Inbound Marketing B2B: atrair e conquistar clientes
O Inbound Marketing ou “novo marketing” pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva. Em vez de “empurrar” um serviço ou um produto, o objetivo principal dessa metodologia no mundo do marketing e dos negócios é criar valor para a sua marca. Por isso, muitos o chamam também de marketing de atração. Na prática, isso quer dizer que, no Inbound Marketing quem vem atrás do seu produto ou serviço é o cliente.
O Inbound Marketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento a criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online.
Este “novo marketing” (Inbound Marketing) é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las.
O “velho marketing” (Outbound Marketing) é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes.
Veja algumas estatísticas abaixo sobre Inbound Marketing:
- Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
- Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
- 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.
Atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante resulta em vários benefícios para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C. O modelo tradicional de marketing tem algumas deficiências que não existem no Inbound. Por sua vez, esse método é tão utilizado quando o assunto é construir uma marca forte e aumentar as vendas.
Como é possível perceber, o Inbound é o marketing que as pessoas amam, compartilham e se engajam.
Processo do Inbound Marketing
O Inbound Marketing atua em quatro etapas principais: atração, conversão, relacionamento e vendas.
- Atrair: a regra número 1 das conversões online é conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais. Por isso, a primeira etapa da metodologia Inbound é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares por meio de conteúdo relevante;
- Converter: o objetivo de conseguir um grande número de visitantes é converter o máximo deles em Leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda;
- Relacionamento: a relação com cliente é fundamental para encantá-lo a fim de que ele se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio;
- Vender: depois de nutrir os Leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda.
O processo de Inbound Marketing é perfeito para levar o conteúdo certo às pessoas certas, na hora certa. E o que isso significa? Usar o Inbound Marketing no funil de vendas para auxiliar a jornada de compra do cliente.
Uma das principais vantagens de estratégias online é a possibilidade de mensuração, o que permite uma análise baseada em dados. Um dos benefícios do Inbound Marketing é medir resultados de forma contínua.
Cultura Data Driven
Aliás, a cultura da Tribo mede o desempenho real das metas e objetivos estabelecidos para cada um de nossos clientes por meio de relatórios com KPIs, indicador chave de desempenho. Com monitoramento constante, cada cliente consegue avaliar o estado atual de determinadas áreas para detectar tendências e identificar setores específicos para possíveis melhorias com novas estratégias digitais.
Quer saber mais sobre como o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa ou indústria a converter Leads em oportunidades reais de negócio? Somos especialistas em Inbound Marketing.
Nossa Tribo
Somos agência de Marketing Digital desde 2001. Com experiência e resiliência, nossa missão é contribuir para o crescimento das empresas e indústrias por meio do Marketing de Performance.
A realização dos sonhos profissionais e pessoais do nosso time é também o nosso impulso tribal mais genuíno.

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