Pular para o conteúdo
  • Soluções
  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento

> Sou Indústria e quero me relacionar com o decisor de compra

> E-Commerce: Gerar vendas e se relacionar com a base

> Aumentar a presença
digital orgânica

> Gerar leads e transformar
em oportunidades

> Unir Marketing e Vendas

> Analisar os dados do marketing

> Martech - Marketing com Tecnologia

  • Soluções
    • Marketing Digital para Indústrias
    • Marketing Digital para e-commerce
    • Presença Digital Orgânica para empresas
    • Geração de Leads e Oportunidades
    • Marketing e Vendas caminhando juntos
    • Dados do Marketing
    • Martech – Marketing com Tecnologia
  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Agendar Reunião
Menu
  • Soluções
    • Marketing Digital para Indústrias
    • Marketing Digital para e-commerce
    • Presença Digital Orgânica para empresas
    • Geração de Leads e Oportunidades
    • Marketing e Vendas caminhando juntos
    • Dados do Marketing
    • Martech – Marketing com Tecnologia
  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Agendar Reunião
Agendar Reunião
  • Marketing Digital
  • 23/01/2017

A revolução do conteúdo mobile. Você está preparado?

  • Materiais Gratuitos
  • Marketing Digital
  • Tecnologia
  • Acelere seu Negócio
  • Nossa Tribo
  • Mais Categorias
    • Atração
    • Conversão
    • Relacionamento
    • Vendas
    • Inbound Marketing
    • Redes Sociais
    • SEO
Menu
  • Mais Categorias
    • Atração
    • Conversão
    • Relacionamento
    • Vendas
    • Inbound Marketing
    • Redes Sociais
    • SEO

Sumário

Está em curso uma explosão mobile relevante e com ela uma revolução para com os conteúdos em plataformas móveis em três grandes distribuidoras de conteúdo: Facebook, Google e Apple.

O primeiro através da sua grande e influente rede social; a segunda através do seu buscador largamente utilizado e responsável por boa parte do tráfego de inúmeros publicadores de conteúdo; e a terceira, não menos importante, mais com seu universo poderoso e repleto de usuários espalhados pelo globo.

O consumo de informação há tempos é pauta de várias discussões, mas atualmente a que ganha muita atenção é o consumo de informações através dos dispositivos móveis.

No Brasil, por exemplo, há mais aparelhos do que habitantes e alguns comportamentos vem ganhando força e sendo representativos.

● Mensageiros mobile: os aplicativos de mensagens são utilizados por 43% da população;
● Vídeos no mobile: 35% da população consomem vídeos em seus dispositivos;
● Games no mobile: os jogos vem ganhando cada vez mais jogadores no ambiente móvel, sendo 21% atualmente da população;
● Banco no celular: as transações bancárias já são realizadas por mais de um quarto, 28%, da população;
● Serviços de mapas mobile: os aplicativos de mapas ganham cada vez mais adeptos, 33% é a representação atual.

Consumir informação em tamanhos de telas variados, conexões à internet instáveis e uma impaciência sem tamanho por parte dos usuários exigiu um esforço, e um aproveitamento de mercado, de gigantes do setor para melhorar a experiência dos seus usuários ao consumirem informações em dispositivos móveis a partir do seu ambiente.

Elas perceberam que os usuários querem ter acesso ao conteúdo instantaneamente, querem uma experiência centrada na informação, sem firula, sem demasiados anúncios e popups para lhes convencerem a serem leads do canal em questão.

Publicadores de conteúdo que adaptam suas plataformas para fazerem uso de novas tecnologias ganham maior relevância por parte dos algoritmos desses sistemas e maior engajamento por parte dos seus usuários, uma vez que o conteúdo carrega rápido e a informação é disposta sem distração e direto ao ponto, algo essencial para pessoas que consomem cada vez mais, e mais, informações espalhadas pela internet.

O Facebook adota o FBIA (Facebook Instant Article) aplicado exclusivamente em seu aplicativo mobile.

O Google encabeçou uma iniciativa Open Source através do AMP (Acelerated Mobile Pages) utilizado em seu mecanismo de busca e outros serviços e foi acompanhado por outras relevantes plataformas como Twitter, LinkedIn e Pinterest, por exemplo.

Já a Apple em uma atualização do iOS substituiu o aplicativo Newsstand pelo News, com isso originou o Apple News, e disponíveis em aparelhos iPhone e iPad.

As três plataformas apresentaram soluções iguais em conceito, mas cada uma tem seu propósito e formato.

