O Google Tag Manager no WordPress é um exemplo em que, dentro de um site, as tags são utilizadas para que seja possível fazer um acompanhamento do comportamento do usuário, identificando as principais ações realizadas na página.
Esse tipo de ferramenta é útil porque, ao entender o que o usuário faz no site, conseguimos melhorar tanto a navegação quanto a experiência do usuário. E como as tags funcionam? Elas são um código HTML que o administrador ou programador do site adiciona ao código-fonte.
Neste artigo, vou te explicar sobre as principais tags do marketing, as funcionalidades do Google Tag Manager no WordPress e o que é o GTM Server-Side.
Continue a leitura e confira!
3 principais tags do marketing
No marketing digital as tags são extremamente importantes, pois permitem a avaliação e mensuração dos resultados que obtemos com nossas estratégias e campanhas online.
Abaixo, vou falar sobre as definições das três principais tags do marketing, muito utilizadas pelos negócios digitais.
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Remarketing
As tags de remarketing são as que identificam e organizam os usuários que já tiveram algum contato com a marca. Elas possibilitam o direcionamento de anúncios que os convidem a acessar o site novamente.
O remarketing é muito efetivo, justamente porque atinge pessoas que demonstraram interesse pelo que você oferece em algum momento prévio mas ainda não efetuaram uma compra.
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Conversão
As tags de conversão, por outro lado, registram todas as pessoas que adquiriram algum produto no seu site após clicarem em um anúncio criado no Google Ads. Elas mostram o perfil desses clientes.
Por meio dessas tags também sabemos qual foi o tempo de permanência em uma página específica e verificar a geração de leads, ou seja, quais usuários que executaram alguma ação e forneceram seus dados de contato.
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Google Analytics
A tag do Google Analytics 4 (GA4) é um snippet de JavaScript usado para coletar dados do seu site e enviá-los à página do GA. Com isso, você consegue monitorar todo o comportamento dos internautas dentro do seu site.
O Google Analytics nos fornece informações mais detalhadas, como a data, a região, o horário e por meio de quais dispositivos o seu site foi acessado. Seu uso possibilita o monitoramento e a análise de páginas, sendo a ferramenta mais utilizada no mundo para esses fins.
Funcionalidades do Google Tag Manager no WordPress
O Google Tag Manager é uma ferramenta que traz maior autonomia para o acompanhamento das métricas em um site. Ela automatiza e gerencia o trabalho de inserir as tags, configurando vários pontos de monitoramento com mais agilidade.
Além disso, o Google Tag Manager também oferece suporte para aplicar as tags de remarketing do Google Ads e do Facebook Ads. É, ao mesmo tempo, uma plataforma de gerenciamento de tags que garante mais produtividade.
Embora as tags precisem ser instaladas em cada página do site de forma individual, o Google Tag Manager faz com que isso seja feito com mais eficiência. Você só precisa adicionar o código no GTM no seu site do WordPress e, a partir de então, tudo será feito pelo site da ferramenta.
Sabemos que o WordPress é o CMS mais recomendado e utilizado pelas empresas. Por isso, instalar o Google Tag Manager no WordPress é fundamental para a assertividade das estratégias digitais do negócio.
GTM Server-Side
Antes de mais nada, precisamos entender como funciona o Google Tag Manager Server-Side. Em geral, quando digitamos uma URL no navegador, ele se conecta a um servidor na internet e faz o download de alguns arquivos (HTML, CSS e Javascript).
O navegador interpreta esses arquivos para que possamos ver o site. As tags ficam justamente nesses arquivos. Após executar as tags e coletar as informações necessárias, o navegador envia os dados para o Google, o Facebook e os outros servidores principais de rastreamento.
Com o uso do Server-Side Tracking, não existe essa última conexão entre o navegador do usuário e os servidores do Google Ads, Facebook Ads etc. Então, o dono do site cria o próprio servidor de rastreamento independente que vai se conectar às ferramentas de análise.
Com isso, os navegadores dos usuários enviarão as informações coletadas ao servidor próprio da empresa. Dentre as vantagens de usar o GTM Server-Side no seu site, podemos mencionar:
- mais controle sobre o envio de dados aos fornecedores de tráfego;
- expiração do cookie no navegador Safari prolongada;
- menor impacto de Adblockers;
- melhorias no processo de carregamento da página;
- melhor desempenho do site;
- mais segurança para os visitantes.
O fim dos cookies
Recentemente, o método tradicional de coleta dos dados vem sendo criticado por autoridades que estão preocupadas com o tratamento e a segurança dos dados dos usuários.
Os próprios internautas já estão mais atentos ao fornecer seus dados no ambiente digital. Esse método é baseado nos cookies, que serão desativados em 2023 e farão com que as empresas invistam em novas estratégias.
Com a possibilidade do fim dos cookies, o Google Tag Manager tem sido uma alternativa para prolongar a vida deles, além do próprio Google Analytics 4 que também “abraça” toda essa dinâmica, já que, como citado, as duas ferramentas são serviços de monitoramento de marketing digital.
Na realidade, o que virá depois dos cookies é ainda um mistério, porém a mudança mostra que o marketing digital está sempre se atualizando e precisa ser repensado todo dia!
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