Para construir autoridade e credibilidade para a sua marca junto ao seu público-alvo é necessário gerar conteúdo de valor que seja realmente relevante para a sua audiência. Saber divulga-lo de maneira eficiente por meio das ferramentas de Marketing Digital também é fundamental!
Esses dois recursos de comunicação fazem parte do planejamento de atendimento da Tribo, para que a sua empresa estabeleça relacionamento com quem a sua marca direciona a mensagem e, consequentemente, consiga atrair ótimos negócios.
Conhecer qual a necessidade do nicho da sua marca e saber qual linguagem utilizar é o primeiro passo para começar a produzir conteúdo atraente, de destaque, original e otimizado para o Google. Uma dica valiosa: aposte nas experiências! Independente do que sua empresa vende ou oferece em serviços, a maioria das pessoas sempre se interessam por algum tipo de experiência, pode ser desde uma história de alguém que se encantou com o seu produto, por exemplo, ou até mesmo pode ser a trajetória empreendedora do fundador. Assim, você produz um conteúdo que gera sensibilidade e principalmente, desperta simpatia em que lê, uma das chaves de visibilidade para a marca.
É importante explicar que ‘valor’ ao conteúdo é sinônimo de ideias, conhecimento, noções essenciais ou informações úteis que são repassadas para os leitores de uma publicação, seja no blog do site institucional, em postagens nas redes sociais ou até mesmo assistindo alguns vídeos.
No momento do planejamento, é preciso pensar qual será o valor diferenciado que nenhuma marca no mercado consiga oferecer. Outra sugestão é criar conteúdo que responda dúvidas e que estimule discussão positiva. Engajamento é ouro!
De forma bem direta, prática e bastante eficiente, o Content Marketing Institute (CMI) desenvolveu o Creating Valuable Content™ Checklist, que define o conteúdo de valor usando cinco pontos:
1. Encontrável: o produtor da mensagem deve usar as técnicas em SEO de forma adequada para seu criar conteúdo;
2. Legível: o jornalismo usa muito a técnica da pirâmide invertida: os fatos mais importantes devem estar no topo para evitar confundir os receptores da sua mensagem. Para isso, são necessárias coerência e simplificação nos discursos textuais, em vídeos ou áudios;
3. Compreensível: parece lógico, mas criar conteúdo que os usuários entendam é um desafio quando os tópicos são complexos ou as temáticas bastante específicas. A dica é aplicar um nível de leitura padrão aos conteúdos;
4. Acionável: conteúdo tem que ter o Call To Action (Chamada para Ação) em que o receptor tenha que realizar uma ação, como curtir a Fanpage da sua empresa, compartilhar um link do blog, enviar mensagem para um determinado e-mail, assinar newsletter, fazer o download de um e-book ou preencher um cadastro;
5. Compartilhável: já parou para analisar que as pessoas confiam mais em amigos do que em marcas? Fazer com que os usuários compartilharem conteúdo da sua empresa com os amigos pode resultar em ganhos de credibilidade!
Gostou das dicas da Tribo? Agregue valor ao conteúdo da sua marca para criar oportunidades reais de bons negócios.
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