com envio de depoimentos, fotos e vídeos sobre produtos e serviços.
Data driven marketing
A tendência é que o uso de dados seja intensificado no mundo do marketing nos próximos anos, especialmente com a cultura data drive. Trata-se de uma estratégia onde as tomadas de decisões são feitas por meio de análises de dados sobre o negócio, concorrentes, público-alvo, entre outros fatores.
No marketing, o data driven contribui para criar anúncios e campanhas específicas para públicos específicos, o que torna essa estratégia importante para marcas que têm vários perfis de clientes.
Cenário do marketing no Brasil
A área do marketing no Brasil em 2023 precisará se preocupar com a importância da privacidade do usuário na internet. É evidente que os consumidores estão mais atentos e críticos quanto aos impactos do uso massivo de informações coletadas na navegação online.
Outro ponto de atenção é o marketing de influência, pois, como citado anteriormente, tem terreno fértil no país. Porém, as marcas podem apostar nos microinfluenciadores: pessoas com 10 mil a 100 mil seguidores, afinal, certos perfis desse segmento costumam ter engajamento maior que os influencers famosos.
A maioria das tendências para 2023 e para os próximos anos são estratégias que já despontam no mundo do marketing, mas que vão se intensificar daqui para frente. Por enquanto, as pequenas e médias empresas não precisam se preocupar com estratégias altamente tecnológicas e com recursos complexos, a exemplo do Metaverso.
A área do marketing tem muito o que aproveitar com as novas tecnologias e tendências. Enquanto isso, a Agência Tribo acompanha de perto o que estará em alta nos próximos anos para criar campanhas cada vez mais assertivas.
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