No universo digital, existem ferramentas essenciais de marketing digital que podem impactar positivamente nos resultados dos negócios B2B.
As ferramentas de marketing são essenciais porque elas contribuem para entender as demandas de uma empresa ou indústria e, assim, ser possível traçar boas estratégias comerciais.
Outra boa notícia é que as ferramentas de marketing digital são escaláveis e colaboram na gestão de conteúdo, na definição de metas estratégicas, na possibilidade de medir o comportamento de quem busca o serviço ou produto de uma empresa ou indústria, entre outras finalidades.
De um modo geral, as ferramentas de marketing facilitam a entrega das informações, automatizam processos simples do dia a dia.
Dessa forma, implementar determinadas ferramentas contribui para acelerar as estratégias de maneira mais assertiva. Como, por exemplo, ter acesso a dados segmentados, organizar fluxos, melhorar o relacionamento e a jornada do cliente, como também, criar campanhas e manter o planejamento em ordem e visível para todos.
É grande o número de ferramentas de marketing disponíveis no mercado. Cada uma é designada para um propósito, que se bem empregada ao planejamento, contribui para alcançar os objetivos de marketing de forma mais clara, simples e objetiva.
Neste artigo, quero trazer 05 dessas ferramentas essenciais de marketing digital, acompanhe!
Ferramentas de marketing digital mais usadas no Brasil
Como já expliquei, à medida que as empresas enxergam o marketing digital como alternativa para gerar mais oportunidades de negócio, surge a necessidade de tornar mais ágeis – e eficientes – os processos realizados nessa estratégia como a produção de conteúdo, geração de Leads, relacionamento com os potenciais clientes, entre outros.
É nesse cenário que cresce a demanda pelo uso de ferramentas: elas vêm para automatizar diversas tarefas manuais que acabam tomando muito tempo de execução e dificultam a priorização de atividades mais estratégicas. Com as ferramentas, é possível lidar com um grande volume de informação, acelerando os processos e, com isso, alavancando resultados.
Abaixo, as principais ferramentas:
- Análises – Google Analytics 4 (GA4)
O Google Analytics 4 (GA4) é a versão mais recente da ferramenta lançada há 15 anos. Trata-se de um serviço de monitoramento de marketing digital. Uma das principais funções é o de coletar dados de acesso, comportamento e navegação em sites e aplicativos por meio de códigos de rastreamento e organizar essas informações em relatórios diversificados.
O GA4 é o novo padrão, recomendável que já esteja implementado nos sites.
Essa ferramenta é considerada uma peça essencial dos sites, afinal, como diz a famosa citação do estatístico William Edwards Deming, “não se gerencia o que não se mede”. De um modo geral, a ferramenta no site significa muitos benefícios, confira:
- Conhecer a origem das visitas no site: Conhecer a origem dos visitantes do seu site é essencial para otimizar as campanhas ou direcionar a estratégia de marketing digital. Afinal, existem diversas fontes de aquisição como URL, anúncios, banners, backlinks, busca orgânica ou redes sociais e é preciso saber a origem para melhorar as estratégias;
- Saber o perfil dos visitantes: A ferramenta traz informações que permitem conhecer o perfil das pessoas que chegam ao site por meio de dados demográficos, por exemplo. Também é possível segmentar os usuários de acordo com idioma, idade, sexo e até seus interesses. Essas informações ajudam na descoberta se o conteúdo está atraindo as pessoas certas e, assim, conhecê-las melhor;
- Descoberta dos canais que mais convertem: De uma maneira bastante intuitiva, o Google Analytics fornecem dados ricos sobre os canais para descobrir oportunidades e entender melhor a audiência;
- Conteúdos com melhor desempenho: Nos relatórios do Google Analytics são listadas as páginas do site com maior desempenho. Isso permite descobrir quais são os conteúdos com melhor perfomance de acordo com o tráfego, permanência e conversão, por exemplo.
Com a nova versão, essa atualização e nova estrutura contribuem a descobrir insights e melhorar o desempenho para gerar crescimento dos negócios. Veja o que muda na prática de maneira geral:
- Inteligência Artificial: A Inteligência Artificial da ferramenta irá ajudar automaticamente as tendências nos dados, otimizando as estratégias. O GA4 apresenta mais insights preditivos, o que permite a criar “públicos” para alcançar as pessoas com maior probabilidade de conversão ou com perfil de ticket médio maior, incrementando o ROI (Retorno sobre o Investimento).
- Mensuração: O GA4 fornece uma compreensão holística das jornadas do cliente. O interessante é que ele é capaz de rastrear a jornada de compra em todos os canais que o cliente interage, atribuindo tudo ao mesmo usuário. Além disso, ele também tem uma melhor integração com o Google Ads.
- Barra de pesquisa aprimorada: A barra de pesquisa usa aprendizado de máquina de inteligência artificial para fornecer as melhores respostas às perguntas em tempo real.
- Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) – WordPress
Como já escrevi algumas vezes neste blog, na Tribo, todos os clientes são orientados a escolher o WordPress como o CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo). Um dos motivos é que essa plataforma é SEO-friendly. O WordPress possui muitos recursos que estão de acordo com as melhores práticas de SEO que fazem diferença real no ranqueamento e visibilidade orgânica.
Ter um WordPress SEO-Friendly é essencial para atingir bons resultados nos buscadores. Existem alguns recursos entre as ferramentas de SEO que são ótimos aliados na otimização do site.
Com eles, é possível fazer análises voltadas para link building, otimização, monitoramento de palavras-chave e muitas outras funções. A Tribo utiliza o Semrush, uma das ferramentas de otimização mais completas que permitem medir uma série de dados.
- Semrush: saiba os benefícios da ferramenta Semrush
Vale dizer que esse software é um dos melhores para fazer pesquisas estratégicas de uma campanha de marketing e ter dados que possibilitam potencializar conteúdos e até mesmo automatizar processos.
Ao utilizá-lo, por exemplo, é possível encontrar as melhores palavras-chave para o blog, analisar o desempenho dos sites concorrentes e saber o caminho mais fácil para a tão sonhada primeira posição na SERP do Google. SERP é o resultado apresentado pelo buscador quando o usuário inclui o termo de busca na caixa de pesquisa e aperta o “enter”. Ou seja, é a página que traz as informações e links relacionados ao que foi procurado.
Principais funcionalidades do Semrush
- Análise de domínio: Com essa funcionalidade, é possível conseguir os números mais importantes para uma estratégia e sobre o domínio de um concorrente. Além de identificar o tráfego orgânico, acessos pagos, quantidade de backlinks para o domínio. Existem outras métricas também como o custo médio que o tráfego orgânico teria se fosse pago e as principais palavras-chave que levam as pessoas ao site.
- Análise de palavras-chave: As palavras-chave são as que rastreiam o site por meio das buscas do Google. O Semrush analisa quais as keywords geram tráfego orgânico para o site, o que ajuda (e muito) a entender como os usuários chegam até um determinado conteúdo. A partir desta ferramenta, é possível descobrir quais buscas foram feitas, por exemplo, no Google e quais são as mais qualificadas e importantes para um determinado negócio.
- Análise de Ads: O Semrush oferece um panorama sobre o desempenho de cada anúncio realizado por uma campanha.
Resumidamente, os benefícios da ferramenta Semrush envolvem:
- Volume de buscas de palavras-chave relacionadas a um determinado negócio;
- Custo por clique de anúncios pagos;
- Dados de SERP, que é a colocação de um site nas buscas do Google;
- Dados de tráfego e conversão dos concorrentes.
- SEO – Google Search Console
Ainda sobre SEO, vale a pena falar sobre Google Search Console. Com os seus relatórios e funcionalidades, a ferramenta permite analisar o tráfego do site, conferindo o desempenho em pesquisas. Um dos principais objetivos é o de auxiliar no monitoramento e na resolução de problemas relacionados à presença de um site nos resultados das pesquisas realizadas por meio do Google.
Ou seja, é uma ferramenta que fornece informações valiosas pois permite o que funciona em um site e o que pode ser melhorado. Desta forma é possível:
- Confirmar se o Google encontra o site;
- Observar como o Google “lê” as páginas;
- Corrigir problemas de indexação;
- Visualizar dados de tráfego;
- Mostrar quais sites possuem links para o site da empresa;
- Oferece mudanças importantes de SEO, melhorando o rankeamento das páginas.
- Landing Page – RD Station
Quando um usuário pesquisa por um determinado assunto no Google, o visitante clica no link patrocinado ou no banner e é redirecionado a uma página que tem tudo a ver com a sua busca. Esta página encontrada é a famosa “Landing Page” ou, em uma tradução livre, página de entrada ou página de aterrissagem. Ou seja, a Landing Page é uma página criada com um único objetivo: a conversão. Existem diversas ferramentas que ajudam na criação das Landing Pages. A Tribo utiliza RD Station.
Além da LP, que é uma estratégia essencial, a ferramenta disponibiliza inúmeras soluções. Além de uma ferramenta, é possível acompanhar todo o fluxo – do planejamento à prática.
De uma maneira geral, a ferramenta utiliza tecnologia para automatizar processos do marketing digital, integrando as principais ações que ajudam a traçar uma estratégia de marketing digital de alta performance.
A lista de recursos que o RD Station oferece é grande, os principais são:
- CRM;
- Lead scoring;
- Lead tracking;
- Fluxos de nutrição;
- Relatório de campanhas;
- Gestão de mídias sociais;
- Automação de marketing;
- Busca de palavras-chave;
- Envio de e-mail marketing;
- Segmentação de bases de leads.
A ferramenta é pensada para que fosse mais simples planejar uma estratégia para atrair visitantes, convertê-los em leads qualificados e se relacionar ao longo da jornada de compra.
Desta forma, o RD Station usa como base o funil de vendas sendo organizado em seções correspondentes que são:
- Dashboard;
- Atrair;
- Converter;
- Relacionar;
- Analisar.
Cada uma dessas seções conta com funcionalidades e possibilidades diferentes para que seja possível abranger o prospect em todas as etapas do funil.
Agência Tribo
Somos uma Agência Digital que atua desde 2001. Com experiência e resiliência, nossa missão é contribuir para o crescimento das empresas e indústrias por meio do Marketing Digital de Performance.
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