Featured snippets podem mudar o jogo ao seu favor ao destacar o conteúdo do site da sua empresa para a palavra-chave utilizada por seu ICP (Ideal Customer Profile, ou Perfil Ideal de Cliente).
Tanto faz o formato do conteúdo da sua página (blogpost, landing page, institucional ou FAQ). O importante é que ele responda diretamente ao que foi pesquisado pelo usuário.
Featured snippets não são algo exclusivo do Google. Todos os buscadores contam com essa facilidade aos leitores. Então, ao estruturar os conteúdos das suas páginas web pensando neste recurso, sua empresa B2B ou indústria dará largos passos em direção ao aumento do tráfego orgânico.
Isso é importante quando estamos falando de B2B, afinal, a maioria das pessoas que navegam pela internet são clientes finais. Além disso, o profissional que compra recursos para a empresa ao qual trabalha normalmente já tem conhecimento sobre o produto e a precificação vigente no mercado — e, por isso, não costuma fazer esse tipo de pesquisa no Google.
Quer saber mais sobre colocar um conteúdo da sua empresa como featured snippet? Foi para isso que preparei este conteúdo.
Acompanhe o artigo e confira!
O que é featured snippet
Featured snippet são blocos de textos que aparecem em resposta a uma pergunta feita em um buscador. Existem para apresentar o conteúdo para quem pesquisou sem que a pessoa precise clicar no link da SERP.
Para o leitor, a vantagem é na obtenção da resposta mais rapidamente. Enquanto isso, para o site que hospeda a informação, o benefício está em não precisar estar na primeira página para ter seu conteúdo destacado como snippet.
Quer dizer, é óbvio que quanto mais autoridade um domínio tiver (assim como quanto melhores forem as avaliações das páginas do site no PageSpeed Insights), mais facilmente ele terá seus conteúdos transformados em feature snippets da SERP.
Todavia, o que quero pontuar aqui é que os algoritmos dos buscadores consideram inúmeras variáveis para classificar as páginas, enquanto que para formular snippets eles só olham para o conteúdo.
Os principais tipos de featured snippets são: texto, lista, tabela e item.
O que é snippet de texto
São snippets que contém um texto corrido, como parágrafo. São ideais para responder à pesquisa com algum grau de contextualização ou profundidade.
O que é snippet de lista
Para organizar e mostrar um snippet de lista, o buscador olha para as tags “ul” e “ol” — unordered list e ordered list, respectivamente — do código-fonte de página e as relacionam com a heading tags para contextualizar. Ficou difícil?
Para webdesigners está fácil, mas caso você não entenda esta linguagem, pense no seguinte: não adianta escrever um conteúdo em formato de lista sem “codificá-lo” como tal. Essa “codificação” é feita no HTML da página.
Então, imagine que sua página tem subtítulos ordenados. Por exemplo:
- coloque todos os itens no liquidificador;
- bata por 5 minutos;
- acrescente o açúcar;
- …
Cada um desses subtítulos precisa estar formatado com a tag “ol” para que os buscadores, ao lerem o conteúdo da página, saibam que se trata de uma lista ordenada.
Já a tag “ul” (unordered list) se refere a listas não ordenadas, ou seja, bullet points.
O que é snippet de bullet point
São blocos de textos formatados como listas não ordenadas que o algoritmo dos buscadores identifica e exibe diretamente na SERP. Confira a seguir um exemplo para a palavra-chave “tipos de marketing”:
- Marketing Digital;
- Marketing Multinível;
- Inbound Marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- Marketing Viral.
Percebe como não existe uma ordem entre os itens acima? Trata-se, portanto, de listas não ordenadas, que acabam se configurando como bullet points.
Acontece que não adianta, simplesmente, digitar um hífen (-) à frente de cada um dos itens, pois os buscadores o lerão como um hífen de fato. O correto é formatá-lo no CMS do site com o formato de lista desejado.
O que é snippet de tabela
Da mesma forma que é possível formatar um conteúdo como lista, o editor também pode formatá-lo como tabela.
Ao proceder dessa forma, o profissional categoriza a informação da forma correta e possibilita que os buscadores compreendam que aquele trecho específico diz respeito a uma tabela.
Então, pode acontecer de o conteúdo se tornar um featured snippet. Mas, não é só sair formatando textos como listas ou tabelas sem seguir um critério. Os trechos precisam fazer sentido à pergunta feita pelo internauta no buscador.
Veja, a seguir, o que é preciso considerar se quiser que os conteúdos das suas páginas fiquem na posição zero.
