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  • 13/05/2019

Impulsione seus negócios com as ferramentas do Google

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Sumário

Quando se pensa em ferramentas do Google, imediatamente já consideramos a página de pesquisas. No entanto, muito mais que um buscador, o Google possui vários recursos que podem impulsionar os seus negócios.

As ferramentas do Google podem melhorar os processos do dia a dia da sua empresa, otimizando a administração, a produtividade e, claro, a comunicação do seu negócio. Além disso, os serviços Google colaboram – e muito – para traçar estratégias eficientes de marketing.

Quer saber quais são essas ferramentas? Acompanhe o artigo!

 

Busca do Google

Sim, apesar de o Google ser muito mais do que um buscador, não há como não citar essa ferramenta indispensável quando se faz Marketing Digital. O Google, como mecanismo de busca, é o principal canal para atrair clientes. É fato: usuários da Internet usam o motor de busca Google para encontrar empresas, serviços ou produtos.

 

Youtube

Ainda sobre mecanismos de busca, o Youtube é a plataforma de vídeos do Google e está entre os três primeiros sites mais acessados. Isso quer dizer que a procura por vídeos representa uma parcela grande em motores de busca, o que pode sugerir que investimento em vídeos com conteúdos relevantes pode engajar o seu público de forma assertiva.

 

Gmail

Outra ferramenta que não posso deixar de citar é o Gmail – o e-mail do Google. Muitas pessoas têm uma conta pessoal do Gmail, mas existe também a versão corporativa do Gmail. Com essa modalidade de conta, é possível utilizar o domínio da empresa. Uma das principais vantagens do Gmail empresarial é contar com 99,9% de disponibilidade garantida em contrato. Com isso, seu negócio não terá problemas com “e-mail fora do ar”.

 

Google Ads + Keyword Planner

O Google Ads é o antigo Google Adwords e permite que as empresas anunciem os seus produtos ou serviços online nos resultados de busca do Google e em sites parceiros para um público direcionado. Integrado ao Google Ads está a ferramenta Google Keyword Planner que auxilia no planejamento de palavras-chave para a sua estratégia. No Marketing de Conteúdo, as palavras-chave são essenciais para guiar a otimização de um site, atraindo mais visitantes que podem se converter em reais consumidores.

 

Google Shopping

Com o Google Shopping, você pode anunciar produtos no próprio Google e fazer uma conexão com a sua loja. Dessa forma, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.

 

Google Suggest

Uma outra ferramenta que auxilia no planejamento do conteúdo é o Google Suggest. Como o próprio nome diz, sugere palavras sempre que você começa a digitar o que quer buscar. Desta forma, você começa a entender quais são os termos que se relacionam à sua busca e que têm alto volume de procura para realinhar com a sua estratégia de conteúdo.

 

Google Trends

Ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, o Google Trends permite que você acompanhe a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico por um período. Ao pesquisar uma palavra, o Google Trends mostra um gráfico com o período de tempo e o volume de buscas. Essa ferramenta pode auxiliar a sua marca a encontrar temas atrativos para produzir conteúdo.

 

Google Alerts

Em se tratando da escolha de temas para o conteúdo, o Google Alerts é ótimo. Pode ser usado para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre determinado tema. Um alerta é enviado no seu e-mail cada vez que algum termo que você esteja monitorando for citado na Internet.

 

Google Analytics

Ferramenta ótima é o Google Analytics que te oferece dados sobre o comportamento de quem visitou o seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros dados.

 

Calendar (Google Agenda)

O bacana da agenda do Google é que, além de permitir marcar os compromissos, há a possibilidade de enviar convites automaticamente para todos os participantes de um evento ou reunião, por exemplo. Compartilhar agenda otimiza tempo que as pessoas têm para fazer uma reunião de equipe, por exemplo.

 

Google Apresentações

Com essa ferramenta, é possível criar e editar apresentações em slides diretamente do navegador. Várias pessoas podem trabalhar simultaneamente em uma única apresentação online, além de ser compatível com o power point, possibilitando exportar e importar arquivos.

 

Google Data Studio

O Google Data Studio transforma dados em gráficos e tabelas personalizáveis. Ferramenta valiosa que auxilia o empreendedor ou empresário na tomada de decisão, por exemplo.

 

Google Meu Negócio

Essa ferramenta oferecida pelo Google é uma vitrine, porque ajuda potenciais clientes a terem acesso completo sobre as informações de sua marca. Com o Google Meu Negócio, você pode incluir informações da sua empresa como site, horário de funcionamento, telefone, fotos, entre outras.

 

Hangouts

Particularmente, é uma ferramenta que nós aqui da Tribo usamos muito com os nossos clientes e fornecedores, porque é possível trabalhar em equipe à distância. As reuniões podem ser feitas em áudio e vídeo com até 25 pessoas. O Hangouts também possui bate-papo que fica dentro da interface gráfica do Gmail.

 

Google Docs

Conhecido como o “word do Google” é uma ferramenta para a produção de conteúdo especialmente textual na nuvem, facilitando o compartilhamento do documento. O Google Docs permite que sejam feitos comentários e sugestões, contribuindo para a construção coletiva de artigos, e-books, playbooks e outros documentos.

 

Google Planilhas

Já o Google Planilhas é conhecido como “Excel do Google” com as funcionalidades das planilhas. Também por ser em nuvem, a ferramenta pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão com a Internet, sem necessidade de instalação.

 

Google Forms

O Google Forms é uma ferramenta de formulários do Google para fazer pesquisas. Com ela, você consegue criar um questionário com campos customizáveis.

 

Google Drive

É um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google na nuvem. Ideal também para compartilhar diversos tipos de arquivos como documentos, planilhas ou apresentações.

Espero que o artigo tenha te ajudado a entender a potencialidade dos recursos oferecidos pelo Google. Se preferir, faça um contato com a gente por aqui!

Até breve!

 

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Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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