O WhatsApp ultrapassou o Facebook em número de usuários mensais ativos, de acordo com o relatório do App Annie. No Brasil, são mais de 120 milhões de pessoas que acessam o aplicativo de mensagem todos os dias – aliás, estamos entre um dos países com maior número de usuários. Com essa influência, é possível vender pelo WhatsApp e obter excelentes resultados lucrativos.
O interessante é que, para usar essa ferramenta de negócios, o empresário não precisa ter grandes espaços físicos, equipamentos ou muito dinheiro. É muito viável criar uma boa estrutura para trabalhar ativamente com esse aplicativo de mensagem e faturar.
Quando falo de WhatsApp, o melhor fator competitivo que a sua empresa pode ter é um processo de vendas que supere a concorrência e que será a base da operação do seu negócio. Esse processo é um conjunto de estratégias que cria o desejo no seu potencial cliente de realizar a compra do produto ou do serviço da sua marca por meio de uma abordagem assertiva.
Para que essa prospecção ativa funcione, é fundamental que você tenha um processo de vendas que atraia o maior número de pessoas e as transforme em clientes no menor custo e o mais rápido possível. Quer algumas boas dicas? Acompanhe esse artigo no #BlogDaTribo.
WhatsApp Pessoal versus WhatsApp Business
Antes de seguirmos, vale uma explicação importante. Para fazer negócios, não recomendo usar o WhatsApp particular. Além de não ser profissional, o uso da conta pessoal significa perder o potencial de vendas oferecido pelas inúmeras ferramentas voltadas para transações comerciais do WhatsApp Business.
Lançado em 2018, o WhatsApp Business também é gratuito. Saiba os motivos para usá-lo:
- Perfil Profissional: Com o WhatsApp Business é possível incluir o logotipo, descrição da empresa, endereço físico, horário de atendimento. É possível ainda incluir links para o endereço no Google Maps;
- Interatividade: O aplicativo empresarial facilita a comunicação com os clientes com algumas ferramentas. É possível criar mensagens de boas-vindas e ausência para serem enviadas automaticamente quando seus clientes te contatarem. O recurso de “respostas rápidas” também é ótimo, porque responde instantaneamente às perguntas mais frequentes;
- Atendimento Único: O aplicativo na versão business é um excelente canal que estreita os laços de confiança com os clientes porque fornece atendimento personalizado e em tempo real aos compradores. Uma resposta imediata a um problema, um vídeo promocional interessante, ou uma mensagem de áudio podem ser altamente valorizadas pelos clientes.
O Funil de Vendas do WhatsApp Business
Em primeiro lugar, O Funil de Vendas do WhatsApp consiste em gerar Leads (potenciais consumidores) por meio das pessoas cadastradas na base de seus contatos através de uma recompensa – que pode ser um e-book, uma vídeo-aula exclusiva, um webinar ou um desconto bem especial que você disponibiliza para quem fazer um cadastro no seu site corporativo.
Uma outra dica de recompensa, por exemplo, é oferecer programas de fidelidade para quem se cadastrar na sua lista. Após essa entrada dos Leads, sua empresa entra em contato com eles, via WhatsApp, oferecendo mais conteúdo para que, em determinada etapa, você os converta para a venda do seu produto ou do seu serviço.
Para esse funil funcionar, o potencial cliente precisa ser qualificado ao longo do tempo, porque é necessário que ele já esteja interessado no seu produto ou serviço, apenas precisando de um bom estímulo para comprá-lo.
Qualificar Lead, o seu potencial cliente
- 1ª Qualificação do Lead: Por meio de campanhas patrocinadas (anúncios) ou posts no Facebook, Instagram ou Google, por exemplo, é possível atrair um público específico que sua empresa procura e que tenha um perfil com mais possibilidade de compra do seu produto ou do seu serviço;
- 2ª Qualificação do Lead: O público virá de uma recompensa escolhida por esses leads, já que o tipo de conteúdo é o que define a audiência;
- 3ª Qualificação do Lead: A audiência virá do próprio formulário de cadastro. O Facebook Ads, por exemplo, permite configurar uma campanha de anúncios em que a pessoa pode colocar o nome e telefone;
- 4ª Qualificação do Lead: O consumidor virá do contato do seu vendedor pelo WhatsApp. É nessa qualificação que o vendedor tem o poder de acelerar a jornada do cliente até a compra.
A Tribo é especialista em Marketing Digital. Nosso time, formado por profissionais capacitados, é capaz de ajudar a sua empresa nas etapas de qualificação do seu potencial consumidor. Com um roteiro de interação poderoso que acontece por meio das postagens, dos anúncios nas redes sociais e Google, da construção de um site responsivo, do uso de hashtags populares, da produção de conteúdo relevante, entre outras ferramentas digitais indispensáveis, é que atraímos o seu público de uma maneira eficiente.
Quer conhecer a nossa proposta para ajudar a aumentar as suas vendas por meio do WhatsApp?
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