Todas transformam conteúdos de blog ou notícias de portais, por exemplo, em conteúdos estáticos que são carregados extremamente rápidos em dispositivos móveis e com uma experiência “app-style” dentro do resultado de buscas do Google, se adotado o AMP, e no aplicativo do Facebook, se aplicado o FBIA, ou no aplicativo News da Apple e por conseguinte em sua grande massa de smparthones e tablets.

Ambas tecnologias são implementadas nas páginas web através da adição de tags no cabeçalho das páginas para que os mecanismos possam reconhecer e se beneficiar do conteúdo.

Elas também informam e direcionam o comportamento dos robôs que leem e consomem os dados; faça um paralelo as diretivas do robots.txt que instrui os robôs de busca.

Uma vez implementado é necessário se inscrever em seus programas e submeter os conteúdos; faça um paralelo, por exemplo, ao envio do sitemap do seu site através do Google Search Console.

Conquistar um alcance orgânico dentro da maior rede social do mundo tem sido cada vez mais um grande desafio, e quanto mais conseguirmos que os conteúdos sejam compartilhados, maior nossa probabilidade de alcançar mais pessoas.

Conteúdos publicados dentro do ambiente do Facebook que adotam o FBIA oferecem uma facilidade maior de seus usuários compartilharem as informações consumidas e por conseguinte um engajamento mais efetivo com suas publicações.

Alcançar as melhores posições no Google é o desejo incansável de publicadores de conteúdo, uma vez que a busca orgânica tem uma representação significativa em seus tráfegos.

E o Google já está beneficiando páginas com o AMP implementado. Ter uma combinação de bom posicionamento, experiência centrada no usuário e um CTR relevante nas páginas exibidas no resultado de busca é garantia de tráfego, conversões e uma audiência crescente.

O mundo Apple é fechado, e vem se abrindo ao longo do tempo de forma tímida, mas não podemos desconsiderar o potencial que é atingir o universo de usuários de iPhone e iPads em todo o mundo.

Considerar a publicação dos conteúdos no Apple News é mais uma alternativa de alcance de audiência e estar presente cada vez mais próximo dos leitores.

Considere implementar em suas páginas web as tecnologias das três gigantes: Facebook, Google e Apple e forneça para sua audiência uma experiência cada vez melhor de leitura e consumo da sua informação, independente da plataforma de preferência dos seus usuários e momento de uso. Seja junto aos amigos, na busca por informação ou na cama com a luz dos aparelhos refletindo sobre seus rostos antes de dormir e pela manhã quando acordam em busca de se atualizarem.

Fonte: digitalks. 

 

Agende uma reunião
com nossos especialistas!

Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agendar reunião
Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Posts relacionados

Imagem de Bruno Mars e equipe vestindo camisa do Brasil

Marketing de conteúdo baseado na estratégia do Bruno Mars no Brasil

A recente passagem do cantor Bruno Mars no Brasil deu o que falar. Até quem não o conhecia, passou a conhecê-lo após um vídeo do artista viralizar na Internet. Mas, o que isso tem a ver com este blog de marketing digital? A estratégia única de comunicação e apresentação musical

Leia mais »
Ilustração de um gráfico com ícones de CRM

Entenda o que é CRM, benefícios e como implementar com sucesso

O que é CRM? Essa é uma sigla que tem se destacado no cenário empresarial como uma ferramenta para gerenciar e aprimorar o relacionamento com os clientes. Mais do que um sistema, é uma filosofia e um conjunto de práticas que visam entender, atender e superar as expectativas, tornando-se um

Leia mais »
Imagem com bonecos brancos ao redor de um círculo rosa com um boneco vermelho

O que fazer após a captura de leads? Confira este guia completo da Tribo

A captura de leads é um passo crucial em qualquer estratégia de marketing. No entanto, a verdadeira mágica acontece nos pós, quando você tem a oportunidade de maximizar o valor desses contatos e convertê-los em clientes fiéis. O desafio, no entanto, está em saber como fazer esse processo de maneira

Leia mais »

Assine e receba nossas dicas e materiais gratuitos!

Nossa NEWSLETTER é diferente! Apenas conteúdos selecionados e exclusivos.

Agência Tribo – Marketing Digital
Rua dos Pinheiros, 498 – Cj. 42
Pinheiros – São Paulo – SP
CEP 05422-902
CNPJ 05.001.924/0001-26

Instagram Linkedin Facebook Youtube
selo-meta-partner
© 2001-2023 – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade