Ir para o conteúdo
  • Soluções

    > Sou Indústria e quero me relacionar com o decisor de compra

    > E-Commerce: Gerar vendas e se relacionar com a base

    > B2B: Transforme a Presença Digital da Sua Empresa

    > WhatsApp com IA: Agente de atendimento com Inteligência Artificial

  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Soluções
    • Marketing Digital para Indústrias
    • Marketing Digital para e-commerce
    • B2B
    • Agente de atendimento com IA
  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Agendar Reunião
  • Soluções
    • Marketing Digital para Indústrias
    • Marketing Digital para e-commerce
    • B2B
    • Agente de atendimento com IA
  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Agendar Reunião
Solicitar Proposta
  • Acelere Seu Negócio, Marketing Digital
  • 05/10/2018

Marketing e TI: unidos para inovar em sua empresa

  • Materiais Gratuitos
  • Marketing Digital
  • Tecnologia
  • Acelere seu Negócio
  • Nossa Tribo
  • Mais Categorias
    • Atração
    • Conversão
    • Relacionamento
    • Vendas
    • Inbound Marketing
    • Redes Sociais
    • SEO
  • Mais Categorias
    • Atração
    • Conversão
    • Relacionamento
    • Vendas
    • Inbound Marketing
    • Redes Sociais
    • SEO

Sumário

A tecnologia em comunicação cresceu e se tornou uma realidade essencial para qualquer empresa, certo? Na prática, isso quer dizer que há tempos o Marketing e TI deixaram de ser dois departamentos distantes, separados e isolados um do outro. Cada vez mais, a tecnologia está influenciando o mundo do marketing e vice-versa. A união tem contribuído para bons resultados corporativos.

Como assim? – Alguns dados apontam para esse cenário. Pesquisa sobre transformação digital na América Latina realizada pela consultoria IDC estimou que o Brasil responde por 45% do total de 139 bilhões de dólares em investimentos em soluções da chamada “era da transformação digital”.

Segundo a consultoria, até o final deste ano, um terço das empresas adicionará habilidades de design cognitivo às suas aplicações. Este tipo de design, por exemplo, já está muito presente nos aplicativos que mantêm a compreensão visual dos elementos gráficos de forma intuitiva para os seus usuários.

Ou seja, as empresas – de qualquer porte, é bom frisar – estão em busca de modos mais aprofundados e amplos de adoção de soluções e serviços de computação em nuvem, Analytics e internet – em um casamento bacana do marketing e TI para acelerar os negócios.

 

Tecnologia: como usá-la nas estratégias de Marketing para as empresas

Posicionamento de marca é uma conquista muito importante porque ele é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça de seus consumidores. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do público. Em linhas gerais, é a forma como você gostaria que a sua empresa fosse interpretada pelo seu consumidor.

Neste sentido, basicamente, o uso da tecnologia nas ações de marketing se dá em duas frentes: na gestão e posicionamento da marca e estratégia comercial. Veja as principais estratégias:

  • Branding ou Gestão de Marca: a tecnologia ajuda muito na construção da percepção do consumidor em relação à sua empresa de forma positiva. Exemplo: nunca foi tão fácil otimizar ações em redes sociais e padronizar a comunicação digital de forma automatizada e dinâmica para o seu público-alvo. A tecnologia permite segmentar um conteúdo para cada tipo de consumidor;
  • Direcionamento das Vendas: por meio de uma série de ferramentas tecnológicas é possível direcionar os anúncios baseando-se no histórico de buscas de seus potenciais consumidores. De uma forma não invasiva, a tecnologia é uma aliada do marketing ao segmentar o público dentro de uma jornada de compras – desde a descoberta do produto ou serviço até, de fato, a decisão da compra;
  • Engajamento em tempo real: boas estratégias de marketing se utilizam da tecnologia para mensurar o grau de engajamento dos clientes com cada oferta – de maneira automática – nos mais variados canais como site, redes sociais, aplicativos;

 

TI e Marketing: segurança das informações

Um dos principais avanços na integração do Marketing e TI é a computação em nuvem – que hospeda, gerencia e processa dados e aplicações utilizando de toda a infraestrutura de TI de um provedor, que vai fornecer esses serviços de nuvem.

Desta forma, os recursos tecnológicos que precisavam ser criados e mantidos internamente, com a computação em nuvem, podem ser adquiridos como serviços de forma virtualizada via Internet. Com esse tipo de ferramenta, os custos diminuem e a nuvem proporciona mobilidade e flexibilidade a empresas de todos os portes e em todos os segmentos de atuação.

Uma das principais vantagens é a segurança das informações. Soluções de backup online, por exemplo, garantem que nenhum arquivo se perca.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Melhor: fale com um de nossos especialistas. Solicite uma proposta e veja como a Tribo pode te ajudar nesta empreita!

 

pessoas nossatribo

Agende uma reunião
com nossos especialistas!

Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agendar reunião
pessoas nossatribo

Agende uma reunião
com nossos especialistas!

Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agendar reunião
Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Posts relacionados

Diagnóstico SEO gratuito: descubra em um minuto como melhorar seu site e atrair clientes

Diagnóstico SEO gratuito: descubra em um minuto como melhorar seu site e atrair clientes

Sabemos que decisores em indústrias e negócios B2B enfrentam o desafio constante de atrair leads qualificados e garantir que seus investimentos em marketing digital tragam o retorno esperado. É nesse contexto que o diagnóstico SEO gratuito se torna uma ferramenta indispensável. Se o seu site não aparece, sua empresa deixa

Leia mais »
O impacto das soluções de marketing digital da Agência Tribo no B2B

O impacto das soluções de marketing digital da Agência Tribo no B2B

Em um mercado B2B cada vez mais desafiador e saturado, empresas buscam constantemente por formas de otimizar seus investimentos e gerar resultados mensuráveis. Nesse cenário, encontrar as soluções de marketing digital certas deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para quem busca eficiência e crescimento sustentável. Sabemos

Leia mais »
Como as estratégias de personalização podem transformar sua geração de leads

Como as estratégias de personalização podem transformar sua geração de leads

No ambiente digital competitivo de hoje, a relevância é a chave para atrair e converter clientes. Empresas que adotam estratégias de personalização conseguem adaptar suas comunicações e ações para atingir públicos específicos, oferecendo a solução certa no momento ideal.  Isso não apenas gera leads mais qualificados, mas também aumenta a

Leia mais »

Assine e receba nossas dicas e materiais gratuitos!

Nossa NEWSLETTER é diferente! Apenas conteúdos selecionados e exclusivos.

tr-amarelo

Agência Tribo – Marketing Digital
Rua dos Pinheiros, 498 – Cj. 42
Pinheiros – São Paulo – SP
CEP 05422-902
CNPJ 05.001.924/0001-26

Instagram Linkedin Facebook Youtube
google logo
meta logo

© 2001-2025 – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade