Ir para o conteúdo
  • Soluções

    > Sou Indústria e quero me relacionar com o decisor de compra

    > E-Commerce: Gerar vendas e se relacionar com a base

    > B2B: Transforme a Presença Digital da Sua Empresa

    > WhatsApp com IA: Agente de atendimento com Inteligência Artificial

  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Soluções
    • Marketing Digital para Indústrias
    • Marketing Digital para e-commerce
    • B2B
    • Agente de atendimento com IA
  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Agendar Reunião
  • Soluções
    • Marketing Digital para Indústrias
    • Marketing Digital para e-commerce
    • B2B
    • Agente de atendimento com IA
  • Cases e Clientes
  • Nossa Tribo
  • Conteúdos
  • Atendimento
  • Agendar Reunião
Solicitar Proposta
  • Tecnologia
  • 22/08/2018

Entenda o certificado HTTPS e sua importância na segurança do seu site!

  • Materiais Gratuitos
  • Marketing Digital
  • Tecnologia
  • Acelere seu Negócio
  • Nossa Tribo
  • Mais Categorias
    • Atração
    • Conversão
    • Relacionamento
    • Vendas
    • Inbound Marketing
    • Redes Sociais
    • SEO
  • Mais Categorias
    • Atração
    • Conversão
    • Relacionamento
    • Vendas
    • Inbound Marketing
    • Redes Sociais
    • SEO

Sumário

Desde o ano de 2015, o Google tem privilegiado sites que usam o certificado SSL (Secure Socket Layer, tecnologia criada para trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site) – que viabiliza o HTTPS ao invés do HTTP. Porém, somente a partir do mês passado, o Google Chrome começou a avisar aos usuários da Internet quando um site é inseguro.

Antes de julho, o buscador só marcava como “inseguro” os sites que não adotavam o HTTPS – especialmente os endereços eletrônicos de compras e transações online.

Neste sentido, é possível ver – logo antes da URL (ou link) das páginas – um aviso do Chrome em verde, com a palavra “Seguro” quando o site adota o HTTPS.

Entretanto, o oposto também acontece, um aviso semelhante à esse é exibido como uma espécie de “alerta”, informando quando a página acessada pelo visitante não é segura  – independente do conteúdo que elas ofereçam, porém, os sites também não precisam ser, necessariamente, de instituições financeiras, e-commerce ou comércio virtual para que sejam marcados como “seguro” pelo navegador.

Se a explicação ainda não fez sentido para você, a Tribo te explica as diferenças entre as siglas HTTP e HTTPS e te informa sobre a necessidade do certificado SSL!

 

HTTP e HTTPS: o que as siglas significam?

O HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é um protocolo. Na prática, é ele que vai permitir que o seu computador, celular ou tablet troque informações com o servidor que hospeda o site. Com isso, uma vez conectados sob esse protocolo, os equipamentos acessam os códigos que resultam na página que enxergamos.

O principal problema com esse protocolo de acesso é que, em redes Wi-Fi ou outras conexões favoráveis a fraudes eletrônicas e hackers, pessoas mal-intencionadas podem atravessar o caminho e capturar os dados transmitidos com relativa facilidade. Portanto, uma conexão em HTTP é considerada insegura.

Já o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre o seu equipamento e o servidor. Em sites com endereço HTTPS, a comunicação é criptografada – o que aumenta de forma significativa a segurança dos dados.

 

Adoção do certificado SSL ainda é tímida pelas empresas

De acordo com informações da Agência Brasil, cerca de 40% dos sites brasileiros ainda não usam protocolo de segurança chamado de SSL. A ausência desse recurso torna as páginas vulneráveis a ataques de hackers e outras formas de invasão, além de prejudicar os sites em mecanismos de busca, incluindo o Google.

Com esse acanhamento, os dados mais recentes de incidentes cibernéticos nas empresas quase duplicaram – de 82 mil registrados em 2016, para 159,7 mil em 2017. Esse dado foi levantado pela Online Trust Alliance (OTA) em uma iniciativa da Internet Society (ISOC) que tem a missão de fortalecer e ampliar a confiança online.

Dentre as brechas reportadas no ano passado para os ataques cibernéticos, a OTA descobriu que 52% são resultantes da atuação dos hackers, 11% do roubo de informações de cartões de crédito, 11% pela falta de controles que impeçam as ações negligentes ou mal-intencionadas e 8% devido aos ataques por fraudes eletrônicas.

 

Como proteger o site com o HTTPS

Embora não seja infalível, HTTPS é, com certeza, mais seguro do que um protocolo convencional. Outra vantagem também é que a conexão segura afeta o SEO de forma positiva!

O Google também ajustou seus algoritmos para que os sites que utilizam HTTPS sejam melhores posicionados nos resultados das pesquisas, ou seja, além da segurança, o HTTPS também pode melhorar as estratégias em SEO!

 

Principais vantagens para migrar para o protocolo HTTPS:

  • Criptografia: dados criptografados impedem que o usuário que navega em um website consiga roubar informações;
  • Integridade: no protocolo HTTPS os dados não podem ser modificados ou corrompidos sem serem detectados;
  • Autenticação: o protocolo seguro protege contra os ataques “man in the middle” – em que o invasor se posiciona entre duas partes que tentem se comunicar e intercepta mensagens enviadas para depois se passar por uma das partes envolvidas;

O HTTPS não está disponível em qualquer ambiente online, na verdade, ele depende dos sites que oferecem suporte à esse tipo de conexão para conseguir aproveitar a codificação, porém, em muitos casos, a conexão segura está presente mas deve ser habilitada manualmente.

Em resumo, migrar para HTTPS – e obter o certificado SSL – é um fator de segurança importante, no entanto, é uma transição que exige planejamento, alocação de recursos e preparação com mudanças nas URLs do site, entre outros recursos e habilitações estratégicas que só a Tribo pode fazer pelo seu empreendimento!

 

pessoas nossatribo

Agende uma reunião
com nossos especialistas!

Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agendar reunião
pessoas nossatribo

Agende uma reunião
com nossos especialistas!

Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agendar reunião
Mauricio Simão
Cofundador e Sócio da Agência Tribo desde 2001
🚀 Desbravador de Marketing Digital desde quando era tudo mato.
🏅Partner Mentor RD Station

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Posts relacionados

Diagnóstico SEO gratuito: descubra em um minuto como melhorar seu site e atrair clientes

Diagnóstico SEO gratuito: descubra em um minuto como melhorar seu site e atrair clientes

Sabemos que decisores em indústrias e negócios B2B enfrentam o desafio constante de atrair leads qualificados e garantir que seus investimentos em marketing digital tragam o retorno esperado. É nesse contexto que o diagnóstico SEO gratuito se torna uma ferramenta indispensável. Se o seu site não aparece, sua empresa deixa

Leia mais »
O impacto das soluções de marketing digital da Agência Tribo no B2B

O impacto das soluções de marketing digital da Agência Tribo no B2B

Em um mercado B2B cada vez mais desafiador e saturado, empresas buscam constantemente por formas de otimizar seus investimentos e gerar resultados mensuráveis. Nesse cenário, encontrar as soluções de marketing digital certas deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para quem busca eficiência e crescimento sustentável. Sabemos

Leia mais »
Como as estratégias de personalização podem transformar sua geração de leads

Como as estratégias de personalização podem transformar sua geração de leads

No ambiente digital competitivo de hoje, a relevância é a chave para atrair e converter clientes. Empresas que adotam estratégias de personalização conseguem adaptar suas comunicações e ações para atingir públicos específicos, oferecendo a solução certa no momento ideal.  Isso não apenas gera leads mais qualificados, mas também aumenta a

Leia mais »

Assine e receba nossas dicas e materiais gratuitos!

Nossa NEWSLETTER é diferente! Apenas conteúdos selecionados e exclusivos.

tr-amarelo

Agência Tribo – Marketing Digital
Rua dos Pinheiros, 498 – Cj. 42
Pinheiros – São Paulo – SP
CEP 05422-902
CNPJ 05.001.924/0001-26

Instagram Linkedin Facebook Youtube
google logo
meta logo

© 2001-2025 – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade