As redes sociais são um oceano de informações. E, nesse cenário, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo, segundo levantamento da Comscore.
Com tanta gente, é importante adotar estratégias que alcancem o maior número de pessoas e convertê-las em clientes.
Mas como se destacar? As tendências para as redes sociais em 2024 apontam para a necessidade de adaptabilidade.
Neste artigo, vamos explorar essas tendências e mostrar como as empresas B2B podem se preparar para se destacar.
Impacto das redes sociais no marketing digital
O marketing digital é uma área em constante evolução, e as tendências para 2024 já começam a se desenhar. As redes sociais são essenciais para as marcas B2B, pois permitem que elas se conectem com seus clientes, fortaleçam sua marca e gerem leads
Segundo pesquisa realizada pela RD Station e publicada na Meio e Mensagem, as redes sociais são a ferramenta de marketing mais explorada pelas empresas, sendo utilizadas por 85% dos entrevistados. A mídia paga está em 2º, com 72%. Ambos os canais podem ser utilizados juntos.
No entanto, é importante estar atento a algumas mudanças que prometem acontecer nas redes sociais em 2024. Uma delas é a venda de acesso sem anúncios, como acontece no YouTube. O TikTok, por exemplo, começou a testar em 2023 um pacote de acesso sem anúncios para usuários.
O que isso significa? As empresas B2B que desejam alcançar um público maior nas redes sociais terão que investir ainda mais em marketing de conteúdo para obter leads orgânicos.
Outra mudança importante é o fim dos cookies de terceiros, pequenos arquivos armazenados nos dispositivos dos usuários e permitem que os anunciantes rastreiem seu comportamento online. Por isso, as empresas terão que buscar outras formas de coletar dados dos usuários.
Por outro lado, o Google lançou o Google Ads Data Manager, ferramenta importante para as empresas que desejam se adaptar ao fim dos cookies de terceiros. Essa ferramenta permite que os anunciantes importem os próprios dados, e se conectem aos dados do Google para entender o desempenho de campanhas.
A mídia paga continuará sendo uma estratégia importante para as redes sociais em 2024, mas é preciso investir em personalização. As empresas precisam segmentar suas campanhas para alcançar o público certo no momento certo.
Perspectivas futuras para as principais redes sociais em 2024
Fortalecer a marca pessoal nas redes sociais em 2024 é uma estratégia interessante para as marcas B2B que desejam se posicionar como autoridade no seu nicho.
Ao fortalecer sua marca, é possível aumentar sua credibilidade, o que facilita o fechamento de novas vendas. O LinkedIn é uma das alternativas de canais para tal ação.
O LinkedIn é uma rede social profissional que conecta pessoas de negócios de todo o mundo. A plataforma é ideal para as marcas B2B compartilharem conteúdo relevante, construir relacionamentos e gerar leads.
Para o próximo ano (ou anos), há ainda a expectativa do lançamento de um recurso de anúncios, chamado de LinkedIn Connected TV (CTV). Segundo a plataforma, será possível usar dados primários de comunidade para o anunciante alcançar seu público. Ainda não há muitas informações, mas a ferramenta está em fase de teste.
Para quem deseja ingressar de vez na plataforma em 2024, a dica é: criar conteúdo para engajar e se posicionar como criador de conteúdo no seu nicho. Para isso, o LinkedIn disponibiliza o Top Voice, programa que reconhece profissionais que compartilham conteúdo relevante, útil e interessante em suas áreas de expertise.
O Instagram, rede social com mais de 1 bilhão de usuários, lançará novos recursos em 2024. Entre eles, a plataforma disponibilizará uma função que permitirá a criação colaborativa de carrosséis entre o dono do perfil e seus seguidores.
Caso seja realmente liberado para o público geral, o recurso pode ser uma oportunidade de as marcas engajarem a audiência e tornarem o público fiel, de forma mais profunda e relevante.
Além disso, as marcas, principalmente as voltadas para o público jovem, precisam entender quais as tendências culturais que vão passar pela rede social em 2024 — e dedicarem suas estratégias de marketing para elas. Afinal, esse é um forte público consumidor.
De acordo com um relatório divulgado pela empresa, a geração Z pretende impulsionar os seguintes comportamentos na plataforma:
- Priorizar conexões significativas e usar as redes sociais para manter contato com amigos e familiares. Em segundo lugar, deseja ficar em dia com as principais tendências (moda, música, tecnologia).
