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  • Conversão, Marketing Digital
  • 20/01/2023

Melhore a comunicação com os seus leads e clientes utilizando marketing conversacional

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Sumário

Os vendedores de lojas físicas já sabem a importância de efetuar um bom diálogo com o cliente na hora de apresentar produtos e serviços, mas essa característica também é importante para o ambiente digital. Por isso, o marketing conversacional é fundamental para a empresa que deseja criar um relacionamento humanizado com o público.

O marketing conversacional veio para substituir processos burocráticos que o consumidor precisa fazer, em determinadas situações, para entrar em contato com a marca. Por exemplo, caso surjam dúvidas sobre o produto, o cliente precisa preencher um formulário e aguardar resposta da empresa, diferentemente do que acontece nessa estratégia.

Segundo a Drift, empresa de soluções tecnológicas pioneira em marketing conversacional no mundo, “experiências rápidas e autênticas são uma prioridade para empresas e compradores, pois os clientes querem melhores experiências digitais”. Por causa desse e de outros fatores, 8 em cada 10 entrevistados relataram ter essa solução no negócio. 

 

O que é marketing conversacional?

O marketing conversacional é uma estratégia utilizada para eliminar etapas do ciclo de vendas e aumentar as taxas de conversão, por meio de uma experiência de compra exclusiva e humanizada. Para isso, podem ser usados diálogos personalizados e automatizados.

Uma das principais características do marketing conversacional é a diminuição do tempo de espera por parte do consumidor durante o atendimento, pois as conversas são programadas para serem disponibilizadas imediatamente. Com isso, o cliente pode entrar em contato com a marca em qualquer hora do dia. 

Entre as vantagens do marketing conversacional, destacam-se:

  • qualificação eficiente de leads para o time responsável pelo fechamento das vendas;
  • envio personalizado de ofertas, cupons, dicas e outros conteúdos para o público, favorecendo o marketing de conteúdo;
  • atendimento em tempo real;
  • fidelização do cliente;
  • melhora na experiência digital do cliente;
  • otimização do atendimento;
  • escalabilidade no atendimento.

 

Essa estratégia de marketing tem como ferramenta principal o chatbot, onde o cliente pode simular uma conversa online como se estivesse teclando com um atendente humano. A tecnologia permite a criação de perguntas e respostas rápidas para a interação por meio de diálogos reais. 

Por falar em tecnologia, não há como implementar o marketing conversacional sem os recursos tecnológicos. Afinal, todo esse processo acontece no contexto digital — plataformas online, aplicativos, sites, softwares etc. Sem dúvidas, o ambiente virtual é onde as pessoas mais conversam quando não estão “cara a cara”. 

Bem, por que é interessante utilizar marketing conversacional? A resposta é simples: os compradores não querem gastar tempo para ter contato com a marca na jornada de compra. A agilidade é uma crescente na dinâmica da sociedade e isso aparece também no varejo. 

 

Estratégias de marketing conversacional

A personalização é a chave do sucesso no marketing conversacional

Uma das principais características do marketing conversacional é a personalização. Para isso, é necessário captar informações diversas para criar conversas que façam o cliente avançar nas próximas etapas de compra ou em outro objetivo definido pela empresa. Isso é feito, por exemplo, por grandes empresas de streaming, como Spotify e Netflix.

Com isso, o cliente recebe uma experiência de compra única. No entanto, a personalização precisa ir além de inserir o nome do cliente em uma mensagem de texto, pois, essa experiência precisa acontecer em todos os canais e, até mesmo, após o cliente clicar em um anúncio. Vale lembrar que o cuidado com a linguagem também é fundamental.

A inteligência artificial é uma aliada importante para a personalização do marketing conversacional. Por meio de ferramentas de IA, a marca consegue acompanhar o comportamento desde o primeiro acesso até o fechamento da venda. 

Os dados são captados e podem ser usados para criar uma estratégia consistente em todos os canais online. Afinal, a IA consegue analisar grandes volumes de dados com pouco ou nenhum suporte humano, dispensando a necessidade de manter grandes equipes atuando nesse processo. 

