Você, gestor de uma empresa, sabe como está o panorama de geração de leads no Brasil? Essa informação é crucial para aplicar as ações necessárias para transformar clientes em potencial em verdadeiros fãs da marca.
Por isso, neste artigo, você entenderá como está o panorama atual de geração de leads, quais são os desafios e como a Tribo Digital está preparada para atender a todos com profissionalismo e eficiência.
Geração de leads no Brasil: por que são essenciais para as empresas?
Lead é um termo usado para definir potenciais clientes ou indivíduos que se interessam por produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Por exemplo, podem ser pessoas que fornecem informações de contato, como nome, endereço de e-mail, número de telefone etc., em troca de conteúdo relevante ou de algum tipo de oferta.
Em uma estratégia de marketing, os leads estão relacionados ao fato de que eles representam oportunidades reais de negócios. Ao obter informações de contato dos leads, as empresas podem iniciar um processo de nutrição e engajamento, visando transformá-los em clientes efetivos e fãs da marca.
Os leads se tornam clientes e receitas geradas para as empresas por meio de um processo chamado de conversão. Esse processo envolve a criação de um relacionamento com os leads, o fornecimento de informações relevantes e a oferta de produtos ou serviços adequados às suas necessidades, entre outras ações, como:
- nutrição de leads;
- qualificação de leads;
- oferta personalizada;
- acompanhamento e fechamento de vendas;
- geração de receita.
Estudo Panorama de Geração de Leads no Brasil
Para analisar o comportamento de usuários e descobrir as melhores estratégias de geração de leads no Brasil, uma parceria entre Leadster, HubSpot e Rock Content elaborou um estudo realizado com centenas de pessoas que utilizam canais digitais. Para isso, foram analisados 2.211 sites. A seguir, confira os principais insights da pesquisa.
Aspectos importantes do estudo Panorama de Geração de Leads no Brasil
A seguir, entenda como está o cenário de geração de leads brasileiro e veja insights que podem ajudar o seu negócio.
Segmento jurídico em alta
Seguindo uma tendência global, o estudo Panorama de Geração de Leads no Brasil, mostrou uma queda na taxa de conversão dos sites: o índice foi de 3,81% para 3,19%, se comparado ao resultado de 2021.
De acordo com o levantamento, essa queda é o reflexo de um mercado cada vez mais competitivo e saturado, que demanda soluções criativas em otimização de conversão por parte das marcas.
O segmento Jurídico, sobretudo os escritórios de advocacia, é o que possui as maiores taxas de conversão entre todas as empresas analisadas. Na sequência, segue os segmentos de Serviços (4,02%) e Financeiro (4%).
Já o segmento Imobiliário, repetindo o padrão do último estudo, ficou com o menor resultado, com 1,53% de conversão.
Linkedin: canal em alta para B2B
Considerando o tráfego e comportamento de conversão de 542 empresas do segmento B2B na base do estudo, verificou-se que a taxa de conversão mediana do segmento é de 2,64%.
Seguindo a tendência brasileira, a taxa de conversão das empresas B2B diminuiu, quando comparada ao seu resultado em 2021 (antes, era de 3,60%). Além disso, a maior mediana encontrada no panorama é de 6,18% e a menor, de 0,91%
Porém, o levantamento revela um dado interessante, ao mostrar que o LinkedIn Ads, apesar de pouco explorado no Brasil, se consolida como um dos melhores canais para geração de leads B2B, o que pode ser explicado pelo seu alto poder de segmentação dentro da plataforma.
Sua taxa de conversão teve um crescimento de 2,31% em 2021 para 3,59% em 2023.
Taxa de conversão por canal
Um fato curioso é que, mesmo com um alto volume de conversões, a intenção de compra e maturidade dos leads costumam ser menores nas redes sociais do que nos canais de busca, aumentando o nível de dificuldade no fechamento da venda
A Meta Ads (ou Facebook Ads) destacou-se no estudo Panorama de Geração de Leads no Brasil como o canal com a melhor taxa de conversão, 4,23%, superando o resultado de 2,26%, alcançado em 2021.
