No universo digital, a retirada dos likes nas postagens do Instagram tem sido o assunto do momento. Oficialmente, a eliminação do número de curtidas dos posts ainda está em fase de testes, mas os profissionais e empresas que utilizam essa rede social como ferramenta de trabalho – incluindo as agências de Marketing Digital como a Tribo – têm discutido o futuro das novas estratégias para os negócios.
Atualmente, as curtidas têm funcionado como um sinalizador de sucesso. Hoje, uma campanha com 100 mil curtidas certamente tem mais impacto como relevância pública do que uma que tenha recebido 80 likes. Além desse parâmetro, a quantidade de likes em um post tem servido também para reforçar a autoridade de uma marca ou de um influenciador digital, não é mesmo?
A minha grande questão – e a que tem sido de vários consultores e profissionais – é: como lidar com essa nova diretriz de uma plataforma que possui significativo poder sobre os negócios tanto para pessoas como para empresas?
Alguns têm visto essa mudança de uma forma negativa. Particularmente, analiso a nova configuração como uma oportunidade diferente e positiva de continuar fazendo negócios nessa rede social, porque o Instagram é uma mídia muito relevante que não deve ser descartada. E, ainda, o mais importante nessa seara de mudanças: a possibilidade em reforçar a produção de conteúdo nos canais exclusivos disponíveis da sua marca como site institucional, blog corporativo e newsletter, por exemplo. Acompanhe o artigo!
Para onde foram os likes do Instagram?
Na realidade, não é que os likes do Instagram sumiram. O criador do conteúdo continuará vendo quantas curtidas cada uma de suas postagens teve – elas não irão aparecer para os seguidores. Ou seja, de uma forma ou de outra, esse dado ainda estará disponível para ser analisado.
O interessante nessa história é que o número de comentários continuará aparecendo e é nesse ponto que eu enxergo oportunidades inovadoras para estratégias novas. Acredito que o poder dos comentários passe a ser mais reconhecido e que conteúdos mais envolventes e relevantes sejam cada vez mais produzidos. Gerar valor aos seguidores é, de fato, a essência do Inbound Marketing.
Mas não é “apenas” isso!
Além de criar terreno fértil para novas possibilidades em melhorar os conteúdos produzidos no próprio Instagram, essas transformações trazem à tona estratégias que tenho defendido sempre como consultor em Marketing e Tecnologia: o de investir em conteúdo para atrair seguidores, fãs ou clientes nos canais exclusivos da marca.
Produção de conteúdo nos canais exclusivos da empresa
As redes sociais – e o Instagram, especialmente por estar entre as que mais cresce no mundo – são parte importante das ações de Marketing Digital, mas basear todo um planejamento apenas nelas é muito temerário. Como mostramos nesse artigo, as redes sociais estão sujeitas a mudanças repentinas que não temos controle. Por isso, investir em conteúdo nos canais exclusivos da empresa é essencial para a construção de meios onde quem produz conteúdo tem controle total do que é entregue e como essa entrega é feita.
É fundamental que a sua marca tenha um site responsivo e que o blog corporativo seja atualizado! O que quero dizer é que é muito importante que a sua marca tenha ativos próprios para não depender só das mídias sociais.
A Tribo pode te ajudar nessa empreitada. Faça um contato com a gente por aqui!
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