Ir para o conteúdo
  • Soluções

    > Sou Indústria e quero me relacionar com o decisor de compra

    > E-Commerce: Gerar vendas e se relacionar com a base

    > B2B: Transforme a Presença Digital da Sua Empresa

    > WhatsApp com IA: Agente de atendimento com Inteligência Artificial

  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Soluções
    • Marketing Digital para Indústrias
    • Marketing Digital para e-commerce
    • B2B
    • Agente de atendimento com IA
  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Agendar Reunião
  • Soluções
    • Marketing Digital para Indústrias
    • Marketing Digital para e-commerce
    • B2B
    • Agente de atendimento com IA
  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Agendar Reunião
Solicitar Proposta
  • Marketing Digital
  • 08/10/2020

Pesquisa Google mostra como as decisões de compra são complexas

  • Materiais Gratuitos
  • Marketing Digital
  • Tecnologia
  • Acelere seu Negócio
  • Nossa Tribo
  • Mais Categorias
    • Atração
    • Conversão
    • Relacionamento
    • Vendas
    • Inbound Marketing
    • Redes Sociais
    • SEO
  • Mais Categorias
    • Atração
    • Conversão
    • Relacionamento
    • Vendas
    • Inbound Marketing
    • Redes Sociais
    • SEO

Sumário

Se você acredita que a jornada de compra do consumidor é linear, se enganou. Pesquisa do Google mostra como as decisões de compra são mais complexas do que imaginamos. O “The Messy Middle”, o modelo de jornada do consumidor apresentado recentemente pelo Google foi atualizado com aplicação dos princípios das ciências comportamentais a esse processo de compra.

E sabe o motivo desta atualização? Justamente porque a forma como as pessoas tomam decisões está ficando cada vez mais complicada em uma rede de pontos de contato que difere de pessoa para pessoa.

Desta forma, a pesquisa foi conduzida com análises literárias, tendências de pesquisa, estudos de observação de compras e um experimento em grande escala. De acordo com o estudo, o objetivo era entender como os consumidores tomam decisões em um ambiente online de escolha abundante e informações ilimitadas.

Uma pessoa pode levar 2 dias para comprar um carro e uma outra – com o mesmo perfil – pode levar 200 dias. Embora essa descoberta do Google assuste, a empresa identificou um padrão comportamental nesse experimento em grande escala que o Google fez.

 

O experimento do Google

Esse experimento foi feito com compradores da vida real que simularam 310 mil cenários de compra em categorias como serviços financeiros, bens de consumo embalados, varejo, viagens e serviços.

No experimento, os compradores deviam escolher suas primeira e segunda marcas preferidas dentro de uma mesma categoria. Depois, uma gama de vieses era aplicada para verificar se as pessoas mudariam a sua preferência por uma ou outra marca. Para testar um cenário extremo, os experimentos também incluíam uma marca fictícia em cada categoria, à qual os consumidores não haviam tido qualquer exposição anterior.

Os resultados mostraram que mesmo o competidor menos eficiente (uma marca fictícia de cereal) conseguiu ganhar 28% da preferência dos compradores em relação a uma marca bem estabelecida ao ser “sobrecarregada” de vantagens, como cotações de 5 estrelas e uma oferta de 20% a mais de cereal grátis. E no caso mais extremo, uma seguradora de carros fictícia ganhou 87% da preferência dos consumidores ao ser sobrecarregada por vantagens em todos os seis vieses.

O experimento mostra que, quando aplicados de maneira inteligente e responsável, os princípios da ciência comportamental — e as necessidades comportamentais e informacionais com que eles se alinham — são ferramentas poderosas para ganhar e manter a preferência dos consumidores nesse meio confuso.

 

As 6 tendências que influenciam na tomada de decisão de compra

A pesquisa mostrou que, por mais que os consumidores não respeitem uma jornada linear de compra, existem algumas tendências que, normalmente, são responsáveis por empurrá-los para “fora da bagunça”, confira!

  1. Heurística de categoria: breves descrições das especificações-chave do produto podem simplificar as decisões de compra;
  2. Poder do agora: quanto mais você tem que esperar por um produto, mais fraca se torna a proposição;
  3. Prova social: as recomendações e análises de outras pessoas podem ser muito persuasivas;
  4. Viés de escassez: à medida que o estoque ou a disponibilidade de um produto diminui, mais desejável ele se torna;
  5. Viés de autoridade: ser influenciado por um especialista ou fonte confiável;
  6. Poder do Grátis: Um presente grátis com uma compra, mesmo que não relacionado, pode ser um motivador poderoso.

grafico1

Fonte: Think With Google

Gosto do conteúdo?

Espero que o artigo tenha sido útil para você.  Como profissional de Marketing sei como fazer sua empresa ter sucesso na jornada de compra do seu consumidor.

Espero o seu contato,

 

 

pessoas nossatribo

Agende uma reunião
com nossos especialistas!

Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agendar reunião
pessoas nossatribo

Agende uma reunião
com nossos especialistas!

Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agendar reunião
Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Posts relacionados

Diagnóstico SEO gratuito: descubra em um minuto como melhorar seu site e atrair clientes

Diagnóstico SEO gratuito: descubra em um minuto como melhorar seu site e atrair clientes

Sabemos que decisores em indústrias e negócios B2B enfrentam o desafio constante de atrair leads qualificados e garantir que seus investimentos em marketing digital tragam o retorno esperado. É nesse contexto que o diagnóstico SEO gratuito se torna uma ferramenta indispensável. Se o seu site não aparece, sua empresa deixa

Leia mais »
O impacto das soluções de marketing digital da Agência Tribo no B2B

O impacto das soluções de marketing digital da Agência Tribo no B2B

Em um mercado B2B cada vez mais desafiador e saturado, empresas buscam constantemente por formas de otimizar seus investimentos e gerar resultados mensuráveis. Nesse cenário, encontrar as soluções de marketing digital certas deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para quem busca eficiência e crescimento sustentável. Sabemos

Leia mais »
Como as estratégias de personalização podem transformar sua geração de leads

Como as estratégias de personalização podem transformar sua geração de leads

No ambiente digital competitivo de hoje, a relevância é a chave para atrair e converter clientes. Empresas que adotam estratégias de personalização conseguem adaptar suas comunicações e ações para atingir públicos específicos, oferecendo a solução certa no momento ideal.  Isso não apenas gera leads mais qualificados, mas também aumenta a

Leia mais »

Assine e receba nossas dicas e materiais gratuitos!

Nossa NEWSLETTER é diferente! Apenas conteúdos selecionados e exclusivos.

tr-amarelo

Agência Tribo – Marketing Digital
Rua dos Pinheiros, 498 – Cj. 42
Pinheiros – São Paulo – SP
CEP 05422-902
CNPJ 05.001.924/0001-26

Instagram Linkedin Facebook Youtube
google logo
meta logo

© 2001-2025 – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade