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  • 10/02/2017

Vantagens para pequenas e médias empresas com marketing digital

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Sumário

O varejo brasileiro está em constante evolução e as pequenas e médias empresas estão cada vez mais buscando aprimoramento para entregar bons produtos e serviços, independente do nicho de mercado a grande meta de cada empresa sempre deve ser um alto nível de satisfação de seus clientes.  Até aqui está fácil, mas para satisfazer os clientes antes disso você precisa atrai-los para dentro de seu negócio, e para isso, a internet vem sendo uma ótima opção já que as mídias sociais, apps e sites estão cada vez mais populares.
Segundo o IBGE pouco mais que 20% das empresas não ultrapassam o primeiro ano de vida, ainda nesta pesquisa quase 40% das empresas não chegam aos 5 anos de atividade. Então nesta perspectiva vamos apresentar algumas das vantagens do marketing digital para pequenas e médias empresas, o conteúdo será especialmente direcionado já que em meio aos obstáculos, são elas que acabam enfrentando as maiores dificuldades para continuar em plena atividade.

Queremos colaborar para que você persista e de forma consciente através do marketing digital consiga vender mais e vencer as dificuldades. Aqui vão algumas vantagens e dicas.

  • Investimentos relativamente baixos: No marketing digital geralmente os valores são baixos se comparados aos canais tradicionais como rádio e televisão. Além disso, existe a possibilidade de realizar investimentos isolados, por exemplo, se quiser mostrar a sua promoção somente para as pessoas do seu bairro durante 3 dias você conseguirá através do patrocínio no Facebook.
  • Segmentação: Os conteúdos gerados pela sua empresa na internet é algo realmente relevante, pois contrário dos outros canais, não será somente a sua empresa que buscará os clientes, na internet o seus clientes estarão te procurando e vão querer saber se você é relevante no assunto. Então crie seu canal de comunicação e trace sua estratégia para começar aparecer nas buscas do Google.
  • Ferramentas Google: Existem duas ferramentas básicas para que o Google possa ser seu aliado nessa etapa do trabalho, o Google Analytics irá oferecer relatórios caso você já tenha um site, lá você terá informações sobre seus clientes, quais páginas eles navegaram, a cidade de origem dos seus acessos e muito mais. Também será ideal você adicionar o negócio no Google Places. Essa é a ferramenta que faz com que sua empresa apareça no mapa quando alguém busca por empresas do seu nicho. (links no rodapé)
  • Mantenha seus clientes informados: Quando chegar um novo produto em sua loja basta você atualizar suas redes sociais, aquele curso de aprimoramento realizado pela equipe poderá ser também exposto na web. Mas lembre-se o melhor das redes sociais são as opiniões, gerando boas experiências para seus clientes, eles serão seus divulgadores.
  • Chamadas ao vivo: O conhecimento que você possui sobre seu produto é importante e pode ser muito esclarecedor para seu publico alvo. O Instagram, Facebook e Youtube já permitem que os vídeos aconteçam ao vivo, então mãos à obra, crie seu roteiro e vamos lá.

O ano de 2017 está previsto que as pequenas e médias empresas adotarão definitivamente o marketing digital como mais uma forma de divulgar e vender produtos e serviços. Então com estas pequenas dicas já podem encontrar mais clientes no mundo virtual. O Marketing Digital é visto como o ambiente das boas oportunidades, isso é mesmo fato, mas para melhorar o entendimento a respeito de estratégias e recursos os administradores podem aprimorar conhecimento na área, contratar empresas e constituir equipes, a fim de tirarmos melhor proveito para os negócios neste mundo novo cada vez mais digital.

 

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Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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