A tecnologia em comunicação cresceu e se tornou uma realidade essencial para qualquer empresa, certo? Na prática, isso quer dizer que há tempos o Marketing e TI deixaram de ser dois departamentos distantes, separados e isolados um do outro. Cada vez mais, a tecnologia está influenciando o mundo do marketing e vice-versa. A união tem contribuído para bons resultados corporativos.
Como assim? – Alguns dados apontam para esse cenário. Pesquisa sobre transformação digital na América Latina realizada pela consultoria IDC estimou que o Brasil responde por 45% do total de 139 bilhões de dólares em investimentos em soluções da chamada “era da transformação digital”.
Segundo a consultoria, até o final deste ano, um terço das empresas adicionará habilidades de design cognitivo às suas aplicações. Este tipo de design, por exemplo, já está muito presente nos aplicativos que mantêm a compreensão visual dos elementos gráficos de forma intuitiva para os seus usuários.
Ou seja, as empresas – de qualquer porte, é bom frisar – estão em busca de modos mais aprofundados e amplos de adoção de soluções e serviços de computação em nuvem, Analytics e internet – em um casamento bacana do marketing e TI para acelerar os negócios.
Tecnologia: como usá-la nas estratégias de Marketing para as empresas
Posicionamento de marca é uma conquista muito importante porque ele é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça de seus consumidores. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do público. Em linhas gerais, é a forma como você gostaria que a sua empresa fosse interpretada pelo seu consumidor.
Neste sentido, basicamente, o uso da tecnologia nas ações de marketing se dá em duas frentes: na gestão e posicionamento da marca e estratégia comercial. Veja as principais estratégias:
- Branding ou Gestão de Marca: a tecnologia ajuda muito na construção da percepção do consumidor em relação à sua empresa de forma positiva. Exemplo: nunca foi tão fácil otimizar ações em redes sociais e padronizar a comunicação digital de forma automatizada e dinâmica para o seu público-alvo. A tecnologia permite segmentar um conteúdo para cada tipo de consumidor;
- Direcionamento das Vendas: por meio de uma série de ferramentas tecnológicas é possível direcionar os anúncios baseando-se no histórico de buscas de seus potenciais consumidores. De uma forma não invasiva, a tecnologia é uma aliada do marketing ao segmentar o público dentro de uma jornada de compras – desde a descoberta do produto ou serviço até, de fato, a decisão da compra;
- Engajamento em tempo real: boas estratégias de marketing se utilizam da tecnologia para mensurar o grau de engajamento dos clientes com cada oferta – de maneira automática – nos mais variados canais como site, redes sociais, aplicativos;
TI e Marketing: segurança das informações
Um dos principais avanços na integração do Marketing e TI é a computação em nuvem – que hospeda, gerencia e processa dados e aplicações utilizando de toda a infraestrutura de TI de um provedor, que vai fornecer esses serviços de nuvem.
Desta forma, os recursos tecnológicos que precisavam ser criados e mantidos internamente, com a computação em nuvem, podem ser adquiridos como serviços de forma virtualizada via Internet. Com esse tipo de ferramenta, os custos diminuem e a nuvem proporciona mobilidade e flexibilidade a empresas de todos os portes e em todos os segmentos de atuação.
Uma das principais vantagens é a segurança das informações. Soluções de backup online, por exemplo, garantem que nenhum arquivo se perca.
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