Em um cenário acelerado de avanço das tecnologias concebido pela Transformação Digital, cada vez mais as empresas têm buscado pela Metodologia Ágil – idealizada em 2001 por 17 desenvolvedores conceituados que se reuniram e criaram o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”.
De uma maneira geral, a Metodologia Ágil é um conjunto de regras ou procedimentos a ser aplicado na gestão de projetos, equipes e negócios. É uma solução para eliminar possíveis gaps nos projetos e potencializar as entregas – otimizando processos para a maior satisfação do cliente.
Claro que a metodologia quer garantir agilidade nos processos para que as empresas aumentem a produtividade, mas particularmente, acredito que o método “enxerga” além. Trata-se também de uma maneira de pensar – quase uma filosofia!
Sim, é isso mesmo.
É que o Manifesto Ágil surgiu da iniciativa desses desenvolvedores de softwares que estavam cansados de métodos engessados e até mesmo improdutivos na área. Aliado a essa nova forma de pensar, acredito também que esse manifesto tem absolutamente tudo a ver com as nuances significativas de transformação digital que as organizações têm atravessado, incluindo a mudança de cultura dentro das corporações.
Os valores da Metodologia Ágil
Os valores fundamentais que fundamentam o Manifesto Ágil são:
- Mais interações entre indivíduos do que processos e ferramentas;
- Mais software em funcionamento do que documentação completa ou abrangente;
- Colaboração com clientes acima de negociações contratuais;
- Adaptabilidade (ou responder a mudanças) é mais importante do que seguir o plano proposto inicialmente.
Como aplicar a Metodologia Ágil na empresa?
Um dos princípios ágeis prega que é preciso “construir projetos em volta de indivíduos motivados, dando a eles o ambiente e suporte que precisam e confiança para que eles cumpram com o seu papel”.
Neste sentido, a Metodologia Ágil leva mais satisfação para a equipe, identifica talentos, evita reuniões desnecessárias e improdutivas, planejamentos descontrolados, permite o desenvolvimento de produtos e serviços realmente pertinentes ao momento do mercado e apresenta métricas satisfatórias nos resultados.
Ter conhecimento básico da Metodologia Ágil é o ponto de partida para aplicá-la em uma empresa. Confira os próximos passos:
- Líder Ágil: O início da aplicação da metodologia deve começar nos cargos de liderança. Os líderes devem enxergar as equipes como se fossem clientes e mostrar desempenho rápido na atuação;
- Equipe Ágil: É preciso identificar talentos e treinar equipes para desenvolver as habilidades de um sistema ágil;
- Processo Ágil: Não há como aplicar a Metodologia Ágil de uma única vez. É importante selecionar as equipes por etapas, identificando o momento certo de cada time.
Evite excesso de projetos paralelos ou acumulados nas equipes e reuniões em demasia. Evite também processos de aprovação demorados ou com muitas etapas, além de chefes que subestimam decisões tomadas em equipe.
Obviamente é impossível falar em apenas um único artigo sobre a Metodologia Ágil, mas acho que o texto forneceu uma boa pista para que você, empresário, comece a pensar que ela pode beneficiar sua companhia.
Claro que haverá resistência. Pesquisa da Scrum Alliance com mais de 400 mil pessoas aponta que 70% dos líderes de metodologias ágeis afirmam que a mudança infere em tensão entre os times ágeis e departamentos tradicionais.
No fim, como disse no começo desse artigo, é uma mudança muito mais cultural do que apenas metodológica.
Vamos falar mais sobre o assunto? Posso te auxiliar – e colaborar com os seus negócios – me procure por aqui.
Até breve!

Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.