Se você já se fez a seguinte pergunta: “preciso de um site para minha empresa?”, esse artigo é feito especialmente para você. Sim, o site institucional é ainda a mais importante ferramenta de sobrevivência da sua empresa no mercado em que atua.
Há muito tempo, o site deixou de ser apenas “um cartão de visitas inerte”. Essa “vitrine online” é (e deve ser) extremamente funcional, ter um carregamento rápido e ser útil ao usuário. Hoje em dia, o site é feito para atender a um dos princípios básicos de uma das ferramentas do Marketing Digital: o relacionamento com a audiência de seu empreendimento.
Navegar pelo site da sua empresa deve proporcionar aprendizado ao seu potencial cliente. Ao se relacionar com o seu público e promover conteúdo relevante e de qualidade para essa audiência, é muito provável que a sua marca ganhe confiança de quem consome sua informação. E é exatamente a credibilidade que irá fazer gerar bons negócios por meio do site!
Atente-se ao fato de que a forma de consumo mudou desde que a Internet se tornou presente durante todos os minutos do dia a dia de praticamente todas as pessoas. O consumidor não possui mais um papel reativo ao marketing ou a publicidade e é nesse ponto que entra o site da sua empresa.
Há diferentes maneiras de se manter um bom relacionamento com seu público no site institucional da sua marca. Todas elas podem funcionar bem:
- Responder comentários das pessoas nas postagens da aba blog em seu site;
- Os posts no blog devem conter informações com conteúdo relevante que seja útil para o público. Ao perceber que o site possui utilidade para o dia a dia, o cliente passará a visitá-lo com frequência e esse é um eficiente meio para estreitar relacionamento. E, quanto mais próximo ele se sentir da sua empresa, maiores as chances de fechar novos negócios e manter contratos antigos;
- Criar uma central de atendimento para as dúvidas mais comuns assim como gerar formulários para atendimento (fale conosco, suporte técnico), além da possibilidade de solicitar proposta ou orçamento pelo site;
- Ter um chat para atendimento aos clientes e aos novos consumidores;
- O site também pode ser usado para divulgar ações de fidelização para consumidores como planos e preços especiais para clientes antigos, parcerias que beneficiam a clientela, lançamentos exclusivos e programas de fidelidade como acúmulo de cupons para ganhar brindes ou descontos, por exemplo.
Obviamente essas são algumas sugestões de ações para estreitar a relação da sua marca com a sua audiência por meio do site institucional. No final das contas, a ideia é que estar conectado à Internet com o seu site ativo e funcional é uma necessidade para qualquer empresa que deseja ampliação de mercado, consolidação da marca e otimização de receitas. Ou seja, a Internet deve se tornar uma aliada do seu negócio.
E sabe por que? Sim, para VENDER.
Depois de atrair o público e se relacionar com ele, é a chegada hora da venda. Seu site pode ser extremamente útil tanto para vendas consultivas – em que o seu endereço eletrônico é um apoio ao vendedor no momento em que fechar com o cliente – como para vendas self-service, como é o caso de ecommerces, que permitem ao cliente efetuar a compra onde e quando estiver mais confortável. A Internet não fecha as portas após o horário comercial, lembre-se sempre disso!
Por isso, a primeira ação no Marketing Digital é a criação de um site moderno e 100% responsivo. Site responsivo quer dizer que, independente da tela onde a página está sendo acessada, a experiência de leitura pelo usuário será a mesma – seja no tablet, computador ou smartphone.
Otimização do site para aumentar as vendas
Além, é claro, do conteúdo de qualidade, o Marketing Digital disponibiliza ferramentas que são bastante apropriadas para aumentar as vendas dos produtos ou serviços da sua empresa ou do seu empreendimento. Para aumentar as visitas do seu público no seu negócio, a otimização de sites (SEO), por exemplo, é uma técnica para melhorar o posicionamento dos links do seu site na listagem de resultados de um buscador como o Google.
Na criação de sites pela agência Tribo, além da otimização do site, está entre os nossos “itens de série” a integração com o Google Analytics para relatórios de acessos. Esses relatórios exibem informações de tráfego em tempo real, de onde vêm os acessos (região geográfica), como os usuários chegaram ao seu site, como eles navegam e quanto tempo permaneceram dentro dele. Desta forma, fica muito fácil entender o comportamento de seus visitantes, tomar decisões, melhorar a apresentação da sua empresa e consequentemente gerar resultados lucrativos.
Se a resposta para a sua pergunta ainda não foi totalmente satisfatória, entre em contato com a Tribo. Terei o prazer em atendê-lo! Por aqui!
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