A pandemia trouxe o consumidor definitivamente para o mundo online. A constatação é de um estudo “E-commerce: evolução nos hábitos do consumidor em tempos de Covid-19” feito pelo Mercado Livre.
De acordo com o levantamento, a Covid-19 acelerou definitivamente o processo de transformação digital, que era esperado pela empresa apenas nos próximos cinco anos. A velocidade e a qualidade deste movimento reforçam a previsão de que o e-commerce deve seguir em crescimento mesmo com a superação da pandemia ou pós-Covid.
A partir da pandemia, as marcas estão compreendendo a importância de estar onde o consumidor está. Muitas empresas que, até então, não estavam no universo digital, estão se adaptando a essa nova realidade. Um bom exemplo, é a categoria de Bens de Consumo e Alimentos.
Em números, a pesquisa mostrou que houve um acréscimo de 5 milhões de novos compradores desde o início do isolamento social no Brasil até o dia 3 de maio.
Ainda de acordo com a pesquisa, o segmento da saúde lidera a preferência dos consumidores online – mais de 300% foi a alta no interesse desta categoria. Em segundo lugar aparece a categoria de consumo de alimentos que teve alta de 164% na demanda. Casa, móveis e jardim em terceiro lugar, com 84%, seguido por entretenimento e filmes, 61% e computação, 55%.
Ou seja, o levantamento indica que, nas primeiras semanas da pandemia, os consumidores aderiram ao e-commerce por conta das preocupações relacionadas aos itens de saúde e, com o passar do tempo, o ato de comprar pela internet foi apresentando novos contornos.
Consumo online se intensifica
Antes do início da COVID-19, a pesquisa identificou três grupos. Compradores Esporádicos (que fazem compras pontuais), Compradores Frequentes (que fazem compras de maneira regular) e os Compradores Leais (são os clientes que mais compram).
De acordo com o levantamento, todos os tipos de compradores aumentaram significativamente sua frequência de compra. E, em tempos de COVID-19, 2 em cada 3 usuários leais voltaram a comprar no site, além de novos compradores em diversas categorias.
Interessante apontar pelo novo estilo de vida com as categorias de compras: Saúde, Bens de Consumo e Alimentos, Decoração de casa, Entretenimento & Fitness e Computação.
A pandemia da Covid-19 expôs uma realidade digital que não há como fugir. Se você faz parte do grupo que ainda tinha alguma dúvida em relação a ela, chegou a hora de recalcular todo o plano de ação.
Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.
Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.