Hoje em dia, os empresários convivem com diversos termos do universo dos negócios que envolvem a sua atividade, sendo assim, é necessário estar atento à todo o momento, pois essa lista de “termos técnicos” e siglas vem aumentando cada vez mais!
Hoje, entre os diversos termos técnicos do ramo empresarial, vamos falar sobre o “B2B” – do inglês Business to Business ou negócio para negócio, o que na prática, é a realização de trocas comerciais entre duas empresas.
No B2B, as decisões são mais complexas do que nos negócios B2C (Business to Consumer), além disso, as vendas não consideram a emoção do consumidor.
Nas relações comerciais entre empresas, quem decide pela compra são executivos e, desta forma, o Marketing Digital possui uma forma específica de atuação, baseada muitas vezes em números e resultados.
Em linhas gerais, é desafiador traçar estratégias que ganhem valor e confiança de uma audiência extremamente racional, objetiva e exigente.
Porém, como a Tribo adora um desafio, hoje, veio mostrar que nesse cenário de negócios, o Marketing de Conteúdo pode ser uma estratégia para empresas B2B atraírem mais clientes e se tornarem uma referência no segmento de atuação.
Por que Marketing de Conteúdo para B2B?
De acordo com a mais recente pesquisa “Referências do Marketing de Conteúdo B2B de 2017, Orçamentos e Tendências” do Content Marketing Institute, 93% dos anunciantes estão usando Marketing de Conteúdo em suas estratégias.
Neste sentido, a Tribo apresenta um case de sucesso em uma feliz parceria iniciada em 2010, com a empresa MTE-Thomson, que durante esses oito anos de trabalho, vem obtendo inúmeros resultados, como por exemplo, seu número de page views (acessos) em seu Portal de Notícias criado pela Agência, aumentou em 10 vezes comparado à porcentagem inicial!
Conteúdo é um método de marketing, que tem sido fundamental para as empresas acompanharem o processo de compra dos clientes.
Principais ações de Marketing de Conteúdo para B2B
- Cases de Sucessos: Mostrar histórias de sucesso que clientes já obtiveram com seus produtos ou serviços em site institucional. Essa estratégia, por exemplo, é utilizada pela própria agência Tribo;
- Dicas: Criar um guia passo à passo que solucione um possível problema ou dúvida enfrentada pelo seu potencial cliente, em relação à alguma solução da sua empresa ou produto em rede social de melhor alcance pelo seu público;
- Notícias: Produzir uma série de conteúdo relevante para a sua persona (cliente ideal) por meio de um blog;
- Landing Page: Criar esta página especial, que apresente de forma bem clara o produto ou o serviço que sua empresa oferece. Muito usada também para capturar algum tipo de contato (lead) – pode ser um e-mail, um telefone de seu futuro cliente, entre outras informações;
- Webinar: É uma forma de comunicação que pode dar um resultado interessante usada para fazer demonstração de um produto ou serviços via chat. O bacana é que quem assiste à apresentação pode fazer perguntas em tempo real;
- E-book: Os livros digitais são ótimos aliados para tratar um assunto com mais profundidade e conquistar o seu potencial cliente;
Com a diversidade de opções em ações e formatos para a produção de conteúdo, o equilíbrio é a palavra de ordem!
Uma outra sugestão da Tribo é optar pela diversidade nas temáticas, além de prestar atenção a um detalhe muito importante: preparar o conteúdo de forma responsiva, ou seja, preparado para ser consumido tanto via desktop como via mobile.
O empresário ou empreendedor também deve ficar atento aos assuntos que o seu público está tratando e se manter sempre atualizado às novas informações, visando produzir seu conteúdo com pautas que possam ser compartilhadas pela sua audiência e até mesmo gerar engajamento entre ela!
No Marketing Digital, de uma maneira geral, é preciso tomar cuidado com o aspecto social em empresas B2B. Usar mídias sociais como o LinkedIn e Facebook, por exemplo, é importante, no entanto, como em qualquer plataforma interativa, é preciso a presença de profissionais competentes que consigam transmitir o perfil da empresa, lidar com os clientes e gerenciar possíveis crises!
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