Com 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é a rede social que mais cresce em todo mundo. A informação é do próprio Instagram que afirma também que o Brasil tem grande participação nesse número de pessoas conectadas. É o segundo país com mais usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Dos perfis comerciais, são quase 20 milhões e 2,5 milhões de anunciantes em todo mundo. Ainda de acordo com o Aplicativo, 85% dos usuários seguem um perfil comercial. Segundo o Sebrae, o Instagram tem 15 vezes mais interações que outras redes sociais. Com esse nível de interação e essa quantidade de usuários, o Instagram tornou-se uma ferramenta de Marketing Digital indispensável.
Diante dessa potência – em que uma rede social é capaz de influenciar pessoas e criar um negócio rentável – é preciso planejar as estratégias para criar autoridade, além de ganhar seguidores e, consequentemente, aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços. Ao longo deste artigo, abordo as principais dicas para a sua empresa ser sucesso no Instagram, confira!
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CONTEÚDO ÚNICO:
- Crie conteúdo exclusivo para o Instagram por meio de um Calendário Editorial de Conteúdo. Esse planejamento define os futuros temas, antecipando o preparo para fotografar, realizar pesquisas, escrever os textos. Um calendário mantém uma “pressão necessária” para produzir conteúdos relevantes para os seguidores;
- Para enriquecer o conteúdo, mescle o conteúdo do feed com Stories e crie uma ligação mais próxima com seus seguidores. Embora o feed seja a principal vitrine, o Instagram Stories tem uma taxa de visualização bem interessante;
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PERIODICIDADE DE PUBLICAÇÃO:
- Se a sua marca não publica conteúdo de valor aos seguidores, não adianta postar todos os dias só para “cumprir tabela”, entende? A periodicidade de publicação deve estar ajustada com a relevância dos conteúdos e daquilo que a sua empresa tem para dizer;
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USO DAS HASHTAGS:
- O uso das hashtags deve ser na medida certa. Há uma recomendação para utilizar entre 10 a 30 hashtags e, por norma, devem ser publicadas no primeiro comentário da publicação para evitar poluir visualmente o conteúdo. Use hashtags populares, mas que fazem sentido para o seu negócio e para os tipos de conteúdo que você publica;
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USE IMAGENS NO TAMANHO CERTO:
- As imagens para o Instagram têm uma dimensão de 1080 X 1080 pixeis para garantir a visualização em qualquer dispositivo;
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TENHA ESTILO, NÃO COPIE:
- Tenha um estilo próprio, não copie. Para ajudar a sua marca a se destacar é essencial criar uma identidade visual própria. Isso gera melhor resultado no nível da interação com o seu perfil e com os conteúdos publicados;
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ANUNCIE NO INSTAGRAM:
- A grande vantagem da publicidade no Instagram é que o anúncio consegue levar o usuário em um link específico dentro da foto em um feed com o botão ‘Saiba Mais’. Ao anunciar, também é muito importante direcionar para o público certo para que haja engajamento, novos seguidores e aumento na visualização do perfil;
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CAPRICHE NA BIO:
- A Bio é a descrição do seu perfil. É uma ferramenta muito importante porque, de certa forma, funciona como um cartão de visitas – é a primeira impressão que um usuário tem ao clicar na sua @ (arroba). Capriche na identificação e coloque o link de um site clicável;
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CONVERSE COM O SEU PÚBLICO:
- Por si só, a interação com os seguidores é importante. A interação também influencia no próprio algoritmo do Instagram. A probabilidade de posts com muitas curtidas e comentários aparecerem na linha do tempo dos usuários é maior. Crie conteúdo que as pessoas tenham vontade de comentar e/ou compartilhar. Abuse da Call To Action (Chamada para Ação) e desenvolva um relacionamento duradouro com os seguidores;
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FAÇA LIVES:
- Lives ou Vídeos em Direto (Ao Vivo) são ótimos para a sua empresa se comunicar com o seu público para mostrar parte da rotina, esclarecer dúvidas, realizar mini-palestras, entre outras funcionalidades. E não esqueça, é preciso ser criativo!
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FERRAMENTAS AUTOMATIZADAS:
- Nem tudo no Instagram dá para fazer de forma manual. Existem ferramentas disponíveis para realizar tarefas de forma automática para aumentar o número de seguidores como monitorar hashtags, interagir com outros conteúdos, seguir outros perfis interessantes, entre outras estratégias;
Gostou das dicas?
O importante é saber que, diante do número de seguidores e das infinitas possibilidades que o Instagram proporciona, a concorrência também é grande. Sua marca precisa se destacar nessa “multidão”. A Tribo pode te ajudar. Desde 2001, criamos as soluções exatas onde as ideias não têm limites. #SejaClienteTribo
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