Saiba os motivos para boas estratégias de marketing com otimização de AEO
Para um site institucional é importante o uso de táticas e estratégias eficazes de otimização de mecanismos de busca, o SEO – sigla em inglês de Search Engine Optimization – ferramenta que faz com que o endereço eletrônico da sua marca apareça em destaque pelos buscadores de forma orgânica. O SEO existe desde o final dos anos 90 e se tornou um dos pilares do marketing digital. Mas, a ascensão por pesquisa de voz tem provocado o crescimento de um outro tipo de estratégia, o AEO (Answer Engine Optimization) conhecido como Resposta ao Mecanismo de Resposta.
Você vai entender. Antes, as pesquisas eram realizadas – na maioria das vezes – pelos desktops, mas com a escalada do número de smartphones na preferência dos usuários, a tendência tem sido a intensificação cada vez maior das buscas com mecanismos de voz, que tornou essa ação de pesquisar mais fácil. Basta perguntar com o celular na mão – em qualquer lugar.
Três razões centrais têm preferido pesquisar por voz ao invés de texto convencional, saiba agora:
- Pesquisas por voz são convenientes quando o usuário não consegue digitar, além da facilidade em pesquisar em qualquer lugar que esteja – ao contrário de um desktop, por exemplo;
- As pesquisas por voz têm resultados mais rápidos, de acordo com os próprios usuários;
- Para alguns usuários, pesquisar por voz elimina os desafios em lidar com menus e digitar nos dispositivos móveis;
A maior parte dos usuários realiza buscas selecionadas para acessar informação básica, informação local, assistente pessoal e entretenimento.
E as pessoas quando querem fazer buscas, sempre perguntam: “Como se faz aquilo”, são milhões de perguntas de “Como Emagrecer”, “Como fazer receita tal”, “Como ganhar mais dinheiro”, “Como encontrar o amor de sua vida”, “Como se faz isso”, só para citar algumas. Parece exagero? Mas é assim que é.
É mais que urgente pensar que agora precisamos de mecanismos de respostas ao invés de apenas pesquisas, ou seja, o AEO.
AEO vai substituir o SEO?
AEO não vai substituir o SEO, mas está se tornando cada vez mais importante. O Google, por exemplo já começa a atualizar seus algoritmos para acompanhar o AEO favorecendo sites otimizados para pesquisa por voz como endereços com conteúdo que responde a perguntas frequentes.
A Tribo, sempre conectada com as mudanças do marketing digital, já começa a concentrar, além das técnicas em SEO, na otimização do mecanismo de resposta também. Afinal, a Tribo acredita que a criação do site dos clientes atendidos deve acompanhar as novas necessidades para conquistar vantagens sobre os concorrentes. Ou seja, construir um site para AEO juntamente com SEO é essencial para sobreviver ao mundo em constante transformação do marketing digital.
Pesquisas de consultorias do setor mostram que depois de 2020, a tendência é que as pesquisas sejam feitas 10% por desktops, 20% por smartphones e 70% por voz. Desta forma, os conteúdos deverão ser usados como ferramentas para que o usuário encontre a resposta para sua pergunta de forma objetiva e completa.
É preciso conteúdo dinâmico, útil, interativo e amigável. É preciso impactar com qualidade e envolvimento!
O Google precisa entender quem você é e o que você oferece para considerar sua oferta como um possível candidato a ser sugerido como a melhor solução.
Já na questão da credibilidade, o Google vai olhar para a credibilidade relativa a fim de apresentar sua oferta como o melhor de várias possibilidades.
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