Como criar featured snippets para B2B de forma fácil
A maneira mais fácil de criar conteúdos que se tornem featured snippets é responder o mais diretamente possível à pergunta feita. Leitores da internet têm pressa (especialmente os que trabalham num departamento de compras) e os buscadores sabem disso. Inclusive, os snippets são uma solução que atende diretamente a este comportamento urgente dos usuários.
Portanto, se você pretende ranquear uma página para a palavra-chave “ferramentas industriais em aço”, não precisa contar a história do aço. Essa subjetividade não é o que os compradores B2B procuram, o que, consequentemente, impossibilita que o seu conteúdo se torne snippet.
Agora, resgate os tipos de snippets que detalhei acima (texto, lista, bullet points e tabela) e confira como distribuir os conteúdos nesses respectivos formatos corretamente.
Texto
Os parágrafos, como já é de conhecimento da maioria dos internautas, são agrupamentos de frases. Para ter um snippet de parágrafo nos buscadores, é fundamental que o conteúdo que responde à palavra-chave tenha até 50 palavras.
Lista/bullet point
O mais comum é vermos featured snippets de lista e de bullet points com algo entre 4 e 6 itens. Porém, o máximo é de 8 itens.
Isso não significa que seu conteúdo não pode ter mais do que oito. Significa, apenas, que o leitor vai precisar clicar no seu link para ver do nono item da lista em diante. Ou seja, coloque as informações mais importantes no início.
Tabelas
Ao formatar uma tabela, tenha em mente que — se o seu intuito é que aquele trecho se torne um bullet point — ela não pode ter mais do que nove linhas e três colunas.
Como escrever conteúdos B2B para featured snippet
A seguir, quero pontuar recomendações práticas. Então, a metodologia para escrever um featured snippet para empresas B2B é a mesma daquela para empresas B2C.
Quando falamos de negócios (mais especificamente de conteúdo que geram negócios), os textos publicados devem fazer parte de uma estratégia de marketing de conteúdo. É uma excelente maneira de educar o potencial cliente, mostrando como os produtos da marca se propõem a resolver uma dor da persona.
Por isso, os conteúdos precisam, além de fazer sentido para o público-alvo, ser capazes de gerar novos negócios para a empresa. Não necessariamente de forma direta — como se fosse um canal de vendas — mas de uma maneira que aumente o brand awareness da marca.
Isso porque antes de comprar, por mais que os clientes B2B já conheçam bem o ecossistema do produto, caso eles tenham alguma dúvida genérica ou ampla demais, é para o Google que eles vão.
Essas dúvidas podem ser gerais (exemplo: “pode ligar a máquina X em um filtro de linha?”) ou mais específicas (exemplo: “qual a melhor máquina para costura industrial?”).
E agora? Como saber o que eles andam pesquisando? Existem algumas maneiras bem eficazes. A seguir, destaco as duas mais fáceis e acessíveis.
As pessoas também perguntam
Ironicamente, a seção “as pessoas também perguntam” aparece na SERP como um featured snippet. Mas no assunto deste artigo, quero destacar seu uso como forma de saber… bem… o que as pessoas também perguntam.
Não tem como impulsionar um conteúdo no Google Ads para ele aparecer nesta seção. Portanto, tudo o que você vir nela, é resultado de uma seleção algorítmica baseada no volume que o buscador recebe tais perguntas.
Por isso, não negligencie o potencial deste recurso.
Answer The Public
Esta é uma ferramenta igualmente relevante na descoberta do que um público-alvo pesquisa na internet a respeito de um produto ou uma dor. Importante ressaltar que o Answer The Public é “by Ubersuggest”, ou seja, faz parte do guarda-chuvas de soluções de Neil Patel — um dos principais profissionais de Marketing Digital do mundo.
Para apresentar os resultados, a ferramenta os separa nos 5W2H (o quê, quem quando, onde, como, porquê e quanto). A disposição visual, inclusive, é um dos diferenciais do Answer The Public e principal razão pela qual seus adeptos o utilizam para entender seus respectivos públicos.
A ferramenta é gratuita, mas possui opções pagas. Enquanto escrevo este artigo, o preço começa em US$ 79 mensais com cobrança anual ou US$ 99 na cobrança mensal.
Conteúdo otimizado para B2B
No final das contas, conhecer o seu cliente continua sendo o elemento mais importante, como em tudo no qual o Marketing Digital se baseia.
Eu busquei mostrar aqui o que são os featured snippets, os principais formatos e a importância de buscá-los em sua estratégia de marketing digital. Caso tenha compreendido mas se assustado com a complexidade da execução das tarefas, que tal uma ajuda profissional?
A Agência Tribo está pronta para desenvolver todo o lado digital da sua empresa, trabalhando, inclusive, na criação de conteúdos pensados nos principais featured snippets do seu nicho.

Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.