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  • 20/05/2019

Qual a melhor estratégia: E-mail Marketing ou Automação de Marketing?

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Sumário

Na composição de um plano de ação de Marketing, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa e a implementação da automação dele pode trazer bons resultados de negócios para a sua marca. Ou seja, as estratégias dessas ferramentas são diferentes, mas se complementam.

Nesse artigo, vou te mostrar quais as principais diferenças e semelhanças entre o e-mail marketing e a automação de marketing e te apresentar as funcionalidades de cada uma delas.

 

E-mail Marketing

O e-mail marketing é a utilização do e-mail como uma ferramenta de marketing direto, utilizado para o envio de mensagens para os usuários. Por meio do e-mail, é possível informar e estreitar os laços com o seu público-alvo e vender para clientes atuais, além de potenciais consumidores. Dá para utilizar essa ferramenta do e-mail marketing para o envio de:

  • Newsletter: com periodicidade definida, são comunicações que mantém um relacionamento próximo com os clientes ou potenciais consumidores com informações sobre a empresa, normalmente;
  • Campanha segmentada: para essa comunicação mais direcionada, com uma segmentação de público específica, é criada uma Landing Page para divulgação da campanha;

Além de atuar como um canal de comunicação com o seu público, o e-mail marketing é uma forma relativamente simples de qualificar os seus potenciais clientes. Por meio de e-mails informativos e com conteúdos relevantes, os consumidores avançam. O fato de alguém abrir o e-mail da sua empresa, por exemplo, já indica que ele tem interesse no assunto abordado naquela mensagem.

As ferramentas de e-mail marketing rastreiam o comportamento de um destinatário dentro da sua campanha de e-mail. É possível obter dados acumulados para analisar qual a porcentagem de pessoas que abriu o e-mail, clicou em um link, qual link e quantas vezes, além da porcentagem delas que não fez nada. Essas informações são ricas e podem fornecer insights relevantes para a construção da sua estratégia.

 

Automação de Marketing

A automação de marketing é o uso de uma plataforma online que automatiza processos do marketing digital. É um software de automação capaz de – desde que previamente programado – postar automaticamente nas redes sociais da empresa, agendar disparos de e-mail para vários contatos e enviar mensagens para os potenciais clientes gerados. As comunicações são automatizadas, mas são personalizadas de acordo com as estratégias.

Desde que a estratégia seja consistente, criar automações pode ser muito importante para otimizar o trabalho da empresa – tanto para a equipe de marketing como para o seu time de vendas.

Se o e-mail marketing rastreia apenas as ações realizadas pelos destinatários das campanhas por e-mail, o software de automação de marketing consegue obter muitos mais dados. O comportamento de um potencial cliente pode ser rastreado em qualquer lugar que ele interagir com a sua empresa na Internet.

Ter uma visão mais completa das “pegadas digitais” dos seus potenciais clientes permite um planejamento de campanhas que sejam melhor dirigidas com base no comportamento dos leads ou consumidores em potencial.

 

Qual a ferramenta ideal para a minha empresa?

Ambos os sistemas podem ser ferramentas úteis. A escolha depende dos objetivos da marca. Se a sua empresa estiver pronta para nutrir, pontuar e qualificar os potenciais consumidores baseado no engajamento deles com a sua marca, a automação de marketing vale o investimento. Na maioria dos casos, a decisão dependerá do escopo das suas ofertas de produtos, da velocidade da jornada dos seus clientes, da extensão do seu marketing de conteúdo e da quantidade e da diversidade dos seus leads.

Se esse artigo não conseguiu esclarecer totalmente as suas dúvidas, fale conosco por aqui. A Tribo tem a solução exata para alavancar os seus negócios com as melhores estratégias de marketing digital!

Espero o seu contato,

Até breve!

 

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Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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