Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a importância do blog como estratégia de Marketing Digital. E pela minha experiência sou categórico em afirmar que: o blog é uma ferramenta que tem potencial para ajudar a empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo do Google e, claro, vender mais.
O termo blog surgiu da junção de duas palavras da língua inglesa – web e log, que viraram weblog e, depois, somente blog, o que pode ser traduzido como “diário da rede”. É um tipo de site que atrai usuários pela facilidade de fazer publicações.
Na época em que surgiram, blogs funcionavam como uma espécie de diário virtual de seus autores. Ao longo do tempo, no entanto, as possibilidades aumentaram, e os blogs, para além de páginas pessoais, tornaram-se também uma importante ferramenta de Marketing Digital.
O blog corporativo (ou empresarial), por exemplo, tem como uma das principais finalidades agregar mais valor para a marca por meio de um conteúdo único e específico. Com uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, é possível explorar um universo infinito de possibilidades para alavancar os negócios da sua empresa ou indústria. Confira!
Motivos para a sua empresa ter um blog
Gerar Autoridade
Ao escrever sobre seu mercado de atuação, produto ou serviço, a sua empresa demonstra conhecimento de causa, o que gera autoridade para o seu negócio e ajuda a vender mais. Com conteúdo de qualidade, o blog gera credibilidade!
No topo do Google
Ao publicar conteúdos em um blog, sua empresa ou indústria tem mais páginas a serem indexadas no Google em comparação com um site comum, o que melhora o posicionamento nos buscadores e atrai mais visitas.
Educação do público
Com o blog, sua empresa consegue demonstrar para o seu público a importância do seu produto ou serviço sem, necessariamente, mencioná-los.
Facilita as vendas
O blog ajuda a dar “um empurrãozinho” naqueles clientes que ainda não estão no momento de compra. É que, acompanhando a página, o cliente em potencial mantém contato com a sua empresa e é conquistado aos poucos, ao mesmo tempo que sua marca fica na mente dele para quando chegar o momento da compra.
Estes são alguns dos inúmeros motivos pelos quais um blog pode ajudar em sua estratégia de Marketing Digital. Temos um ebook que também pode contribuir para as suas estratégias: 31 tipos de conteúdo para produzir no seu blog.
Blog e SEO
Não dá para falar de blog, sem falar de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de busca). Afinal, não faz sentido investir tempo escrevendo um post que não será lido ou encontrado. É para isso que serve o SEO, um conjunto de técnicas que pode levar o seu conteúdo até chegar ao topo de buscadores como o Google. Também temos um ebook gratuito sobre o tema que pode te ajudar: 10 Dicas Infalíveis para posicionar sua empresa no Google.
Por isso que a preocupação com o SEO deve permear todo o processo de produção dos conteúdos para o blog, desde a escolha dos temas. Mas não se trata somente de semear palavras-chave no texto. Cada vez mais semânticos, os buscadores, atualmente, dão prioridade a artigos bem escritos e que atendam às necessidades de quem o consome. Veja alguns exemplos de cases de sucesso da nossa Tribo sobre a importância da otimização em SEO.
Blog para gerar Leads
Além de gerar tráfego e um canal de relacionamento, o blog também tem um papel importante na geração de Leads com alguns pontos de conversão, veja alguns exemplos!
- Assinatura de newsletter: disponibilize um campo de assinatura na newsletter para o leitor deixar seu email e acompanhar os próximos posts;
- Links internos: caso tenha publicação de Landing Pages com ofertas, aproveite os posts do blog e crie links para que o leitor seja direcionado a essas páginas;
- Formulários: insira um formulário dentro do post, que costuma trazer bons resultados de conversão;
Quer conhecer outras formas de conversão, a importância do blog e a força do Inbound Marketing para a sua empresa alavancar os negócios, criando oportunidades reais de lucro?
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