Como consultor em Marketing Digital, estudioso do universo online e um apaixonado por música, li um artigo publicado no portal Administradores que fez muito sentido para mim e resolvi compartilhar as ideias que nos questiona: como os Beatles podem nos ensinar sobre Marketing de Conteúdo?
Sempre acreditei que o Marketing de Conteúdo transcende o mercado de negócios e a estratégia desta poderosa ferramenta pode ser encontrada em outros setores como filmes e músicas. Como diz um dos meus mentores – e é o norte que a nossa Tribo exerce em seus trabalhos digitais – o Marketing de Conteúdo é a estratégia de marketing que usa conteúdo como ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com o público de uma empresa.
O Marketing de Conteúdo consiste em definir o público, estabelecer pontos de conexão, entregar valor e educar o cliente na forma de conteúdo em suas mais variadas formas, medindo cada etapa do relacionamento para mantê-lo sempre relevante para o consumidor.
Deste conceito, gosto das palavras conexão e relacionamento.
E, a partir dessas considerações, não foi apenas na música que os Beatles deixaram seu legado. Nos anos 60, quatro jovens de Liverpool estavam no topo de ambas as indústrias. Os Beatles estavam dominando o mundo com seus hits, bem como seus filmes financeiramente bem sucedidos. Agora que estamos na era digital, em que o marketing de conteúdo se tornou uma ferramenta tão poderosa, é importante aprender com aqueles que usaram estratégias semelhantes antes de nós.
Lições dos Beatles para o Marketing de Conteúdo
Confira quatro coisas que John, Paul, George e Ringo nos ensinaram sobre marketing de conteúdo.
1. Estabeleça conexão
O autor do artigo que eu li observou algo interessante. Não é nenhum segredo que os Fab 4 eram idolatrados por seus fãs. A banda foi capaz de concentrar suas músicas em seus ouvintes. De toda sua discografia, cerca de 44 títulos de faixas incluem a palavra “você” ou “seu”. Criar músicas centradas nos ouvintes é importante para se conectar com os fãs, e isso também é verdade para a criação de conteúdo.
Ao concentrar-se em sua base de fãs, ou público-alvo, você terá muito mais sucesso quando se conectar com as pessoas.
2. Compartilhe
Antes dos Beatles serem famosos nos Estados Unidos, eles já tinham construído uma grande quantidade de hits na Inglaterra. Isso serviu como uma tática muito poderosa, uma vez que eles foram capazes de liberar músicas antigas, bem como as mais recentes, fazendo parecer como se estivessem colocando para fora seus sucessos mais rápido do que qualquer banda. Ao criar conteúdo, é importante que você crie uma estratégia de distribuição para espalhar continuamente o seu trabalho através de vários canais. E para fazer isso de forma mais eficaz, é preciso estudar as análises de conteúdo anterior para avaliar os melhores horários e canais para publicar conteúdo. Sobre análise de dados, já escrevi um texto bem interessante sobre Matemarketing disponível AQUI. Acredito que você vai gostar!
3. Rompimento não é ruim
Embora a banda estivesse junta há uma década, cada membro era capaz de ter uma carreira solo de sucesso.
Eles não apenas continuaram a criar música, mas também foram capazes de crescer em diferentes direções e atrair diferentes tipos de fãs.
Trabalhar sobre o conteúdo com uma equipe pode ser útil, as às vezes trabalhar sozinho permite que novas ideias fluam.
Quando a sua equipe de conteúdo passa por um obstáculo, ou está tendo dificuldades em chegar em um acordo sobre uma direção, deixe que cada membro siga o seu próprio caminho e você pode ser capaz de captar um novo público que nunca teria atingido trabalhando juntos.
Quando você produz conteúdo focado em seu leitor, você consegue criar uma comunidade.
4. Inicie uma revolução
Além de realmente ter uma canção intitulada Revolution, os Beatles são conhecidos por terem sido a banda que mudou o jogo e tomou o mundo de assalto com seu movimento. Além de política, eles também mudaram o jogo da música. Você já deve ter visto os vídeos da banda quando ela subia ao palco, e a loucura que criavam em seu público. O questionamento é: por que não fazer o mesmo com seu conteúdo?
Nós, da Tribo, podemos te ajudar. Me considero um desbravador do Marketing Digital e possuo as ferramentas indispensáveis para auxiliar seu negócio a crescer em vendas ao se conectar com o seu público e criando relacionamento com ele, usando criatividade, conteúdo de qualidade e dinamismo que esse meio exige.
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