Se está em busca de maneiras mais eficientes de usar os recursos disponíveis da sua empresa B2B ou indústria, com certeza, já ouviu sobre o Marketing de Conteúdo. A partir desta estratégia, é possível alcançar resultados satisfatórios sem investimentos muito altos. Mas para isso, é preciso entender como funciona a produção de conteúdo.
Afinal, a internet está repleta de textos, vídeos e materiais que podem ser úteis para a sua persona. Portanto, não basta apenas produzir, é preciso saber como tornar esse processo mais eficiente e produtivo, potencializando os resultados que podem ser conquistados a partir da adoção dessa prática dentro da sua empresa ou indústria. Desta forma, neste artigo, vou pontuar alguns tópicos para tornar o trabalho de marketing da sua empresa ou indústria ser mais assertivo.
Antes, é preciso contextualizar sobre o que é produção de conteúdo.
O que é produção de conteúdo?
A produção de conteúdo significa, na prática, o ato de oferecer materiais, em diferentes formatos ou plataformas, que sejam úteis e relevantes para um determinado público e, assim, atrair mais consumidores em potencial para o seu negócio. O objetivo é se tornar uma autoridade em um segmento de atuação específico.
Assim, a sua empresa passa a ser vista como uma referência na área. Produzindo artigos, textos, vídeos e imagens que ajudem o leitor, e futuro consumidor, a solucionar um problema, aprender sobre um assunto ou tirar alguma dúvida, você ainda se aproxima de quem tanto quer conquistar.
Ou seja, o usuário passa a ver a sua empresa como uma aliada, como alguém que o ajudou — de graça — em um momento de dificuldade, ou apresentou ferramentas que foram importantes para o sucesso dele. O lead passa a confiar ainda mais na sua palavra e no trabalho que o seu negócio realiza, aumentando as chances, por exemplo, de conversão.
A produção de conteúdo, portanto, consiste em gerar materiais relevantes para o seu público-alvo e, assim, fortalecer a imagem e a reputação da sua empresa. Os formatos podem ser os mais variados, assim como as plataformas utilizadas para divulgar o que foi produzido para os usuários.
Quais os principais tipos de conteúdo?
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Hub de Conteúdo
Pode-se dizer que Hub de Conteúdo é um meio termo entre o site institucional e o blog corporativo com o objetivo de se tornar referência em qualidade de conteúdo e experiência de navegação. Ou seja, um hub de conteúdo coloca todas as peças de conteúdo em um ambiente confiável, visualmente agradável, bem organizado e com curadoria eficiente.
Esse espaço virtual irá demonstrar que a empresa entende as necessidades e interesses do seu público e se esforça para entregar a melhor experiência de navegação e conteúdos de grande valor e relevância para sua audiência. Com as ferramentas bem estruturadas, o público vai determinar que o site da sua empresa é referência para futuras pesquisas, criando, desta forma, uma relação baseada em entrega e confiança.
Para converter, é preciso inspirar esta confiança transmitindo, com clareza, a história e os valores da sua marca. Forneça valor a cada conteúdo produzido. Crie um planejamento para a produção de conteúdo, tenha um calendário sazonal. Documente a estratégia, crie briefings para os principais tópicos, invista nas boas práticas de SEO. Priorize a usabilidade da página. Invista em certificados de confiança como o SSL e tenha uma hospedagem confiável e profissional.
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Ebook
No Marketing Digital, um ebook é caracterizado como um material informativo denso, e que tem como objetivo conquistar Leads para a sua empresa, enquanto fornece conteúdo relevante para sua persona.
O ebook reforça a autoridade da sua empresa em determinado assunto, do seu nicho de mercado. Ao ler um ebook produzido pela sua marca, que responda todas as perguntas do seu Lead, ele certamente, se lembrará da sua empresa como uma autoridade no assunto. Como o ebook é ofertado por meio de Landing Pages, em que o visitante deixa algumas informações sobre ele, incluindo o seu e-mail, em troca do material ofertado, é uma ótima ferramenta para a construção da sua base de potenciais clientes.
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Postagens para as redes sociais
Uma das principais portas de divulgação para empresas são as redes sociais. Para se obter sucesso, é preciso adaptar a linguagem e escrever chamadas que engajam, despertam a curiosidade de seus leitores e incentivam a leitura e os comentários.
Transmita o rosto da sua marca, “falando a língua do seu público”. Compreender a maneira como esse público se comunica é importante para que a sua mensagem seja recebida de maneira desejada.
