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  • Marketing Digital
  • 27/04/2020

Entrevista com Mauricio Simão, Marketing Digital e desde 2001 da Tribo

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Sumário

A Tribo Completa Mais um Ano de Sucesso!

Estamos celebrando mais um marco importante na história da Agência Tribo! Fundada em 2001, cada ano que passa reforça nossa experiência, inovação e dedicação ao marketing digital. Hoje, paramos para refletir sobre nossos propósitos, nossa presença online consistente e o futuro do Marketing Digital, com o olhar visionário de um dos nossos fundadores, o publicitário Mauricio Simão. Confira a entrevista!


O Impacto do Cenário Atual e a Visão Sobre o Futuro

Tribo: O cenário atual revelou nossa realidade digital de forma abrupta. Como você enxerga o futuro do marketing digital?

Mauricio Simão: Nossa bandeira sempre foi desbravar o marketing digital desde o nascimento da Tribo, em 2001. Parece clichê, mas sempre disse aos nossos clientes: “Tenha uma presença digital, marque seu território, olhe os dados e crie conteúdos impactantes.” Hoje, mais do que nunca, essa presença é essencial.

O futuro é sinônimo de transformação. Quem diria que Google e Apple mudariam tanto o comportamento das pessoas? Com a velocidade da internet aumentando, mais pessoas estão se conectando. O futuro é promissor. A única certeza é que: marketing será sempre marketing. As ferramentas evoluem, surgem novas ideias, mas a base sólida do marketing permanece. Se não for bem feito e sem ouvir as pessoas, não terá sucesso.

Primeiros Passos no Marketing Digital

Tribo: Mesmo com a urgência pelo digital, vemos que muitas empresas ainda não têm um ambiente de vendas online bem estruturado. Qual seria a primeira atitude para começar ações de Marketing Digital?

MS: As empresas precisam se ambientar com os recursos do Marketing Digital. Não é só saber como fazer, mas também como analisar os dados para tomadas de decisão. Infelizmente, muitos se dizem especialistas e apenas “requentam” estratégias de “growth” para transformar em nova perspectiva.

em ações básicas.

Antes de conhecer o digital, as empresas precisam estruturar seu Marketing. A base do marketing está no digital, nas estratégias de vendas e em todo o “organismo” comercial da empresa.

A primeira atitude é saber quem você é como empresa, onde está e onde quer chegar, quem você quer impactar e transformar em cliente, fã ou defensor da marca. Sem esse propósito, a empresa só trabalha por dinheiro e, nesse caso, tem um destino certo: quebrar.

Presença Online e Branding

Tribo: Qual a importância da presença online estruturada para o branding de uma empresa?

MS: A presença online torna a empresa “encontrável”. No digital, é crucial ter um site ativo e visível. Redes sociais, Google e outros canais são essenciais PARA SER ENCONTRADO. Estruturar e interligar esses canais utiliza a força de cada um a seu favor. Assim, sua marca se torna visível, como o “ponto” mais famoso da cidade, como dizia a música de Caetano.

Monitoramento e Sucesso no Digital

Tribo: Qual a importância do monitoramento digital para o sucesso de uma marca?

MS: Conhecer seu público a fundo torna seu marketing mais assertivo. Para conhecer, é preciso monitorar os passos dele: de onde vem, para onde vai, o que gosta. Analisar relatórios do Google Analytics, Search Console, redes sociais e cruzar informações te mostra quem é seu público e como ele se comporta. Isso cria conteúdos que atraem e fidelizam clientes.

Como a Tribo Pode Ajudar

Tribo: Como a Tribo pode auxiliar na escolha do serviço digital e no planejamento em marketing digital para empresas?

MS: Na Tribo, estamos sempre estudando, crescendo e explorando novas ferramentas. Analisamos quais serviços melhor se encaixam aos objetivos de cada cliente e montamos um planejamento de Marketing Digital com cronograma, trabalhando de mãos dadas com nossos clientes para alcançar o sucesso. Montamos pacotes de serviços simplificados que desmistificam o quebra-cabeça digital e cabem no bolso das empresas.

Nossa História e Nosso Futuro

Tribo: Conte um pouco da história da Tribo.

MS: A Tribo surgiu do objetivo de dois amigos em fazer um trabalho honesto e inovador. Eu e o Fernando Caveira, sócios desde o início, sempre buscamos estar na vanguarda e encontrar soluções eficazes para nossos clientes. Ao longo dos anos, desenvolvemos mais de 1.000 sites e mais de 300 planejamentos de marketing digital completos. Traduzir a complexidade do Marketing Digital em soluções simples nos trouxe até aqui e vamos continuar seguindo nosso lema: “Criar a solução exata, onde as ideias não têm limites.”

Mensagem para Clientes

Tribo: Qual sua mensagem para os clientes da Tribo?

MS: Completar mais um ano de sucesso não é fácil, especialmente no nosso segmento. Só quem realmente desbravou e aplicou o conhecimento pode se dizer especialista em marketing digital. Sempre fomos digitais e continuaremos superando obstáculos para fornecer as melhores soluções, ajudando cada empresa a atingir seus objetivos.


A vida digital está em constante evolução e a Tribo está aqui para te guiar nesse ambiente dinâmico. Vamos em frente, juntos!

PS: Entrevista feita pela jornalista Gláucia Santinello.

Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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