É comum que campanhas de divulgação e campanhas promocionais, por exemplo, sejam veiculadas em mais de um meio simultaneamente. Essa estratégia tem o nome de marketing multicanal.
O marketing multicanal tem como finalidade atingir o maior número de pessoas, dentro e fora do ambiente digital.
De uma maneira geral, o Marketing multicanal é uma estratégia utilizada para a veiculação de campanhas em várias plataformas ao mesmo tempo, com o objetivo de expandir a visibilidade da marca para o maior número possível de pessoas.
Essa estratégia funciona tanto em meios offline, como outdoor e ações em pontos físicos, quanto online, principalmente por meio das redes sociais. Assim, é possível atingir uma quantidade maior de consumidores, independente de onde estejam.
No entanto, não é preciso estar em todos os canais. É necessário apenas que a marca entenda em quais plataformas o público-alvo se encontra para traçar uma estratégia eficaz nelas. De qualquer forma, é essencial que a mesma ideia seja passada em todos os canais.
O marketing multicanal tem características parecidas com outras estratégias de diversificação de canais, como o marketing omnichannel. Este, porém, tem o objetivo de integrar todos os meios de contato entre o cliente e a marca. Além disso, o cliente também pode trocar um produto comprado na loja virtual em uma loja física.
Neste post vou apresentar as principais características dessa estratégia. Acompanhe comigo!
Vantagens do marketing multicanal
O marketing multicanal é uma ótima estratégia para empresas que desejam aumentar a visibilidade da marca. Entenda melhor a seguir.
1. Maior alcance do público-alvo da marca
Com o marketing multicanal, independentemente do meio utilizado, a marca consegue alcançar o público-alvo. Isso é importante para clientes que utilizam poucos meios de comunicação, pois, mesmo no ambiente online, é possível que certo público tenha preferências.
Com a popularização do Tik Tok, por exemplo, grandes marcas passaram a veicular campanhas no app, que deixou de ser apenas um aplicativo voltado para veiculação de “dancinhas” do público teen.
O marketing multicanal demonstra-se essencial para alcançar cada vez mais clientes, à medida que novos meios de divulgação surgem, o que faz com que as marcas estejam preparadas para alcançar o público onde ele estiver.
2. Aumento da visibilidade da marca
Ao fazer a divulgação de produtos, campanhas promocionais e demais ações de marketing em canais diversos, maiores são as chances de a marca permanecer na mente do consumidor por um longo tempo.
Ou seja, ao marketing multicanal favorece o brand awareness, métrica importante para qualquer empresa. Trata-se da maneira como uma marca é reconhecida pelo público.
3. Maiores oportunidades de negócio
A veiculação de campanhas em vários canais de divulgação aumenta a oportunidade de negócios para a marca. Para exemplificar, se uma empresa apresenta determinado produto na plataforma X, sem considerar que os consumidores também estão presentes na plataforma Y, pode perdê-los por falta de alcance.
Ao explorar as diversas plataformas de divulgação, no entanto, o marketing multicanal disponibiliza a mensagem para pessoas diversas, ocasionando em possibilidades maiores de taxas de conversão.
A taxa de conversão pode ser influenciada até mesmo pela usabilidade da plataforma. No caso do Instagram, onde é possível inserir link direto para o site da empresa, maiores são as chances de a conversão ocorrer. Isso não seria possível se o mesmo anúncio fosse veiculado apenas em um outdoor.
3 exemplos de marketing multicanal
O marketing multicanal pode ser feito por empresas de qualquer nicho, de diferentes maneiras. Veja!
- Netflix: Sendo um dos maiores serviços de streaming do mundo, a Netflix é conhecida por suas campanhas de marketing de sucesso, sobretudo por utilizar referências da cultura pop. É comum que ela utilize artifícios diversos para fazer a divulgação das produções de entretenimento, para além de posts em redes sociais. Em 2017, a Netflix desenvolveu uma linha de maconha inspirada em séries originais da plataforma. Entre elas, está a série “Disjointed”, que narra a vida de um dono de loja de maconha medicinal.
- Magazine Luiza: Uma das maiores redes varejistas do país conta com um avatar virtual 3D, com milhões de seguidores nas redes sociais. Ele é o personagem principal das campanhas de marketing multicanal da empresa, que aparece como “influenciadora digital” nas campanhas na TV, redes sociais e, até mesmo, como blogueira no blog da empresa. Tudo isso para reforçar a marca na mente dos consumidores.
- Spotify: O Spotify, uma plataforma de streaming de músicas e podcasts, destaca-se pelas campanhas de divulgação impressas. O tradicional outdoor da Times Square, em Nova York, por exemplo, é o sonho de consumo de qualquer artista. Além disso, as ações da plataforma costumam incluir painéis em metrôs e anúncios online.
Como fazer o marketing multicanal funcionar?
Estruturar uma campanha de marketing multicanal demanda a realização de várias etapas, mas as principais são as mencionadas a seguir.
Conheça o público-alvo da marca
O marketing multicanal não significa que a marca deve estar presente em todos os meios. Por isso, é preciso conhecer o público-alvo para entender seus gostos, desejos e hábitos de consumo. Até mesmo os locais que os consumidores costumam frequentar podem ser considerados, afinal, o marketing multicanal também realiza ações em pontos físicos.
Na Coreia do Sul, por exemplo, a Netflix costuma incluir anúncios de produções coreanas nos ônibus de várias cidades. Ou seja, as oportunidades de divulgação são inúmeras, mas é preciso entender qual caminho seguir.
Desenvolva uma estratégia consistente em todos os canais
É importante que a mensagem da campanha no marketing multicanal seja a mesma, pois essa estratégia ajuda a cativar o público-alvo. Para isso, ajustes podem ser feitos para adequação ao formato.
Por exemplo, um outdoor não comporta uma mensagem grande demais, pois as pessoas passam rapidamente por ele. Por outro lado, isso não acontece nos vídeos postados em redes sociais. Em todos os casos, porém, a campanha precisa impactar positivamente o consumidor.
Do mesmo modo, a marca precisa atentar-se ao fato de que o branding deve ser seguido à risca em todos os canais. As cores, a logomarca e outros elementos da identidade visual ajudam a fixar a presença da marca na mente do consumidor.
Indicadores e análises de desempenho
As campanhas de marketing multicanal costumam durar mais tempo que no marketing tradicional, por isso podem ser ajustadas conforme análises de desempenhos.
É possível monitorar a taxa de conversão gerada por cada canal e avaliar se o meio de divulgação corresponde com a proposta da campanha. Para facilitar esse processo, a marca pode definir indicadores de desempenho.
Além disso, ferramentas de coleta e análise de dados, como o Big Data e Inteligência Artificial, ajudam a traçar preferências do consumidor em grandes campanhas e com assertividade maior.
Elaborar uma campanha de marketing multicanal exige integração entre diversos profissionais, além de análises para avaliar qual plataforma se encaixa melhor para cada público.
Por isso, é importante contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital, como a Agência Tribo. Com criatividade e ousadia, ela ajuda empresas de diversos nichos a estruturar campanhas de marketing multicanal consistentes.
Nossa Tribo
Somos agência de Marketing Digital desde 2001. Com experiência e resiliência, nossa missão é contribuir para o crescimento das empresas e indústrias por meio do Marketing de Performance.
A realização dos sonhos profissionais e pessoais do nosso time é também o nosso impulso tribal mais genuíno.
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