- Quando perguntado como usam o Instagram para se aproximar de alguém, as principais formas indicadas foram: curtir o story de uma pessoa, enviar reels ou memes nas DMs e curtir uma publicação no feed.
- 2024 será definido como a era de crescimento da geração Z, com muitos se concentrando no autoaperfeiçoamento e no autodesenvolvimento.
- A geração Z é uma geração de empreendedores, com um em cada três afirmando que a melhor maneira de alcançar riqueza é por meio de alguma forma de trabalho autônomo.
- Em 2024, a geração Z vai agir em relação às questões que mais considera importantes “se educando ou educando aos outros”, “votando” e “usando redes sociais para espalhar a conscientização”.
Tik Tok
Muito mais do que a “rede das dancinhas”, o Tik Tok é uma das promessas em redes sociais em 2024. A expectativa é se tornar a plataforma mais importante para o marketing de influência, sobretudo pelo aumento dos usuários ativos — dados de abril de 2023 revelam que, à época, eram mais de 80 milhões de brasileiros cadastrados.
Nos últimos meses, o TikTok tem se tornado uma opção de busca para a geração Z. Os usuários da plataforma estão usando a rede social para pesquisar informações sobre produtos, serviços, eventos e muito mais. Ou seja, ponto forte para conteúdos educativos.
As marcas que querem ser encontradas pelo público-alvo da geração Z precisam estar presentes no Tik Tok. A plataforma oferece uma oportunidade única para as marcas se conectarem com esse público de forma relevante, envolvente e humanizada.
Vale ressaltar que o Tik Tok é uma plataforma que valoriza o conteúdo autêntico e criativo. O conteúdo deve ser relevante para o público-alvo da marca e deve ser criado de forma que se conecte com os usuários.
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O Facebook, uma das redes sociais mais populares do mundo, enfrenta um momento de transição. A empresa tem perdido usuários para outras plataformas, como o TikTok e o Instagram. Além disso, a Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que encerrará a integração entre o Messenger e o Instagram, o que pode impactar o uso do Facebook.
Além disso, em 2024, o Facebook ainda poderá funcionar como uma plataforma de comércio. Isso porque, é possível criar um marketplace para empresas venderem seus produtos e serviços, o que facilita a interação entre empresas e clientes.
No campo dos grupos, o Facebook recebe usuários em busca de comunidades nas redes sociais em 2024. A plataforma conta com uma grande variedade de grupos, que oferecem uma oportunidade para empresas se conectarem com seus clientes e prospects.
Além disso, haverá um grande potencial da realidade aumentada e virtual para o Facebook. A plataforma está investindo pesado nessas tecnologias, com o objetivo de transformar a forma como as pessoas se conectam, se comunicam e compram.
A Meta, empresa controladora do Facebook, acredita que a AR e a VR podem “transformar a forma como as pessoas compram”. A empresa afirma que, à medida que essas tecnologias se tornam mais populares, o modelo de compra atual entrará em colapso.
O antigo Twitter, renomeado para X, passou por diversas mudanças nos últimos anos. Além da mudança de nome, a plataforma pertence agora ao bilionário Elon Musk, conhecido por criar ou adquirir negócios bilionários — como a SpaceX, Starlink e a Tesla. À época da compra, ele disse que haveriam “melhorias significativas nos próximos meses” no X.
Tratando-se do X, os usuários desta rede social em 2024 podem esperar uma mudança voltada para o comércio e para pagamentos online. Essa última função, inclusive, já foi anunciada.
Em uma publicação no dia 9 de janeiro, a empresa revelou que oferecerá pagamentos entre usuários (peer-to-peer) dentro da plataforma, mas não deu detalhes ou data de lançamento. Além disso, apontou que o serviço visa gerar mais benefícios para os usuários e novas oportunidades de comércio.
Há a expectativa também de que a rede social X não terá mais o foco na produção de conteúdo, mas sim, conectar pessoas e empresas para realizar negócios.
Isso significa que as marcas B2B precisam abandonar a ideia de usar a rede social para publicar posts e vídeos. Em vez disso, elas devem se concentrar em criar experiências que incentivem o usuário a interagir com a marca e fechar negócios.
Prepare sua empresa para as redes sociais em 2024
Diante dessas tendências, a adaptabilidade torna-se crucial para o crescimento e destaque nos negócios. A humanização de marcas, a personalização de estratégias e a compreensão das expectativas da geração Z são elementos-chave para se destacar neste cenário.
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