Marketing B2B, B2B2C e a Humanização
A humanização do marketing B2B ou B2B2C (indústrias) se transformou em uma necessidade para qualquer negócio. Estabelecer interações que demonstram empatia e aproximam sua marca do público são essenciais para construir um bom relacionamento e aumentar as chances de fechar negócios.
Se a sua empresa tentar “empurrar” suas soluções sem estabelecer conexões humanas, sua marca poderá ser vista como oportunista ou insensível – e isso, com certeza, pode impactar no futuro. É que, hoje em dia, com base no crescimento da realidade digital, as relações de negócios entre empresas e seus consumidores mudaram.
Estudos indicam as configurações desses novos relacionamentos de se fazer negócios com processos mais simples e pessoais. Segundo pesquisa da The Nielsen Company (2009) sobre valores, confiança e envolvimento com marketing, a opinião de outros consumidores e a indicação de amigos são abordagens de grande eficiência. Desta forma, fica claro constatar como o marketing humanizado se destaca como uma excelente ferramenta, se aplicada com sucesso.
O que é o Marketing Human to Human ou H2H
Marketing Human to Human (ou H2H) é o marketing feito de pessoa para pessoa e cuja abordagem é construída na confiança da relação entre empresas e clientes a longo prazo. Muito mais do que atender e sanar as necessidades dos consumidores ou clientes, a empresa precisa “cuidar” para que o relacionamento tenha um rosto, um dono, uma voz que se apropria da marca e a torna próxima o suficiente para dar ao outro confiabilidade.
Como se comunicar nessa estratégia?
- Empatia: Ser empático é se colocar no lugar de seu cliente. Essa atitude faz com que ele saiba que sua marca o compreende. Esse comportamento pode ser um estopim para que grandes negócios sejam fechados e conexões poderosas sejam feitas;
- Pessoalidade: Ser pessoal é saber quem é o seu cliente, qual seu nome, seus anseios e vontades. É posicionar sua equipe com uma escuta ativa, o que é crucial para o sucesso dessa abordagem. As pessoas querem ser ouvidas de verdade e, quando isso acontece, o relacionamento só irá se fortalecer;
- Autenticidade: Ser autêntico é ser transparente. Isso desperta confiança em sua persona e, dessa forma, a possibilidade de contratos serem fechados são grandes quando as conversas são francas;
- Inspiração: Na hora de se comunicar com seu cliente, seja inspirador. As relações amadurecem quando existe inspiração, que é muito além de fazer algo pelas pessoas; é dar algo que elas possam se agarrar e sustentar quando os obstáculos surgem;
Construa relacionamento ao invés de “bom atendimento”
No Marketing Human to Human ou H2H, a fidelidade e o relacionamento de longo prazo ganham a vez. Invista em ações de marketing de relacionamento e acompanhe a trajetória do cliente. Ou seja, o H2H prima por relacionamentos mais humanos entre as empresas e seus clientes. Por meio dele, é possível conquistar a fidelidade do cliente e desenvolver ações de prospecção e de contato mais personalizadas e empáticas para cada segmento de cliente da empresa. Lembre-se: o high touch é o novo high tech. O toque humano é o que prevalece nas novas relações de negócios, afinal é conversando que a gente converte!
Espero que o artigo tenha sido útil!
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