Planejar o marketing de conteúdo B2B é fundamental, pois nesse segmento qualquer ação sem uma estratégia bem definida se torna um verdadeiro “tiro no escuro”. Ter um plano de conteúdo é o mesmo que a sua empresa demonstrar que se importa com as necessidades do cliente, e que o objetivo principal é ajudá-lo como for possível por meio de soluções respondidas no conteúdo em si.
Ou seja, sem sombra de dúvidas, o conteúdo é uma peça-chave neste planejamento. Basicamente, a produção de conteúdo consiste em gerar materiais relevantes para o seu público, de modo que fortaleça a imagem e a reputação da sua indústria. Os formatos de conteúdo podem ser os mais variados, assim como as plataformas utilizadas para divulgar o que foi produzido para o consumidor.
Acompanhe este artigo para saber quais são as principais etapas do planejamento de marketing de conteúdo e como esta estratégia pode render ótimos resultados lucrativos. Confira!
Saiba as etapas do marketing de conteúdo B2B
Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo B2B é alcançar resultados sem precisar de impulsionamento ou mídia paga, seja em blogs, redes sociais, vídeos, webinars, ebooks, checklists, quizzes ou infográficos.
Atualmente, os sites de busca como o Google são utilizados cada vez mais por pessoas que estão interessadas em saber mais a respeito de um determinado produto ou serviço. Existem também aqueles que estão com alguma dificuldade e procuram nos buscadores as respostas. Assim, a estratégia de conteúdo da sua indústria pode ser construída para alcançar de maneira orgânica exatamente esse nicho de pessoas.
Quando o planejamento de conteúdo é bem elaborado e ainda acompanhado do inbound marketing, por exemplo, abre-se um leque de possibilidades para o crescimento do seu negócio. No entanto, antes de pensar na produção de conteúdo, é essencial realizar um planejamento estruturado deste trabalho. Confira a seguir as principais etapas deste processo.
- Pesquisa de Persona
Personas são perfis fictícios que representam o cliente ideal para a sua indústria. Elas servem para ajudar o seu negócio a alcançar seu público em um nível mais segmentado. É muito importante reforçar que a persona não é inventada, mas sim criada. Isso significa que ela é fruto de um trabalho de pesquisa e observação em vez de suposições e achismos.
Desta forma, veja alguns passos para fazer uma pesquisa da sua persona:
- Questionário – O questionário para a pesquisa de persona varia de acordo com o modelo de negócios da sua indústria. Mas, de modo geral, as perguntas devem ser feitas para construir um perfil de cliente ideal a partir da identificação de dados como sexo, idade, renda, localização, estado civil, hobbies, comportamento de consumo, interesses, entre outros.
- Segmentação – Após elaborar e aplicar o questionário da sua pesquisa nas personas, o próximo passo é identificar certos padrões nas respostas e, a partir daí, realizar a segmentação dos entrevistados para encontrar o perfil de cliente ideal.
- Criação – Depois de separar os entrevistados em grupos a partir das respostas que eles apresentaram no questionário, chega a hora de criar a persona que represente de fato cada um dos segmentos.
- Pesquisa de Assuntos
A pesquisa de assuntos é parte essencial de um trabalho de planejamento de marketing de conteúdo B2B. Por meio de uma boa pesquisa é possível encontrar referências, dados e informações relevantes para transformar em conteúdos para o seu público. Ou seja, por meio de pesquisas de referências, é possível ter insights valiosos para serem trabalhados dentro de sua marca.
Nesta pesquisa, é importante analisar a concorrência. Esse processo é importante em dois aspectos. Primeiro, por permitir comparar com seus concorrentes a qualidade dos textos que têm produzido, a linguagem que têm explorado e a escolha das imagens – o que leva a pensar em forma de melhorar sempre a qualidade do seu próprio material.
Além da análise da qualidade, também é uma forma de perceber assuntos importantes e que, por algum motivo, ainda não foram explorados pela sua indústria. Observar outros players do mercado ajuda a ter insights valiosos.
- Definição de Tipos de Conteúdo
A conquista entre marca e consumidor se baseia muito no entendimento da empresa sobre seu público. Por isso, é fundamental entender o que o cliente realmente quer saber. Afinal, a produção de conteúdo digital pelas marcas definiu a forma com que acontece a captação de novos clientes e a renovação dos já conquistados.
É preciso entender onde está o seu público e em que ambiente digital ele mais se sente confortável. Com isso é possível explorar corretamente o uso dessa plataforma, que pode ser redes sociais, blog posts, infográficos, vídeos, estudos de caso ou cases de sucesso. Este último exemplo, aliás, é um dos tipos de conteúdos mais interessantes para uma marca mostrar sua importância na relação com os clientes.
O estudo de caso é usado para exibir um case de sucesso, com detalhamento do problema e da resolução juntamente com o cliente escolhido. É um tipo de conteúdo que precisa ser extremamente transparente para poder dar autoridade à marca.
- Pesquisa de Pautas
A pesquisa de pautas, após uma seleção minuciosa dos assuntos a serem abordados, é mais técnica. Ela vai ser estruturada por meio de pesquisa das palavras-chave a fim de otimizar o conteúdo e obter mais acessos.
Palavras-chave são um dos fatores mais importantes para o ranqueamento das páginas na internet nos mecanismos de busca. Os robôs dos buscadores, como o Google, lêem todas as páginas existentes na web e contextualizam seu conteúdo por meio destas palavras-chave. Com isso, conseguem identificar se corresponde ao que foi procurado pelos usuários e qual a relevância dele para cada pesquisa feita.
- Principais Ferramentas de Conteúdo
Uma das principais ferramentas de conteúdo são as técnicas de SEO que, quando bem aplicadas, são responsáveis por gerar tráfego e autoridade para o site ou blog da sua indústria. Desta forma, entre estas metodologias aplicáveis estão as ferramentas de SEO.
O SEO (Search Engine Optimization), na sigla em inglês, é Otimização para Mecanismos de Busca. Quem usa o Marketing Digital e faz o planejamento de conteúdo, compreende que existem inúmeras estratégias para aumentar o fluxo de um site, e uma das mais conhecidas e eficazes, como citado, é o SEO. O método pode auxiliar o seu negócio a atingir as melhores posições nos buscadores, especialmente no Google.
Ideias de conteúdo para captar o seu cliente
Produzir conteúdo é um dos diferenciais mais interessantes para as marcas, principalmente para se tornar essencial para os consumidores. Esse processo acontece em razão da crescente facilidade de acesso à informação.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes em diversos aspectos que fogem às antigas e básicas decisões de preço e qualidade. Atualmente, o cliente busca conhecer a identidade da empresa por trás daquele produto, de onde vem a matéria-prima e até qual o processo de produção de determinado produto, por exemplo.
A partir de um bom conteúdo é possível construir o relacionamento com os potenciais clientes, renovar o interesse de antigos consumidores e, dessa forma, despertar o interesse real de conversão de novas vendas.
Nós, da Agência Tribo, criamos um método, o Método Tribo, pois acreditamos no potencial do marketing de conteúdo.
Somos uma Agência Digital que atua desde 2001. Com experiência e resiliência, nossa missão é contribuir para o crescimento das empresas e indústrias por meio do Marketing Digital de Performance.
Com profissionais renomados, criativos, ágeis e ousados, a equipe Tribo atende bem para atender sempre, seguindo o lema que usamos desde 2001: criar a solução exata onde as ideias não têm limites.
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