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  • 07/01/2022

Campanha sazonal de marketing: o que é?

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Sumário

Sempre que existe uma data, época comemorativa ou simbólica é comum observarmos campanhas sazonais sendo feitas pelos variados tipos de negócios. Este tipo de estratégia de marketing pode ser muito útil para aumentar os resultados de vendas ao longo do ano.

Datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e Black Friday são exemplo de épocas propícias de se criar campanhas sazonais pois são ocasiões que movimentam muito o mercado e, desta forma, a procura por parte dos consumidores tende a ser maior.

Com um mercado cada vez mais concorrido, sobretudo online, é importante se destacar para vender mais. Afinal, de nada adianta ter muitos clientes em potencial em busca de um produto se a sua marca não consegue se apresentar para ele, não é mesmo?

Por isso, realizar campanhas sazonais ao decorrer do ano ajuda as empresas a aproveitar o épocas em que os consumidores estão em busca de produtos e serviços, e estão mais propensos a realizar uma compra.

No entanto, as campanhas sazonais não se limitam ao Natal ou Dia das Mães. Na verdade, cada tipo de negócio possui uma série de oportunidades sazonais. Por exemplo, para empresas de serviço B2B, o início do ano é uma boa época para atrair clientes que estão em busca de reformulação em seus negócios.

Mas, antes de tudo, é preciso entender, de fato, o que é sazonalidade e campanha sazonal. Acompanhe o artigo.

 

O que é campanha sazonal?

A sazonalidade por definição significa algo que é temporário, o que implica um acontecimento que é marcado por uma data ou época do ano em específico. Ou seja, como o próprio termo sugere, “sazonal” implica em dizer que, as campanhas sazonais acontecem em datas pré-determinadas e são feitas com o objetivo de divulgar ofertas e promoções durante datas comemorativas e importantes para o comércio ou o setor em que sua empresa B2B ou indústria estão inseridas.

 

Como fazer campanhas sazonais?

A realização de campanhas sazonais deve conter algumas etapas que garantirão o sucesso das ações. Confira abaixo algumas delas.

 

1. Planejar antes de tudo
O primeiro passo para uma campanha sazonal eficaz é o planejamento. Diferentemente do que se pode pensar, ele não deve ser feito apenas dias ou semanas antes das datas comemorativas. É fundamental que ele seja realizado no início ou final de cada ano, considerando todas as oportunidades de campanhas de acordo com o segmento alvo da empresa. Temos um bom calendário sazonal que pode auxiliar nesse planejamento, só clicar AQUI. 

 

2. Escolha os canais de comunicação
Feito o planejamento, é hora de estruturar como será realizada a comunicação das campanhas sazonais. Para isso, é importante pensar na mensagem principal de cada uma delas e também nos canais que serão usados para tal como o uso do WhatsApp Business, por exemplo.

 

3. Automatize processos

Dado o intenso fluxo de informações e transações durante as campanhas sazonais, o uso de automações pode auxiliar e muito no sucesso nessas datas. São alguns deles: disparos de mensagens, email marketing, chatbots, emissão de notas fiscais e controle de estoque. O uso destas ferramentas que otimizam os processos é uma maneira de reduzir a realização de processos operacionais e investir na escalabilidade do trabalho de uma maneira geral, o que se refletirá não apenas nas datas sazonais, mas em todo o ano.

 

Oportunidades de campanhas sazonais ao longo do ano

Esta denominação de sazonalidade também serve para produtos ou serviços sazonais que possuem uma característica sazonal, ou seja, funcionam ou têm maior procura em determinada época do ano.

Por exemplo, o protetor solar é um produto que vende durante todo o ano, mas durante a época do verão ele tem uma procura, e um volume de vendas maior.

Entretanto, existem muitos locais que vendem protetor solar, logo investir em campanhas sazonais ajuda a ampliar as chances dos consumidores escolherem a sua empresa para fazer negócio.

Ou seja, como expliquei anteriormente, as campanhas sazonais não se limitam às datas comemorativas. Isso significa que cada tipo de negócio possui uma série de oportunidades sazonais. Uma das coisas mais importantes para um negócio prosperar é conhecer bem o perfil de cliente, sua persona ideal para a sua empresa e seu tipo de negócio. 

Diante da compreensão de quem é o seu cliente, é possível oferecer o que o cliente quer, da forma que ele quer e pelo canal que ele quer. A partir da compreensão de quem é o cliente é possível entender suas vontades e anseios e para realizar campanhas sazonais isso é um ponto fundamental.

Isso porque uma campanha sazonal atende a uma demanda alta e pontual do mercado e para identificá-la você precisa conhecer bem o seu cliente.

Desta forma, para identificar essas datas dentro do seu modelo de empresa, ou seja, para identificar períodos do ano em que seu cliente está mais propenso a fazer negócio, é preciso conhecer seu cliente.

Além disso, ao conhecer bem seu cliente, sua empresa tem mais chances de acertar na hora de oferecer uma proposta de valor e uma oferta que realmente vai atraí-lo.

Conhecer seu produto e seu cliente, além de te ajudar a identificar datas ideais para campanhas sazonais, também te oferece vantagem competitiva.

No caso de empresas que vendem produtos, entender em quais datas seu cliente tem mais estímulo para fazer uma compra vai te ajudar a se planejar. Se você sabe quando fazer suas campanhas sazonais e o que oferecer, você poderá se programar para ter um estoque maior em uma determinada situação, por exemplo.

Comprar matéria-prima no atacado ou contratar terceirizadas com mais antecedência faz com que você consiga negociar preços muito melhores do se for comprar durante a alta temporada daquele segmento.

Nós, da Agência Tribo, desenvolvemos um método que pode ajudar o seu negócio a criar planejamento estratégico para vender seus produtos ou serviços durante todo o ano.

 

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Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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