As atualizações do algoritmo servem para ajustar a maneira como os sites são classificados nos resultados de pesquisa, resultando em flutuações nas posições do site para palavras-chave específicas. No caso do buscador mais conhecido do mundo, elas acontecem por meio do Core Update do Google.
De maneira resumida, é um conjunto de atualizações periódicas realizadas pelo Google para aprimorar a experiência do usuário e entrega de conteúdo. Isso significa que, caso o site tenha usabilidade ruim ou conteúdos rasos, pode ser ultrapassado por sites concorrentes com uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. Entenda a seguir!
O que é o Core Update do Google?
O Core Update se refere a uma série de atualizações de algoritmos em bloco feitas pelo mecanismo de busca do Google para aprimorar a maneira como ele classifica e exibe os resultados de pesquisa. Essas atualizações geralmente têm um impacto amplo e significativo nos rankings dos sites nos resultados do Google.
As atualizações são anunciadas pela internet, por meio da lista de atualizações de classificação da Pesquisa Google. O Google realiza essas atualizações periodicamente, algumas vezes por ano.
Segundo o Google, o objetivo geral é continuar cumprindo a missão de mostrar resultados úteis e confiáveis para os usuários. As atualizações são essenciais para marcas que utilizam estratégias de SEO, pois elas podem impactar diretamente na maneira como o buscador mais conhecido do mundo entrega os conteúdos aos usuários.
Contudo, vale salientar que sites que recebem poucos acessos após as atualizações não foram penalizadas. Isso significa que os sites mais preparados e que seguem as diretrizes do Google são valorizados, conforme o aprimoramento do sistema.
Isso porque, segundo o Google, as atualizações principais não são voltadas a páginas ou sites específicos. Elas servem para melhorar a maneira como os sistemas do buscador avaliam o conteúdo em geral podendo, inclusive, melhorar o desempenho de algumas páginas nos resultados da pesquisa.
Essas mudanças podem ser frustrantes para proprietários de sites e profissionais de SEO, pois nem sempre é claro qual aspecto específico do site precisa ser ajustado para se adaptar às novas diretrizes do algoritmo. No entanto, a própria gigante da tecnologia esclarece: conteúdo de valor aliado à experiência do usuário é fundamental.
Histórico de atualizações do Core Update do Google
Em abril de 2023, o Core Update do Google lançou uma atualização para o sistema de avaliações do produto. O objetivo era melhorar a recompensa de avaliações de produtos de alta qualidade, conteúdo que oferece análises relevantes e pesquisas originais, além de ser escrito por especialistas ou pessoas que conhecem o assunto.
Nesse caso, a atualização alterou a maneira com os usuários visualizam as avaliações de produtos que compartilham pesquisas detalhadas – em vez de conteúdo superficial que apenas resume vários produtos.
Já em dezembro de 2022, o Core Update do Google lançou uma atualização voltada para atualizações de spam no buscador. Com isso, houve melhoria no SpamBrain, sistema de prevenção contra spam baseado em IA, visando aprimorar a detecção de spam e garantir a detecção de novos tipos.
Baixe agora o e-book
10 Dicas Infalíveis de SEO
Esse eBook da Tribo fornece 10 dicas infalíveis para que a sua empresa consiga dar os primeiros passos para aparecer de forma orgânica no Google!
Baixe agora o e-book
10 Dicas Infalíveis de SEO
Esse eBook da Tribo fornece 10 dicas infalíveis para que a sua empresa consiga dar os primeiros passos para aparecer de forma orgânica no Google!
Rastreando atualizações de SERP e analisando tendências
É importante aguardar a finalização da atualização, pois o Google geralmente aplica as mudanças em um prazo de 2 semanas. Caso o desempenho não volte ao normal, é hora de agir.
O Google apresenta dicas que podem ser úteis após as atualizações do Core Update do Google, caso haja queda de desempenho, a exemplo do monitoramento das páginas, sobretudo na SERP. Assim, é preciso entender quais foram as páginas afetadas e em que tipos de pesquisa de palavra-chave.
Rastrear e identificar atualizações nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs) pode ser uma tarefa complicada, sobretudo para quem não tem expertise. Mas, existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo, tais como:
SEMrush: Essa ferramenta oferece recursos de monitoramento de posição de palavras-chave e pode alertar sobre mudanças significativas nas classificações.
Moz: O Moz possui uma ferramenta chamada “MozCast” que rastreia mudanças na temperatura da pesquisa, indicando flutuações nas SERPs.
AccuRanker: Essa ferramenta se concentra no rastreamento preciso de posições de palavras-chave.
Além disso, há pontos importantes que devem ser verificados no monitoramento da SERP, caso o site apresente queda de desempenho:
- Features
- Otimização das URL
- Meta description
- Monitoramento de posição
- Tráfego orgânico
- Tendências de pesquisa
- Domínios com mais visibilidade orgânica
Preparando-se para o Core Update do Google
Não há como saber exatamente o que causou queda de desempenho em um site. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar conteúdo e navegabilidade frente aos concorrentes e aumentar as chances de ranqueamento. Confira!
Realize auditoria de SEO
O Core Update do Google anuncia a data de atualização antecipadamente. Nesse sentido, é importante realizar uma auditoria de SEO antes das atualizações serem colocadas em prática. Caso o site/blog tenha várias páginas, a prioridade é armazenar informações das páginas mais importantes ou que são responsáveis pela maior taxa de conversão.
