Com essa “paulada” do novo coronavírus, tenho pensado muito sobre o momento atual assim como você que, certamente, também tem analisado a situação.
Trabalho com o que eu amo e, de repente, o que sempre acreditei em relação ao mundo digital – desbravando e sendo pioneiro na área (são quase duas décadas no universo online!) – está se mostrando essencial na vida das pessoas. Uma pena que essa confirmação chegou pelo Covid-19, mas garanto que o mundo não será mais o mesmo.
Nos negócios, avalio que os dados são importantes. Os dados são uma coleção de informações processadas, analisadas e utilizadas para a vantagem de uma marca, com certeza. Mas a criatividade tem conquistado muito espaço nas estratégias e o momento atual tem escancarado isso.
O seu business pode estar fechado fisicamente, mas as marcas estão se reinventando. Toda a crise pode ser uma oportunidade de mostrar o valor da sua empresa. E, mais do que nunca, para acompanhar o mercado é preciso ter criatividade.
Todo negócio criativo precisa perceber que comportamento humano muda o tempo inteiro. É preciso que o seu business seja vivo e que esteja disposto a rever-se constantemente.
Hoje, o que vemos de maneira gritante é o quanto o mundo está hiperconectado. Desta forma, criatividade e exclusividade ajudarão a sua marca a se destacar. Com criatividade, se a marca jogar bem, pode até ser tornar um fenômeno viral ou ser lembrada nos próximos anos – e após a crise deflagrada por essa pandemia – por ter ajudado as pessoas com informações úteis ou por ter ampliado (e fortalecido) sua rede de parceiros.
Atualmente, a criatividade tem sido o grande oxigênio dos negócios no mundo todo. Ela tem oferecido muitos planos alternativos para as marcas. E esse cenário não tem apenas criado uma experiência nova, única e duradoura para os clientes, mas também tem o poder de mudar potencialmente a mente de um cliente – olha que conquista mágica!
Certamente, a informação “no excel” é uma parte incrivelmente vital de tudo o que constitui um negócio, mas a criatividade tem se tornado o centro das atenções.
Estratégias para ampliar a criatividade
- Adie o julgamento
Suas percepções podem limitar seu raciocínio criativo. Tenha atenção com a maneira como você “percebe”, “enxerga” e “sente” as coisas. Tente não fazer julgamentos.
- Redefina o problema
Redefina o problema completamente. Se você tivesse definido corretamente o problema real, você teria resolvido há muito tempo, não é mesmo? Mude o foco, redefina a perspectiva. Lembre-se: todos os problemas têm soluções.
- Permita-se às pausas
As pessoas verdadeiramente criativas desenvolveram sua capacidade de observar e usar todos os seus sentidos e isso pode ficar monótono com o tempo. Permita-se às pausas, às brechas na sua rotina para “arejar” as ideias.
- Expanda o seu repertório
Criatividade também é baseada no conhecimento. Expanda o seu repertório. Leia coisas que você normalmente não lê, por exemplo.
- Visualização
Já tentou a visualização criativa para que você “veja” um novo conceito? Ideias novas podem chegar, acredite!
- Seja Curioso
Veja onde os outros não estão procurando para ver o que os outros não estão vendo. Arrisque-se. Vá mais adiante. Seja curioso.
Espero que esse artigo tenha despertado um “insight” bacana para sua empresa nesse momento.
Gostou?

Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.