Em novembro do ano passado, a equipe Tribo acompanhou os dias de RD Summit – o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina. O encontro é um norte de ideias que guia os caminhos profissionais do marketing online.
Na época, para nós da agência, o que marcou o teor das palestras, conceitos e propostas foi o olhar voltado para a humanização – aquela que gera conexão com a audiência. A humanização esteve na pauta de vários palestrantes do RD Summit 2019.
Essa constatação foi antes da inimaginável pandemia da Covid-19 e se tornou crucial nesse momento atual e, claro, vai continuar sendo essencial na pós-pandemia porque o Marketing Humanizado consiste, basicamente, em três pilares:
- Emoção;
- Empatia;
- Ética;
A tendência – que veio para ficar – é que as marcas tratem os consumidores como pessoas e não como uma massa, customizando produtos, por exemplo, e interagindo com eles. “As pessoas esquecem tudo, mas não esquecem quando você provoca uma emoção para elas”, acredita a especialista em marketing Liliane Ferrari.
No Marketing Humanizado o lucro é consequência de boa gestão
A crise do novo coronavírus deixa evidente uma divisão que vinha sendo lentamente formada no mundo dos negócios. De um lado, empresas que buscam atuar de maneira mais humanizada e atenta ao impacto que têm no mundo. Para elas, o propósito de uma empresa é gerar valor para todos os envolvidos em suas atividades – acionistas, funcionários, fornecedores, parceiros, clientes e a comunidade. O lucro, essencial para manter a operação de pé, é consequência dessa boa gestão.
A humanização do marketing transformou em uma necessidade para qualquer negócio. Estabelecer interações que demonstram empatia e aproximam sua marca do público são essenciais para construir um bom relacionamento e aumentar as chances de fechar negócios durante ou após a crise.
Se a sua empresa tentar “empurrar” suas soluções sem estabelecer conexões humanas, sua marca poderá ser vista como oportunista ou insensível – e isso, com certeza, pode impactar no futuro.
Marketing Human to Human ou H2H
O Marketing Humanizado ou o Marketing Human to Human (ou H2H) é feito de pessoa para pessoa. A abordagem é construída na confiança da relação entre empresas e clientes a longo prazo. Muito mais do que atender e sanar as necessidades dos consumidores ou clientes, a empresa precisa “cuidar” para que o relacionamento tenha um rosto, um dono, uma voz que se apropria da marca e a torna próxima o suficiente para dar ao outro confiabilidade.
Humanizar os atendimentos é essencial dentro dessa estratégia, que é simples porque é um humano se conectando com outro humano.
Confira as quatro dicas fundamentais!
- Tenha em mente que humanização tem mais a ver com pessoas do que com vendas, isso fará com que valores como honestidade, verdade e empatia sejam evidentes em sua marca;
- Aproxime as pessoas da sua marca com histórias verdadeiras. As histórias geram identificação e interação;
- Entenda a “dor” do seu cliente, coloque-se no lugar dele e ofereça soluções. Resolva os problemas do seu consumidor;
- Cultive uma relação bilateral. Seja o melhor amigo do seu cliente e não apenas um mero “comprador” dos seus produtos ou dos seus serviços;
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