Aumentar a venda de produtos e serviços, ampliar a visibilidade da marca junto ao seu público-alvo, geralmente, são os principais objetivos das empresas, não é verdade?
Se a sua marca está presente na Internet, a mídia paga precisa fazer parte da estratégia de marketing para distribuir melhor o seu conteúdo.
Como o próprio nome sugere, a mídia paga consiste em uma estratégia de exposição dos produtos e serviços da empresa, em troca de pagamento. Trata-se de um investimento que envolve dinheiro – não é caro e pode ser muito efetivo!
Dos médios aos grandes empreendedores – todos podem investir nesse tipo de publicidade!
Pesquisas do setor indicam que investir em mídias pagas é uma estratégia adotada por 70% das empresas, sendo que no mesmo período do ano passado, o índice foi 63%.
Ainda de acordo com essas pesquisas setorizadas, os principais objetivos ao investir em mídia paga continuam sendo aumentar a visibilidade da marca (78,4%) e vender produtos ou serviços (65,9%).
Facebook e Google: as duas principais mídias pagas da Internet
Uma forma de potencializar o desempenho da estratégia de Marketing de Conteúdo, é combiná-lo com investimento em mídias pagas. Um total de 74,9% das empresas investem em Facebook Ads e 59% em Google Adwords – que por sinal, no dia 24 de julho, passou a se chamar Google Ads.
A mudança do nome para Google Ads é fruto de um processo de “rebranding” que atinge todas as plataformas de anúncios do Google, com a promessa de focar na melhora contínua em relação à experiência dos usuários na rede, e consequentemente, na relação entre eles e as marcas que estão online.
O Google Ads entrou em funcionamento de forma automática para todos os atuais usuários do Google Adwords sem ter sido necessária nenhuma ação por parte dos gestores da campanha.
O fato é que tanto o Facebook como o Google, são as duas maiores empresas da Internet que disponibilizam formas de propaganda com investimento que não exige capital alto. As duas organizações lideram esse ranking em razão de alguns dados concretos, o Facebook com quase 100 milhões de usuários ativos mensais no Brasil, e no caso do Google, a famosa frase “dá um Google” já deixa claro sua popularidade e porque é o número um do momento em pesquisas na Web.
Tendo isso em vista, a Tribo recomenda investir nestas duas mídias de uma maneira mesclada, dentro do Pacote MKT360º – uma solução Tribo em Marketing Digital para acelerar os negócios da sua empresa!
Um dado interessante para investir nas duas plataformas de anúncios é que, a marca se torna capaz de atingir potenciais clientes em diferentes condições para o consumo, por ser uma rede social, por exemplo, o usuário do Facebook acessa a conta sem necessariamente desejar comprar algo de imediato.
No entanto, esse movimento não significa que a plataforma não seja eficiente para gerar, de fato, as vendas, o próprio usuário que navega nessa rede social ainda não sabe que quer algo, mas pode ser impactado por um dos anúncios de sua marca, ou seja, este usuário está na fase inicial do processo de compra e pode começar a avançar rumo à aquisição.
Também é válido informar que no Facebook Ads, o Instagram Ads é parte integrante das campanhas e pode alcançar uma fatia de público maior. No Google Ads, o usuário já está pesquisando um determinado produto ou serviço e, provavelmente, ele já está pronto para a aquisição. A combinação das duas abordagens nas duas plataformas diferentes pode resultar na conversão real de vendas.
Anunciar no Facebook: entenda os bons motivos
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- Investimento acessível: Em comparação com as mídias tradicionais – como jornal ou rádio – investir no Facebook é relativamente barato. O interessante é que o empresário pode escolher a quantia de dinheiro que pretende gastar. Claro, quanto maior o investimento, maior o alcance, mas o valor não é absurdo. Com uma quantia acessível, por exemplo, é possível impulsionar publicações e ter resultados expressivos;
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- Telas: Ao criar um anúncio no Facebook é possível escolher o dispositivo que você pretende anunciar – tablet, smartphone ou desktop. Pode ser apenas em um deles ou em todos, quem escolhe onde a publicação irá ser vista é quem paga, o que facilita a sua marca a ser encontrada em diversos dispositivos;
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- Formatos: No Facebook, os formatos disponíveis para os anúncios mostram a publicidade de uma maneira sutil sem parecer invasiva. Um ponto bastante positivo!;
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- Segmentação: A rede social apresenta a opção de segmentar o anúncio e encontrar o perfil de personas que a sua empresa procura. A segmentação pode ser feita por diferenciações de localização do usuário, sexo, idade e interesses, por exemplo. Encontrar o nicho é importante para o desempenho do anúncio – para que ele encontre a audiência qualificada que sua empresa procura;
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- Campanhas: Uma das vantagens dos anúncios no Facebook é a possibilidade em escolher qual resultado sua empresa quer atingir: cliques no site, conversões em vendas, aumentar o número de seguidores, entre outras opções interessantes que podem atender aos objetivos da campanha publicitária da sua marca;
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- Resultados: Os relatórios oferecidos pelo Facebook são poderosas ferramentas para analisar as métricas o tempo todo para mensuração dos resultados;
Anúncios no Google: alcance e qualidade no tráfego são as principais vantagens
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- Alcance: Detentor de 90% do tráfego de pesquisa, o Google é o maior buscador, por isso, consegue atingir os mais variados perfis de usuários interessados em uma busca específica;
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- Desempenho: Ao anunciar nesta plataforma, o Google fornece relatórios completos sobre o desempenho das campanhas, além do comportamento dos clientes em potencial;
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- Qualidade no Tráfego: Ao ostentar o status de número 1 no ranking de buscadores, nenhum outro concorrente tem o poder de alcance do Google. Com todo o volume de usuários pesquisando e fornecendo informações de seus interesses, o Google utiliza essa base de dados do comportamento do usuário na rede e interliga à plataforma do Google Ads;
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- Controle: Uma das vantagens do serviço de links patrocinados do Google é que o empresário tem total controle de suas ações e escolhas da campanha publicitária;
A Agência de Marketing pode gerenciar mídia paga da sua empresa com expertise
Economia de tempo, essa é uma das principais vantagens em delegar certas tarefas de marketing à uma agência. Seus colaboradores ganham tempo para focarem no aprimoramento do produto, serviço ou atendimento, mas essa não é a única vantagem. As plataformas de mídia vivem em constante atualização, com transformações não só no layout, mas também em certas funcionalidades e ferramentas, desta forma, o profissional de uma agência tem seu foco voltado exclusivamente ao gerenciamento de mídia de uma campanha e está em constante atualização – exatamente o perfil de trabalho da Tribo!
A história da Tribo se mistura com a própria evolução da Internet e com as diversas facetas que o Marketing Digital foi alcançando no decorrer dos tempos. Fundada em 2001, a Tribo tem se destacado como uma das principais agências especializadas no universo digital do mercado!
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