“A Covid-19 vai testar a relevância das marcas”. A frase não é da minha autoria. É de um presidente de uma consultoria que gerencia a atuação das marcas há quase 30 anos e realiza um ranking que define anualmente as mais valiosas em todo o globo.
Em linhas gerais, eu também acredito que relevância e propósito de uma marca serão, ou melhor, já estão sendo testados nessa pandemia que o mundo todo tem enfrentado. Esta crise – que tem mexido com estruturas de quase todos os setores – se difere muito das outras que já tivemos nas últimas décadas pois sua causa não é estritamente econômica. Trata-se de saúde também.
Importante é reafirmar que a pandemia atual vai testar a capacidade das marcas de manterem sua relevância não só durante o período que estamos passando exatamente agora – em que os médicos e cientistas divergem sobre o quanto pode durar – mas também após tudo isso passar.
Ou seja, para as marcas que querem continuar relevantes hoje e amanhã é preciso dedicação para exercitar o seu propósito tanto para os seus colaboradores quanto para o seu público. Não se posicionar nesse momento pode abrir portas para outras marcas construírem relevância e conquistarem o seu público.
Marca é um ativo vivo. Portanto ela deve reagir às mudanças que acontecem em seu ambiente da mesma maneira que nós, indivíduos, reagimos. Uma marca é o sentimento do consumidor sobre um produto, serviço ou empresa. Quem falou essa frase foi o Marty Neumeier, autor do livro “The brand gap”. E, nos tempos de hoje, essa máxima tem sido reforçada. Se marca é sentimento, os esforços do texto, da mensagem, da imagem, do design e de tudo o que comunica – O SEU PROPÓSITO, inclusive – devem ser voltados ao sentir para, então, levar a agir.
Pense nisso! Nada melhor do que refletir sobre o propósito da sua empresa e, a partir dele, determinar as ações de acordo com o que o momento necessita sendo um agente transformador positivo. Quer um incentivo? Seja criativo! Criatividade é o oxigênio dos negócios, como já escrevi em um artigo nesse espaço.
Oportunidade de contribuir com o seu público
A criatividade é uma aliada para mostrar o propósito da sua marca. As empresas não podem perder o seu estilo, seu jeito de ser.
Pequenos gestos como o que fez o Mercado Livre ao separar as mãos em seu logo ou mesmo a Audi que separou suas famosas argolas reforçam, cada um ao seu estilo, a necessidade de seguirmos firmes no combate à propagação do novo coronavírus.
Dessa forma, algumas marcas resolveram tirar campanhas do ar, por exemplo, o KFC ao mostrar pessoas lambendo os dedos. O momento é sério e as medidas sanitárias para prevenção tem que ser relembradas constantemente.
Algumas empresas estão bastante atentas às oportunidades de oferecer benefícios ao público durante o período em que as pessoas estão mais em casa. A Magazine Luiza ofereceu frete grátis para itens que ajudam na prevenção do novo coronavírus, o Google liberou recursos premium do Hangouts Meet, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) cedeu acesso gratuito a uma lista com cursos online, entre outras ações.
Pense no que sua empresa pode fazer pelo seu público e tenha empatia pelas pessoas.
Estamos juntos!
Espero que o artigo tenha sido útil!
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