Na experiência com Marketing Digital desde 2001, uma das dúvidas principais de quase todos os clientes é sobre a respeito da persona de um negócio.
Vou direto ao ponto: a persona é que vai orientar todas as ações e estratégias de Marketing Digital para que sua indústria ou empresa conquiste novos clientes, fidelize os que já possui e, consequentemente, gere lucros e ganhos reais aos negócios.
Para você entender ainda melhor, para sua empresa ou indústria vender produtos e serviços, é essencial ter alguém que os compre ou contrate, certo? Como chegar a essa pessoa? Basicamente, a construção de um perfil hipotético ajudará bastante.
Persona nada mais é do que a criação conceitual de um perfil fictício do cliente ideal para a sua empresa.
É uma pessoa que pode se interessar pelo que uma indústria ou empresa tem a oferecer, pois tem muita identificação com a marca e, dessa forma, é importante os esforços para transformá-la em cliente e fidelizar como consumidor fiel.
Vale destacar que essa construção é baseada em questionamentos sólidos por meio de uma pesquisa aprofundada e detalhada que traga:
- informações de gênero;
- profissão;
- renda;
- classe social;
- estado civil;
- idade;
- objetivos profissionais;
- características pessoais;
- estilo de vida;
- engajamento nas redes sociais e até mesmo hobbies e interesses.
Na área de Marketing, as personas são usadas para estudar a jornada de compra de um cliente, identificando necessidades que a empresa pode suprir, orientando a implantação das ações de marketing e o próprio planejamento de marketing de conteúdo.
Persona: aumento de 350% de Leads Qualificados em 3 anos
Vou te dar um exemplo prático de como a definição da persona é essencial para o sucesso de uma empreitada. Temos um cliente, a MTE-THOMSON, em que conseguimos criar a visibilidade da indústria, mas o principal desafio da nossa Tribo era atrair o público final. Tínhamos o estudo de persona, mas o conteúdo era exclusivamente técnico.
A pergunta era: como distribuir esse material rico de forma assertiva?
Ajudamos a criar, planejar e a colocar em prática uma plataforma de conteúdo e cursos gratuitos. Foi desenvolvido o EAD (Ensino à Distância) em parceria com a MTE-THOMSON e, dessa forma, foi criada a Oficina do Saber.
Por meio do Inbound Marketing, conseguimos atrair a persona para os conteúdos, gerar leads mais qualificados e se relacionar melhor com eles, entregando dessa forma novos conteúdos cada vez mais assertivos.
Resultado: aumento de 350% de leads qualificados em três anos!
Como criar uma persona?
- Analisar o perfil do seu cliente
O primeiro passo para criar uma persona é analisar o perfil dos seus clientes atuais e mapear quem são de fato os tomadores de decisão. Afinal, as personas são as pessoas que têm autonomia e decisão pela compra de um produto ou contratação de um serviço.
- Pesquisar ao máximo o perfil
Definidas quem são as personas do seu negócio, é o momento de pesquisar ao máximo o seu perfil, características, desejos, interesses, preferências, desafios e outros pontos. A partir dessas informações é possível traçar um caminho até as personas, identificando padrões de comportamento do grupo social em questão e incorporá-los.
- Ouvir as pessoas
Somente a partir da escuta ativa e o interesse genuíno pelas dores e histórias das pessoas, você poderá colher informações essenciais para a construção do seu cliente ideal.
Erros comuns na escolha da persona
- Não crie muitas personas para o seu negócio
- Não crie personas que não compram ou que não tenham autonomia de decisão
- Não crie personas baseadas em suposições pessoais
Espero que o conteúdo tenha sido útil para você.
Se quiser aprofundar mais sobre o tema e quiser saber como nós, da Agência Tribo, podemos ajudar a sua marca a ficar no topo do Google, entre em contato comigo por AQUI.
Agência Tribo
Somos uma Agência Digital que atua desde 2001. Com experiência e resiliência, nossa missão é contribuir para o crescimento das empresas e indústrias por meio do Marketing Digital de Performance.
Com profissionais renomados, criativos, ágeis e ousados, a equipe Tribo atende bem para atender sempre, seguindo sempre o lema que usamos desde 2001: criar a solução exata onde as ideias não têm limites.
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