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  • Marketing Digital
  • 03/02/2023

Google Multisearch: ferramenta de pesquisa que une imagem e texto deve impactar marketing digital

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Sumário

O Google oferece busca por imagens há algum tempo. Contudo, com o lançamento do Google Multisearch, a empresa quer inovar na maneira como esse tipo de pesquisa é feita. Agora o usuário tem a oportunidade de encontrar exatamente o que precisa, basta combinar texto e imagem. 

Segundo a empresa, o objetivo é oferecer ao usuário a possibilidade de fazer perguntas no buscador com poucas ou nenhuma palavra. Ou seja, para o Google, uma imagem realmente vale mais do que mil palavras. Quer entender como essa ferramenta funciona? Leia os tópicos abaixo.  

 

O que é Google Multisearch?

5 prints do funcionamento do Multisearch.

Com objetivo de aprimorar a busca na internet, o Google criou um recurso que utiliza imagens e textos para o usuário descobrir informações no buscador. Trata-se do Google Multisearch, anunciado pela big tech em 2022.

Segundo a empresa, com a ferramenta multisearch, o usuário poderá fazer uma pergunta sobre um objeto e refinar a pesquisa por meio de palavras-chave. O Google alega que esse recurso foi feito para “ir além da caixa de pesquisa e fazer perguntas sobre o que vê”.

O período inicial de teste do Google Multisearch está disponível apenas para buscas relacionadas à compra, como vestuários ou mobílias. Por enquanto, o recurso pode ser utilizado em inglês, mas há previsão de que outros países recebam a novidade nos próximos meses. 

Com o recurso, por exemplo, o usuário consegue inserir a imagem de um vestido que viu em uma loja, com a cor que deseja comprar. Com essas informações, o buscador apresenta o objeto da pesquisa na tonalidade solicitada.

Se o usuário desejar ir além da imagem, basta inserir “onde comprar” ou termos similares na caixa de pesquisa que o Google apresenta às lojas nas quais o item está disponível. Isso será possível graças ao cruzamento de dados feitos a partir dos resultados do Google Shopping. 

Uma das vantagens desse novo recurso é a ampla possibilidade de pesquisa. Dá para pedir dicas ao buscador sobre combinações de acessórios perfeitos para o vestido inserido na busca, por exemplo. Ou, ainda, pedir dicas de decoração para combinar com o sofá da sala.   

 

Google Multisearch no Brasil

Não há data exata para o Google Multisearch chegar ao Brasil. Contudo, a expectativa é que o recurso seja lançado em outros 70 idiomas, incluindo o português brasileiro. Mas as marcas podem se preparar para quando o recurso chegar por aqui.

No final das contas, o usuário é beneficiado pela facilidade em encontrar resultados pelo que busca. Então, quando a ferramenta estiver disponível por aqui, é muito provável que a adesão aconteça em grande escala — e, por isso, você deve ficar atento.

Leia também: Já imaginou o mundo do marketing daqui a um, dois ou cinco anos?

Vejamos como a ferramenta funciona.

 

Como funciona a ferramenta Multisearch?

O Google Multisearch permite que as pessoas pesquisem com imagens e texto ao mesmo tempo.

O Google Multisearch está disponível inicialmente no aplicativo para Android e iOS, e funciona através do Google Lens Multisearch. Para utilizá-lo, o usuário precisa apontar a câmera para um objeto e fotografá-lo ou tirar print da tela e inserir no buscador, com a pesquisa por texto. 

Para utilizar o recurso, basta abrir o aplicativo do Google no Android ou iOS, tocar no ícone da câmera Lens e pesquisar por meio da captura de tela ou tirar uma foto.

A ferramenta é conhecida como pesquisa múltipla e utiliza Inteligência Artificial (IA) para captar a pesquisa e apresentar as respostas aos usuários. Esse recurso garante resultados mais precisos, por exemplo, será possível pesquisar um objeto que o usuário acabou de fotografar na rua. 

Quanto mais pesquisas feitas no Google Multisearch, melhores serão os resultados apresentados devido ao recurso de Machine Learning — que promete apresentar resultados em tempo menor que um piscar de olhos.

Além do Google Shopping, a busca múltipla terá cruzamento de dados com outras ferramentas da própria empresa, tais como o Google Maps, que possibilita que o usuário encontre estabelecimentos próximos que oferecem o item pesquisado, com informações sobre o funcionamento do local.

 

Google Multisearch e marketing digital

Apesar das inovações trazidas pelo buscador mais utilizado do mundo, ainda é cedo para mensurar os impactos da ferramenta no marketing digital. Afinal, o recurso ainda está em fase de teste em alguns locais e apenas para buscas relacionadas à compra. 

Sem dúvidas, o Google Multisearch mudará a maneira como a produção de conteúdo na internet é conduzida, principalmente no e-commerce. As marcas terão que utilizar boas imagens adicionadas à palavra-chaves e ferramentas de otimização. Investir no Google Shopping também será essencial.   

Outro insight sobre a novidade é a necessidade do marketing de conteúdo focar na maneira como o usuário realiza buscas na internet, deixando de lado palavras-chave engessadas e formais. Será importante entender como o público-alvo se comunica para além da pesquisa por palavras.  

Além disso, os conteúdos no formato de dicas podem fazer sucesso nesse tipo de recurso, pois o usuário terá a possibilidade de pedir ideias de combinações para o objeto pesquisado. Esses são alguns dos caminhos para o marketing digital, contudo, é necessário aguardar até que a ferramenta esteja de fato em funcionamento definitivo.

Por enquanto, ainda não há uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO) voltada especificamente para a pesquisa múltipla. Contudo, os profissionais de marketing digital precisam repensar a produção de conteúdo SEO, caso o recurso seja disponibilizado permanentemente. 

Apesar de o Google Multisearch ainda não estar disponível em português, é preciso se preparar para quando o recurso chegar. Nesse caso, a produção de conteúdo é um ponto de partida para as empresas que desejam investir no marketing digital, e nisso a Tribo pode ajudar. Acesse o site e conheça a agência. 

 

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Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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