Os dados carregam informações valiosas, sobretudo para a área da publicidade online. Contudo, com o fim dos cookies de terceiros, é hora de as agências apresentarem novas maneiras de atrair o público-alvo na internet.
Afinal, como o fim dos cookies de terceiros impacta no marketing digital?
É isso que você descobrirá ao ler este post. Confira!
O que são cookies de terceiros?
Os cookies são arquivos gerados conforme uma pessoa acessa sites na internet. Entre as suas funcionalidades, ele serve para facilitar a navegação ao, por exemplo, dispensar a necessidade de efetuar login ou apresentar a previsão do tempo para a região na qual o usuário mora.
Esses dados são extremamente valiosos, afinal, é possível obter insights sobre o comportamento do cliente e quais são as preferências do público-alvo da marca a partir deles. Também servem para estruturar ações de marketing e vendas mais assertivas e lucrativas.
Existem dois tipos de cookies:
- cookies primários, aqueles criados pelo site que o usuário acessa e aparece na barra de endereço;
- cookies de terceiros, que são gerados por outros sites e correspondem a imagens, propagandas e outros tipos de conteúdos externos de sites que são donos do domínio no qual o usuário está acessando.
Além disso, os cookies também servem para identificar por quais meios o usuário acessou o site da empresa externa que, nesse caso, pode ser por meio do banner de um anúncio de produto e/ou serviço.
Novas oportunidades a partir do fim dos cookies?
Desde 2022 o Google anuncia o fim do suporte dos cookies de terceiros. A medida estava prevista para ser posta em prática em 2023, porém foi adiada para 2024. Esse tempo será crucial para os anunciantes buscarem alternativas para a segmentação das propagandas na internet.
Outros navegadores já eliminaram os cookies de terceiros, como o Safari, que pertence à Apple. No entanto, os cookies ainda são oferecidos pelo Google Chrome, o principal buscador atualmente. Logo, a expectativa é que eles sejam desativados no segundo semestre de 2024.
Cookies de terceiros e a segurança do usuário
O fim dos cookies de terceiros do Google Chrome e de outros navegadores é um movimento que ganhou força devido às diversas leis que resguardam a segurança e privacidade do usuário na internet. No Brasil, desde 2020, vigora a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A LGPD é um mecanismo legal que visa resguardar a liberdade e a privacidade relacionadas a dados pessoais coletados em meio físico ou digital. Para efeitos da lei, tratamento é qualquer atividade cuja execução da sua operação se dá com dados pessoais.
Tratando-se de cookies de terceiros, não há garantia de que as informações estão seguras pelos sites que utilizam esses dados para segmentação de anúncios. Isso porque ainda há o risco de o anunciante vender os dados sem autorização do usuário para outras empresas.
Porém, com as leis de privacidade, como a LGPD, essa prática não será permitida. No caso do Brasil, o usuário precisa autorizar a coleta de dados, bem como ser informado como a empresa irá utilizá-los, quais dados serão coletados, por quanto tempo serão armazenados e como correrá o descarte dos dados.
Tudo isso para que o usuário seja resguardado de atividades maliciosas enquanto navega pela internet. De todo modo, no caso da LGPD, os cookies podem ser considerados dados pessoais, afinal, podem identificar o usuário.
Não há como saber como as empresas utilizam os dados coletados por meio dos cookies de terceiros. Por isso, a indústria da publicidade terá de se adaptar aos novos tempos.
Fim dos cookies de terceiros e o marketing digital
Com a falta de informações dos clientes coletados por meio dos cookies de terceiros, os anunciantes terão de desenvolver outras ações para conhecer melhor o público-alvo. Fique por dentro!
Coleta de dados diretamente do usuário
Uma das maneiras de estruturar ações de marketing digital é por meio da coleta de dados diretamente com o público-alvo. Essa alternativa torna o processo transparente, afinal, o usuário fará a entrega das informações por espontânea vontade.
Isso pode ser feito com formulários de contato em materiais ricos, tática que já acontece no marketing digital atualmente. Além disso, a pesquisa de mercado ainda é uma ótima ferramenta para conhecer a fundo o público alvo: pode-se utilizar esse recurso desde a criação de conteúdo de valor até para o lançamento de novos produtos.
Mas, em ambos os casos, é necessário que a empresa deixe claro quais informações irá coletar, para qual finalidade e como as armazenará. Esses cuidados são importantes para adequação à LGPD no Brasil.
Política de privacidade
Independentemente de como o anunciante fará a coleta de dados sem os cookies de terceiros, existe um fator fundamental: é preciso ter uma política de privacidade sólida e objetiva. Ou seja, elaborar um conjunto de diretrizes que apresentam como se dá o processo de tratamento de dados pessoais.
Com isso, a empresa terá de adotar medidas eficazes para resguardar a privacidade do usuário, com base na LGPD e no Marco Civil da Internet. Além de seguir as leis, a empresa cria uma relação de credibilidade e confiança com o usuário.
Campanhas que geram identificação
Por muitos anos, os consumidores se acostumaram a receber propagandas e mais propagandas após acessarem o site de algum produto. No entanto, será que essa abordagem é a mais assertiva? Então, em vez de lotar o site de anúncio, os anunciantes podem repensar os conteúdos das campanhas veiculadas em outros meios.
Nesse sentido, os anunciantes podem estruturar campanhas que gerem identificação com o público-alvo com mais representatividade e inclusão. Até porque o consumidor atual, sobretudo quem é da geração Z, prefere marcas com as quais sente alguma identificação.
Para se ter uma noção do cenário, uma pesquisa da Global Consumer Pulse, realizada pela Accenture Strategy, mostrou que 83% dos consumidores brasileiros que participaram do levantamento preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos valores de vida.
Saiba mais: Entenda por que é fundamental investir em marketing inclusivo
O fim dos cookies de terceiros é algo inevitável, afinal, o mundo olha com cuidado para a importância da privacidade e da segurança do usuário na internet. No entanto, ainda há tempo para o marketing digital se adaptar a essa mudança.
Até lá, que tal conhecer as estratégias em marketing digital da nossa agência?
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