Por Mauricio Simão
47% dos usuários do Instagram diz estar mais interessado em uma marca ou produto depois de tê-lo visto no Stories. A afirmação é da gerente de produtos do aplicativo, Silvia Ramazotti. Todos os dias, mais de 400 milhões de contas usam o Instagram Stories.
Para quem ainda não sabe ou ainda não usou o Instagram Stories, vou explicar. O Instagram é a rede social que mais cresce em todo o mundo com 1 bilhão de usuários ativos. Aliás, o Brasil tem grande participação nesse número de pessoas conectadas – é o segundo país com mais usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
O Stories do Instagram – traduzido como histórias – é um recurso que tem como objetivo melhorar a interação entre os usuários. Consiste na publicação de fotos ou vídeos que ficam acessíveis por até 24 horas. E é exatamente esse imediatismo que torna a funcionalidade tão interessante e explorada por um número cada vez maior de usuários.
Para os perfis comerciais, o Instagram Stories vem sendo uma ótima ferramenta para contar essas histórias para despertar o interesse de uma marca, produto ou causa; para relacionamento e, claro, até mesmo para vendas.
O principal alimento do algoritmo do Stories é o engajamento, ou seja, quanto mais a sua empresa publicar, motivar a ação dos seguidores e a interação com o seu perfil na rede, mais alcance sua marca vai ter.
Mas como manter essa relevância nas histórias? Confira algumas dicas!
Ideias para a produção de conteúdo no Instagram Stories
- Faça enquetes
As enquetes do Stories são hoje uma grande fonte de dados e opiniões e também uma forte máquina de engajamento. Fazer perguntas através da enquete cria oportunidades de ouvir seu público de uma forma simples, dinâmica e que cria proximidade; - Compartilhe opiniões
Poste depoimentos de clientes, isso fornece credibilidade para seu produto ou serviço. Poste capturas de tela de avaliações de clientes anteriores, fragmentos de e-mails com palavras gentis ou até mesmo depoimentos em vídeo ou mensagens de WhatsApp; - Converse com seu público
Crie oportunidades e pautas especiais e entre ao vivo para conversar com sua audiência. Faça lives! O vídeo ao vivo é extremamente envolvente, ajuda no alcance e é uma ótima oportunidade de gerar conteúdos exclusivos; - Use os destaques
Além da bio no perfil, os destaques podem ser usados para apresentar a sua marca com as principais histórias em fotos e vídeos para que durem mais de 24 horas; - Ofertas e influenciadores
Use a vantagem da duração de apenas 24 horas para promover uma oferta do produto por tempo limitado. Outra ideia bem assertiva é convidar influenciadores para falar sobre seus produtos ou serviços; - Tutoriais
Faça tutoriais. Independente de qual seja sua área, todo mundo tem algo pra ensinar e compartilhar, divida isso com seus seguidores.
Essas são algumas das inúmeras possibilidades que o Instagram Stories fornece para que sua marca promova engajamento com o seu público.
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