A indústria é um segmento com muita concorrência, por isso a necessidade de diferenciação entre as estratégias de Marketing Digital se faz essencial. Há muitas formas de fazer diferente, e o Inbound Marketing para indústria, por exemplo, é o primeiro passo para que a sua empresa seja destaque no universo digital e, consequentemente, conquiste relevância e autoridade no mercado onde atua.
Na Agência Tribo, o Inbound Marketing é assunto sério. Criamos o Método Tribo em que esta estratégia de Marketing Digital ganha destaque.
Neste artigo, pretendo explicar o impacto positivo do Inbound Marketing para a Indústria. Redução de custos, facilidade de analisar os resultados, além da geração de negócios são alguns bons impactos do inbound para a sua indústria. Acompanhe o texto até o final.
Antes de iniciar a explicação, é preciso entender o que é essa estratégia. O Inbound Marketing para Indústria é uma ferramenta para atrair e conquistar novos clientes em potencial, ou seja, que tenham interesse em adquirir seus produtos e serviços. Esses consumidores também são chamados de leads B2B.
Lead é o nome que se dá a um cliente em potencial e B2B se refere às vendas do tipo Business-to-Business, ou seja, quando ocorre entre duas empresas. De um modo geral, as estratégias de Inbound Marketing se referem às ações online que têm, entre suas principais bases, o marketing de conteúdo.
Por que o Inbound Marketing para indústria dá resultado?
Uma estratégia de inbound bem planejada e bem executada vai captar potenciais clientes por meio de geração de leads qualificados. De forma permissiva por parte do consumidor, ele chega até a sua indústria por ter interesse no assunto, no serviço ou produto que ela oferece.
Quando se fala em estratégias B2B, foco e esforços devem estar alinhados ao público-alvo, mas a atuação deve atrair perfis (ou personas) além dele. Com foco em contatos na indústria, o conteúdo tem maior potencial para informar e educar.
É também uma oportunidade para a indústria compartilhar as soluções que promove, falar das carências do mercado, trocar ideias sobre gestão e mostrar estratégias de conteúdo que tenham impactos positivos.
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Inbound Marketing para Empresas B2B
O Inbound Marketing trabalha no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva e automatizada nas empresas B2B.
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O maior resultado que o Inbound Marketing propõe é comunicar e criar relacionamento de forma mais leve e permissiva, em que a sua indústria é vista sem parecer anúncio ou publicidade. Desta forma, o relacionamento com o consumidor já começa quando ele tem interesse na indústria, aumentando as chances de conversão em vendas.
Inbound Marketing para potencializar resultados da indústria
Para potencializar os resultados da sua indústria, o Inbound Marketing tem uma série de vantagens para que a sua marca atraia o cliente certo para os seus negócios. Confira!
- Captação de Leads Qualificados
O Lead vem, de maneira geral, por meio de uma Landing Page, uma página na qual são solicitados alguns de seus dados pessoais, como email e nome, para que tenha acesso a conteúdo ou ofertas exclusivas. O inbound faz esse caminho.
Captar leads é essencial para o funil de vendas da sua indústria, além de ajudar a conhecer melhor o perfil do seu público consumidor. Com isso, se torna possível segmentar os seus clientes e desenvolver uma linguagem apropriada para cada usuário. Esse tipo de abordagem é essencial para que ele se torne um cliente final no processo.
- Redução de custos
O Outbound Marketing, também conhecido como marketing tradicional, é o oposto do inbound. Este “velho marketing”, o Outbound Marketing, é qualquer tática que “empurra” produtos ou serviços para os clientes.
O inbound, ou o “novo marketing”, pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva. Ao invés de “empurrar” um serviço ou um produto, o objetivo principal dessa metodologia, no mundo do marketing e dos negócios, é criar valor para a sua marca. Por isso, muitos o chamam também de marketing de atração.
Na prática, isso quer dizer que, no Inbound Marketing, quem vem atrás do seu produto ou serviço é o cliente. Essa estratégia é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento da criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público específico, utilizando táticas de marketing online.
Ou seja, enquanto investir em outbound pode ser muito caro para alcançar um grande público, no inbound é possível atingir o público certo com o efeito desejado considerando um custo bem menor.
- O Marketing é mensurável
Nos tempos de outbound os dados sobre os resultados das ações não eram verossímeis. Nem mesmo as pesquisas de mercado feitas por entrevistas aos consumidores seriam capazes de dizer tanto sobre o seu negócio com precisão.
No inbound, as ferramentas como Google Analytics, RD Station Marketing, além das campanhas digitais segmentadas em mídias pagas como Google AdWords, Facebook Ads e LinkedIn Ads, oferecem recursos para estabelecer métricas, analisar os resultados e fazer o planejamento das ações em marketing de forma muito mais eficaz e com investimentos muito menores que no marketing tradicional.
- Atrair potenciais clientes ainda não prontos para a compra
Com todas as ferramentas que o Inbound Marketing disponibiliza, a fidelização de um cliente se torna mais fácil. É como no caso das indústrias que possuem uma estrutura de aftermarketing (pós-venda) e que têm informação do tipo, modelo, número de série e data da compra do equipamento.
Desta forma, parece uma boa estratégia o uso do email marketing a fim de alimentar uma relação saudável com o seu público.
Neste caso, sua indústria pode enviar o email automatizado para ações como:
- comunicados de treinamentos específicos segmentado por tipo de produto;
- boletins informativos sobre o produto adquirido;
- orientações técnicas sobre o produto;
- aviso antecipado de renovação do contrato de garantia do produto.
- Criar uma base de relacionamento com o fim dos cookies
Como já abordei o fim dos cookies no blog da Tribo, esta mudança irá limitar um dos principais recursos utilizados por anunciantes na publicidade digital: os anúncios personalizados individualmente.
Cookies são pequenos arquivos que servem para te rastrear na Internet, ou seja, para registrar dados da sua navegação como os sites que você visitou, as palavras que digitou, o que pesquisou e até por onde seu mouse passou. Praticamente tudo que você fez naquela janela.
Com o fim deste rastreamento, se a sua indústria depende disto para se aproximar dos seus clientes, esta prática deve chegar ao fim o quanto antes. Com a mudança na mentalidade das indústrias e com esta reformulação no Google Chrome, é importante que as marcas estabeleçam relações diretas com os consumidores. E, neste sentido, o Inbound Marketing é capaz de criar uma base de relacionamento mais sólida com o seu consumidor.
Agência Tribo
Somos uma Agência Digital desde 2001. Com experiência e resiliência, nossa missão é contribuir para o crescimento das empresas e indústrias por meio do Marketing Digital de Performance.
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