Com essa medida, você terá dados reais da performance do site antes da atualização, facilitando a tomada de decisão para que o tráfego de usuários não prejudique os resultados da marca. O recomendado é contar com profissionais com experiência voltadas para análise de métricas.
Ofereça conteúdo de valor e informativo
Criar conteúdo de qualidade é como construir a base sólida de uma casa – e é o primeiro passo para o lead avançar no funil de vendas. Ao criar conteúdo útil e repleto de informações, você oferece algo valioso aos seus visitantes. Isso não só os mantém engajados, mas também conquista a confiança e aumenta a autoridade no mercado.
Além disso, os mecanismos de busca priorizam conteúdos relevantes, com dados e palavras do especialista. Quando você fornece informações que as pessoas estão procurando, seu site ganha pontos extras com o Google.
Um site com bons conteúdos têm maiores chances de aparecer nos primeiros resultados quando alguém pesquisar algo relacionado ao que sua empresa oferece. Portanto, lembre-se: conteúdo de qualidade não é apenas uma opção, mas sim, a estratégia principal para conquistar o público.
Otimização para o Google
Apesar de o conteúdo ser voltado para o usuário, é preciso otimizá-lo para o buscador – mas sem exageros! Quando o conteúdo é otimizado para o mecanismo de busca, maiores são as chances de ele ser encontrado por mais pessoas interessadas no que você oferece.
Isso significa escolher as palavras-chaves corretas, ou seja, aquelas que as pessoas digitam quando estão procurando algo parecido com o que você tem a oferecer. Além disso, ajustar elementos técnicos, como títulos e descrições, ajuda o Google a entender do que se trata sua página.
Tenha cuidado com aspectos técnicos do site
Não é segredo que um site lento e não otimizado afugenta os usuários na web. Por isso, é importante garantir que a usabilidade do site entregue a melhor experiência possível de navegação, o que pode ser priorizado em eventuais atualizações do Core Update do Google.
Veja dicas abaixo:
Navegação Intuitiva: Avalie se a navegação pelo site é clara e intuitiva. Os visitantes devem conseguir encontrar facilmente o que estão procurando.
Velocidade do site: Verifique se o site carrega rapidamente em dispositivos diferentes, sobretudo no smartphone. Carregamento lento pode afastar os visitantes.
Responsividade: Garanta que o site seja responsivo e se adapte bem a diferentes tamanhos de tela, sobretudo se tiver conteúdos multimídia, com vídeo, banner e infográfico.
Links quebrados: Verifique se não há links quebrados ou páginas de “Erro 404”. Isso melhora a experiência do usuário e a indexação pelo Google.
Design atraente: Avalie se o design do site é atraente, com elementos visuais que correspondam à identidade da marca. Mas, nada de poluir demais, com imagens e elementos em excesso.
Clareza: Certifique-se de que o texto seja legível, com tamanho de fonte adequado e contraste. Ofereça recursos de acessibilidade para aprimorar o marketing inclusivo.
Diretrizes do Google e as melhores práticas de SEO
Também é importante acompanhar as diretrizes do Google e aderir às melhores práticas de SEO para o sucesso de uma estratégia online. As diretrizes do Google servem como um guia para garantir que seu site seja indexado corretamente e tenha uma presença sólida nos resultados de pesquisa.
Ao seguir essas diretrizes, você aumenta a visibilidade do seu site, evitando penalidades que podem prejudicar sua classificação. Acompanhe o Blog da Central da Pesquisa Google e a página do Google Core Update.
Ajustando sua estratégia de conteúdo e palavras-chave
O Google enfatiza a importância de criar conteúdos de valor para o usuário, por isso, não basta somente otimizar o site para o mecanismo de busca. É preciso também entregar valor, mostrar autoridade na área e ajudar o lead e/ou cliente a solucionar suas dores.
Para isso, o buscador apresenta algumas perguntas que devem ser feitas na hora de criar conteúdos para a internet:
O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
Ele inclui uma descrição significativa, completa ou abrangente do assunto?
O material apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?
O conteúdo oferece um valor significativo quando comparado a outras páginas nos resultados da pesquisa?
Uma das principais maneiras de escrever para as pessoas certas é estabelecer muito bem as personas do negócio, para entender exatamente quais as dores principais, ambições e como a marca pode ajudar a realizar os seus maiores desejos e sonhos – e criar conteúdos verdadeiramente úteis e satisfatórios.
Afinal, apesar de a internet possibilitar a conexão de bilhões de pessoas, toda mensagem deve ter um receptor bem claro. Uma estratégia na qual a empresa sabe quem atingir e onde chegar tem maiores chances de sucessos do que simplesmente “atirar para todos os lados”.
Além disso, mantenha um blog atualizado com posts relevantes e úteis. Isso não apenas atrai visitantes, mas também mostra sua expertise na área. Pesquise e utilize palavras-chave relevantes para otimizar o conteúdo para mecanismos de busca, para aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa.
Outra estratégia de marketing digital relevante é contribuir com artigos para outros sites do seu nicho, aumentando sua visibilidade e autoridade. Por exemplo, se você atua em uma construtora, pode fazer parceria com instituições financeiras que realizam financiamentos imobiliários – observe que os nichos não são idênticos, mas se relacionam.
Conte com a Tribo!
Como você viu neste post, conteúdo de valor e usabilidade do site são essenciais para construir autoridade e se manter nos topo das pesquisas do Google. Para isso, conte com a Tribo, agência de marketing digital com 20 anos de experiência.

Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.

Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.