Faça perguntas, peça a opinião e escute o seu público. Permitir que exista esta interação entre sua marca e os seguidores te auxilia a criar um bom relacionamento com sua audiência e ainda permite que você consiga ter novas ideias sobre conteúdos que podem ser úteis.
Ao conhecer o seu público e entender a sua própria marca, a escolha do lugar onde sua empresa precisa estar fica mais fácil. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Google ou Pinterest, por exemplo. É muito importante ter a noção de que você não precisa estar presente em todas elas.
É preciso analisar, ao escolher onde você vai atuar alguns itens, como, por exemplo: qual é o diferencial que cada uma oferece; onde ela se encaixa dentro de sua estratégia de marketing digital; onde o seu público é mais presente. A partir disso, sua empresa vai conseguir criar conteúdo sob medida para cada plataforma ou, a melhor plataforma para o seu público.
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Infográficos
Os infográficos são imagens que levam informações úteis e facilitam a leitura de um conteúdo. Eles chamam a atenção do usuário. Uma imagem chamativa com informações importantes pode prender os olhos de quem está navegando na internet. Adicione uma Call-To-Action (CTA) para que esse usuário confira o conteúdo completo e, desta forma, o infográfico cumpre o papel: o do início da conversão.
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Vídeos
Assim como os infográficos, os vídeos prendem a atenção. Sua empresa pode fazer entrevistas ou demonstrações que serão extremamente úteis na sua estratégia de Marketing Digital e ajudarão a buscar novos públicos e a educar ainda mais seus seguidores. E, ainda por cima, esses vídeos podem virar artigos para o blog da sua empresa.
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Imagens
Imagens também são conteúdo. Mesmo se o seu nicho não é ligado diretamente a conteúdos baseados em imagens, há várias maneiras de usá-las na sua estratégia de Marketing e, a partir daí, criar conexão com o seu público. Um bom exemplo é o uso de imagens com frases motivacionais ou dados que provocam insights no seu público.
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Memes
Calma, não estou apelando. Mas sim, memes são conteúdos possíveis de serem utilizados por empresas para alcançar público. Com uma análise bem feita e uma execução ainda melhor, é possível colher resultados positivos mesmo em páginas mais “sérias”. As possibilidades de conteúdos são muitas. Basta você estruturar sua empresa para aproveitar ao máximo delas.
Importância da produção de conteúdo para o mercado B2B
A produção de conteúdo é o alicerce para a construção de um relacionamento mais profundo e duradouro entre empresas e seus clientes. Ela aumenta o reconhecimento de valor pela marca e atesta a capacidade que esse negócio tem para suprir uma demanda assim que ela surgir.
Essa necessidade ficou mais evidente com a mudança dos hábitos de consumo dos usuários, amparada pela alta disponibilidade de tecnologias e a digitalização iminente de cada vez mais empresas.
Agora, as pessoas podem ir em busca de informações e avaliações sobre produtos e serviços, e se comunicar diretamente com as marcas pelos seus smartphones — basta acessar uma rede social ou outro canal institucional.
Logo, oferecer um conteúdo valioso significa mostrar experiência e autoridade para o público-alvo da marca. Por isso, os laços criados em uma estratégia de marketing bem-sucedida reforçam o valor da empresa e fortalecem a confiança dos clientes. Além disso, existem muitos benefícios obtidos pelas empresas que investem na produção de conteúdo para web:
- Quanto mais conteúdo de qualidade houver, mais tempo os usuários passarão consumindo informações no site ou blog da empresa. Isso favorece o SEO e as posições conquistadas nos primeiros lugares nos mecanismos de busca
- A taxa de conversão de visitantes em leads aumenta em razão da confiança despertada pelo conteúdo, o que potencializa o volume de vendas e a rentabilidade do negócio
- A visibilidade da marca também cresce em outros pontos de contato da empresa como as redes sociais
- Conteúdo valioso, relevante e de qualidade para o público-alvo favorece o engajamento entre os clientes e a empresa — e isso é a melhor forma de efetivar a fidelização.
Espero que este artigo tenha sido útil para você de alguma forma. Há muito o que se falar sobre produção de conteúdo de qualidade, este artigo é apenas algumas boas sugestões para você iniciar conteúdo para a internet ou conteúdo para as redes sociais.
Se quiser aprofundar mais sobre o tema e quiser saber como nós, da Agência Tribo, podemos ajudar a sua marca, entre em contato comigo por AQUI.
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