Já o resultado de maneira orgânica, quando um usuário acessa o site de determinada marca, continua dando os primeiros passos na jornada de compra, e precisa passar por um processo de educação até a venda. Isso porque a taxa de conversão deste canal teve uma queda de 2,94% para 2,24%, ressaltando a necessidade de estratégias eficientes.
O Google Ads foi um dos canais que mais sofreram queda de performance desde 2021, passando de uma conversão mediana de 3,31% para 3,22%.
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Conversão no desktop segue superando o mobile
A experiência de conversão – e, portanto, as taxas de conversão – são melhores no desktop do que nos dispositivos móveis, de acordo com o estudo Panorama de Geração de Leads no Brasil. Mas essa diferença está diminuindo, o que pode revelar um esforço das empresas em melhorar a experiência mobile para o usuário.
A prova disso é que, em 2022, o mobile representou 56,48% das taxas de conversão, mas em 2023, ainda mais pessoas estão acessando os sites via dispositivos móveis, com porcentagem de acessos que chega a 64,45%.
Em alguns segmentos específicos, o número vai a 85%. Segundo o relatório, esse dado reforça a importância de pensar uma estratégia de tráfego e conversão mobile-first, ou seja, criada para a experiência de acesso nos smartphones.
O mobile representa uma porcentagem significativa de acessos nos sites brasileiros. Mas, por mais que a diferença esteja diminuindo, o desktop ainda ganha quando o assunto é conversão.
Índice de Maturidade Digital das empresas brasileiras
Ainda sobre Geração de Leads no Brasil, o relatório deste ano apresenta um novo tópico: maturidade digital, composto pelos pilares:
- Investimento em mídia paga e porcentagem de URLs parametrizadas = Maturidade em Mídia Paga
- Quantidade de acessos orgânicos = Maturidade Orgânica
- Integração com outros sistemas, como CRMs de vendas e softwares de automação = Maturidade em Vendas
No geral, o índice de maturidade digital do mercado brasileiro é de 7,83. Entre as empresas com o melhor resultado, destacam-se as do segmento de Software (9,20) e Financeiro (9,07).
Investimento em Mídia
Desde a primeira edição do Panorama, cresceu a porcentagem de empresas que fazem investimentos em mídia paga, passando de 76,87% para 82,86%, reflexo da aceleração dos negócios digitais e representa uma evolução na maturidade digital das empresas brasileiras.
Maturidade Digital por Segmento
- Software: 9,20
- Jurídico: 9,07
- Venda de Serviços: 8,50
- Educacional: 8,07
- Financeiro: 7,97
- Agência: 7,93
- Imobiliário: 7,10
- B2B: 6,63
- Venda de Produtos: 6,33
Marketing digital na prática
Como você viu neste post, é preciso lançar mão de estratégias eficientes para aumentar a taxa de conversão. Nesse sentido, o marketing digital oferece diversas ferramentas para criar e distribuir conteúdo relevante aos leads.
Ao fornecer informações valiosas, a marca consegue educar os leads e criar um relacionamento de confiança, aumentando a probabilidade de conversão. Para isso, conte com a Tribo Digital, que atua na qualificação de leads de 2001.
Por que aplicar em conjunto esses 6 fatores?
Normalmente, as empresas ou indústrias aplicam cada ação de forma individual, esperando que essa única ação traga o resultado esperado. Mas, no Marketing Digital, o segredo é aplicar todas as ações de forma coordenada.
Quer entender melhor como podemos ajudar a sua empresa ou indústria a melhorar as taxas de conversão?
Nossa Tribo
Somos agência de Marketing Digital desde 2001. Com experiência e resiliência, nossa missão é contribuir para o crescimento das empresas e indústrias por meio do Marketing de Performance.
A realização dos sonhos profissionais e pessoais do nosso time é também o nosso impulso tribal mais genuíno.
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