Leia também: Ferramentas essenciais de marketing digital

 

Quais as vantagens de usar chatbot?

O chatbot é importante para o marketing conversacional

A utilização do chatbot é uma das principais estratégias de marketing conversacional, pois consegue otimizar o tempo das equipes, mas sem diminuir a qualidade do atendimento — pelo contrário, os robozinhos podem oferecer um atendimento muito melhor em comparação com soluções não automatizadas justamente por utilizar dados.

Apesar de comum em sites, o chatbot pode ser utilizado em diferentes meios online, a exemplo das redes sociais, call center e e-mail. Mas para gerar resultados efetivos é necessário que os diálogos sejam mais próximos de uma conversa cara a cara, ou seja, é necessário “humanizar” para atender os clientes na internet. 

Com isso, os diálogos reais ajudam a criar conexão com o cliente, atraindo-o e engajando-o para as próximas etapas da jornada de compra e, até mesmo, para um atendimento com o atendente real da empresa. 

Além disso, vale a pena investir no chatbot pelas seguintes vantagens:

  • atendimento 24h por dia, 7 dias por semana;
  • capacidade de coletar dados dos usuários para aprimorar o sistema continuamente;
  • ajuda a desafogar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa;
  • agilidade no tempo de resposta;
  • aprendizado constante ao utilizar recurso de machine learning;
  • otimização nas equipes de trabalho responsável pelo atendimento;
  • atendimento personalizado.

 

Marketing conversacional no WhatsApp

É possível utilizar marketing conversacional no WhatsApp

Um dos aplicativos mais populares do mundo, o WhatsApp também pode ser utilizado como estratégia de marketing conversacional, sobretudo ao integrar chatbot específico para o app. Para isso, basta utilizar uma plataforma com o WhatsApp Business API.

Para o sucesso da estratégia, é fundamental definir qual será o objetivo do chatbot para o WhatsApp, afinal, há várias possibilidades de uso à disposição das marcas, como suporte ao cliente, qualificação de leads, entre outros. 

Entre as opções de uso do chatbot no WhatsApp está a integração do call-to-action que leve o cliente diretamente para o aplicativo, ao clicar em anúncios no Instagram. Dessa maneira, será possível integrar vários canais digitais e otimizar o contato do consumidor com a marca. Além disso, esse recurso oferece outras vantagens: 

  • plataforma online utilizada por mais de dois bilhões de pessoas em 180 países, aumentando significativamente o lance da estratégia;
  • atendimento em tempo real;
  • altas taxas de leitura;
  • evita filas no atendimento ao cliente em outros canais online.

Saiba mais: Pensar no contexto digital aumenta taxa de conversão

 

Marketing conversacional e as tendências do mercado

A inteligência artificial favorece o marketing conversacional

Segundo a Drift, 74% dos entrevistados que não contavam com o marketing conversacional afirmaram que desejam adicionar essa solução na estratégia de marketing. Apesar de ter sido divulgado em 2021, o relatório apresenta que essa tendência não ficará de lado por um bom tempo. 

Afinal, o entendimento das dores e desejos do cliente para criar um bom relacionamento permanece como um dos principais segredos para sucesso das estratégias de vendas. O que pode acontecer nos próximos anos é uma “atualização” das ferramentas utilizadas para o marketing de conversação — mas, a Drift já adiantou qual será!

Para os próximos anos, 74% acreditam que estarão automatizando, com auxílio de inteligência artificial, mais de um quarto das tarefas até 2027, incluindo o marketing conversacional.

No entanto, vale ressaltar que os diálogos criados para o marketing conversacional precisam se encaixar na linguagem do público-alvo, de maneira que seja o mais próximo possível de uma conversa entre cliente e o vendedor em uma loja física. Nesse caso, a IA ajuda a coletar dados para aprimorar a comunicação utilizada pela marca. 

Por falar em marketing, tecnologia e experiência do cliente, a Agência Tribo oferece soluções integradas para indústrias e empresas B2B conquistarem novas vendas. Acesse o site e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio.

 

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Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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