Em um blog, os links internos são aqueles que direcionam o leitor para outras páginas do mesmo site: o da sua empresa. O uso desse recurso pode ser bastante útil para gerar mais tráfego, ou seja, aumentar a visualização do site e, consequentemente, acelerar negócios da sua marca.
Quando um site faz um bom uso dos links internos, é possível melhorar bastante o peso do seu domínio (endereço eletrônico) – o que é uma vantagem para o algoritmo dos motores de busca, especialmente o mais popular, entre eles, o Google.
É claro que tudo tem limite para atingir os resultados esperados. Especialistas em Marketing Digital indicam entre 2 e 5 links internos por publicação. Porém, isso pode variar de acordo com o conteúdo. Além disso, os links devem ser incluídos de uma maneira bem natural durante o texto. Outra sugestão é não usar indicações como “neste post” ou “clique aqui” e sim deixá-lo clicável no próprio texto.
O ideal é usar um texto âncora que tenha relação com o assunto da página para indicar aos robôs que, quando se trata de determinado assunto, aquela é a página principal para a resposta da pesquisa desejada.
Por que o uso dos links internos é importante?
Por falar em robôs dos buscadores, vou explicar como eles funcionam e, dessa forma, você vai saber a importância do uso de links internos no seu site.
O Google, por exemplo, possui um robô que percorre site a site “vasculhando” os seus conteúdos. Esse robô – que é conhecido como buscador – desempenha a função de chegar aos sites, ler as informações e armazená-las dentro de um servidor. Na prática, isso quer dizer que, quando o usuário faz uma pesquisa no Google, esse robô vai buscar o resultado nos dados que já estão guardados.
Desta maneira, há algumas práticas de Marketing Digital que ajudam o seu site nesse armazenamento, ou melhor, nessa indexação, que é o termo mais correto. Uma destas estratégias é o uso dos links internos.
Ou seja, os links internos melhoram a navegação do seu site, reduzem a taxa de rejeição e distribuem a autoridade do seu site. É uma das táticas mais eficientes de SEO e simples de ser aplicada no seu site e pode ser feita a qualquer momento.
Sim, é um trabalho constante – é importante que tenha periodicidade – e o essencial: você deve checar todos esses links e verificar se nenhum deles está apontando para a página errada, especialmente se no blog existir diversos autores.
Estratégias para usar os links internos, confira!
- BOM CONTEÚDO – produção de conteúdo de qualidade deve ser feito também para os links internos, pois não é possível criar ligações relevantes entre páginas sem um bom conteúdo para direciona-las;
- SEM EXAGERO – faça entre 2 a 5 links internos por publicação. Na verdade, não existe um limite rígido, mas é necessário que as ligações façam realmente sentido e sejam relevantes para o seu público;
- TEXTO ÂNCORA – o uso do texto âncora (palavra com o link dentro do texto) não deve ser feito aleatoriamente, ele deve ter um sentido dentro do contexto do artigo e deve ser inserido de forma natural;
- SERVIÇOS – importante usar os links internos para informar o leque de serviços da sua empresa;
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