O título desse artigo é bastante sugestivo e indica exatamente o que você deve estar pensando. O Matemarketing é um conceito que une Matemática e Marketing – porque, em uma estratégia de comunicação corporativa, número É (também) informação. E informação valiosa!
Especialmente no Marketing Digital, a análise dos dados tem ganhado espaço no planejamento de campanhas, por exemplo. Na verdade, essa análise virou uma obrigação no universo digital. Já que citei como exemplo as campanhas, é válido dizer que não se pode descartar a criatividade ou o “feeling” dos profissionais na produção das peças.
No entanto, o potencial de uma campanha deve também levar em consideração a avaliação dos dados de campanhas anteriores e seus resultados. Ou seja, o Matemarketing permite que as estratégias sejam elaboradas com um grau de certeza para um sucesso muito maior. Pesquisas no setor mostram que as campanhas são 67% mais eficazes com a aplicação do conceito do Matemarketing.
Como funciona o Matemarketing?
Em um primeiro momento, é preciso captar informações que ajudem no direcionamento das ações específicas de Marketing como, por exemplo, as principais “dores da sua persona”. Um dos caminhos para levantar essas informações é criar pesquisas nos canais de comunicação da sua empresa.
Depois de coletar os dados, é preciso organizá-los. E, organizar tais dados significa inseri-los em tabelas ou sistemas que podem traçar as análises e estatísticas. Atenção: dados duplicados ou inseridos em campos incorretos podem inviabilizar toda a pesquisa e, consequentemente, oferecer resultados incorretos.
O que acontece é que, às vezes, uma campanha online gera um tráfego intenso de acessos, porém, quando se compara com o número efetivo de vendas do produto, descobre-se que a audiência não está sendo qualitativa, ou seja, não tem gerado resultado. Por isso, com os dados organizados, é possível analisá-los para direcionar a escolha dos indicadores de performance para criar as campanhas.
Uma vez que os resultados estejam performando abaixo do planejado, os números e métodos de análise poderão dar pistas de quais as melhores modificações para corrigir e retomar o direcionamento correto.
Ao integrar a análise dos dados ao processo criativo, o Matemarketing oferece diversos benefícios:
- Aumento da relevância (e qualidade) dos conteúdos produzidos;
- Capacidade de identificar com mais precisão as personas e personalizar o que é oferecido a elas – um fator essencial porque reverte em resultados bastante qualificados e bem melhores;
- Mensurar oferece um panorama significativo do que precisa ser abandonado e o que precisa receber mais atenção.
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