A nova atualização do iOS 15 causou certo alvoroço ao gerar rumores sobre o fim do e-mail marketing. Ao contrário do que muitos pensam, essa estratégia de comunicação e vendas é muito utilizada no mercado publicitário justamente pela sua efetividade.
Bom, o e-mail marketing não vai acabar, mas o iOS 15 trouxe o recurso “Ocultar Meu E-mail”, que impede que empresas coletem o endereço de e-mail real do usuário. Isso afeta diretamente a implementação e mensuração das campanhas, obrigando profissionais da área a repensarem suas estratégias.
A tecnologia evolui cada vez mais rapidamente, tal como o marketing digital é suscetível a mudanças repentinas. Neste artigo eu quero abordar como o iOS 15 mexeu e continua mexendo com o mercado — e o que você precisa fazer para se adaptar e garantir bons resultados com o e-mail marketing.
Boa leitura!
Recurso “Ocultar Meu E-mail” antes do iOS 15
Em primeiro lugar, é preciso entender como o recurso “Ocultar Meu E-mail” funcionava antes da atualização do iOS 15.
Desde o iOS 13, lançado em 2019, a Apple já permite que, ao fazer um cadastro em serviços online — como newsletters ou mesmo um site desconhecido —, o usuário gere endereços de e-mail aleatórios.
Com isso, há maior segurança em caso de vazamentos ou spam, uma vez que os e-mails são encaminhados para o endereço verdadeiro, mas o anunciante só tem acesso ao e-mail aleatório.
A qualquer momento, pelo iCloud, o usuário pode excluir o e-mail gerado, resultando em uma remoção forçada da lista de e-mail da empresa e mantendo a conta principal privada.
Entretanto, toda essa funcionalidade só era liberada para cadastros feitos com o Apple ID. Ou seja, embora houvesse um benefício para os usuários desde 2019, eles só conseguiam usufruí-lo em sites que contassem com o botão “Iniciar sessão com a Apple”.
iOS 15: como ocultar seu e-mail nos cadastros de qualquer site
Agora, com o iOS 15, você pode ocultar o seu e-mail ao fazer o cadastro em qualquer site, mesmo que ele não use o Apple ID durante o registro. Todo campo de preenchimento de e-mail mostra a opção “Ocultar Meu E-mail”, mas há duas condições.
A primeira delas é que o usuário precisa ser um assinante do iCloud+. A segunda, que ele esteja usando o Safari como navegador — caso contrário, precisa gerar o e-mail aleatório manualmente, nas configurações.
Mas fique atento: o recurso de ocultar o e-mail serve para que o remetente não saiba qual é o seu endereço pessoal. Ele envia uma mensagem ao endereço aleatório e este a encaminha para sua caixa de entrada real. Portanto, se você responder à mensagem, seu endereço verdadeiro será revelado.
Outra novidade do iOS 15, que não oculta o endereço de e-mail mas proporciona mais discrição, é a “Proteção de Privacidade”, implementada no aplicativo Mail, nativo do sistema. Ao ativá-la, o usuário — mesmo que não seja assinante do iCloud+ — impede que o remetente colete suas informações de navegação.
iOS 15 significa o fim do e-mail marketing?
Ao contrário do que muitos dizem por aí, o iOS 15 não representa o fim do e-mail marketing. Na verdade, ele é o fim da maneira tradicional de gerenciar uma estratégia de envio de mensagens automáticas à caixa de entrada dos leads.
O que vai mudar é a forma como os profissionais de marketing fazem o rastreamento do engajamento dos e-mails, assim como a elaboração das estratégias para converter os leads em clientes.
Outro ponto importante que vale mencionar é que, apesar de 1 bilhão de pessoas utilizarem iOS, elas não correspondem à totalidade do mercado. No Google I/O de 2021 a empresa divulgou que o Android tem o dobro de usuários ativos em relação ao iOS.
No Brasil, uma pequena parcela da população usa os dispositivos da Apple. A razão é que os produtos têm um valor mais elevado e, de certa forma, são financeiramente inacessíveis para grande parte dos usuários digitais.
Além disso, dentre os usuários do iOS, nem todos ativarão essa funcionalidade — alguns sequer sabem que isso é possível. Portanto, o impacto da atualização vai depender do nicho e do ICP (Ideal Customer Profile) da sua empresa.
De que forma esta atualização pode impactar nas segmentações, fluxo de marketing e análise de resultados?
Após a atualização do iOS 15, limitou-se a quantidade de dados enviados para marcas e empresas que enviam e-mails e usam códigos de rastreamento (os famosos pixels).
Isso significa que as campanhas de e-mail marketing não terão mais acesso a dados referentes a quando e onde seus e-mails estão sendo abertos. Os pixels ocultos também não mostrarão mais resultados. No caso dos endereços IP, as corporações não saberão quais as outras atividades realizadas pelos usuários.
Dentre os impactos gerados pela atualização, podemos citar a menor importância da taxa de abertura dos e-mails como uma métrica para avaliar os resultados obtidos com o e-mail marketing.
O que fazer?
Essa atitude da Apple não é nenhuma surpresa, pois ao contrário do Google, ela não lucra com o compartilhamento de dados. Então, ao dificultar a coleta desse tipo de informação, a empresa se posiciona favorável à privacidade e agrada cada vez mais os usuários.
Querendo ou não, o único jeito é se adaptar. O fim dos cookies, marcado para 2023, é resultado de uma preocupação maior com a privacidade, que de certa forma não havia anos atrás. O mercado está mudando a todo momento e as empresas que não se adaptarem perderão espaço para os seus concorrentes.
Por isso, não resista às mudanças. O ideal é buscar por soluções e não ter medo de mudar. De imediato, procure dar uma atenção maior às taxas de clique e de conversão dos e-mails.
E, claro, seja criativo. Explore e teste novas ideias para identificar o que realmente é uma boa estratégia, definindo nos KPIs para avaliar o que está sendo feito.
Nesse contexto de transformações digitais, a Agência Tribo está sempre na vanguarda do marketing e é atenta às mudanças que vêm acontecendo. Nosso objetivo é entregar o melhor serviço possível para os nossos clientes.
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