Muito embora equilibrar as contas permaneça como atitude essencial no mundo corporativo nesse momento de pandemia da Covid-19, é necessário não perder de vista as ações que possam consolidar a marca e evitar o ostracismo comercial. Claro, é compreensível todas as nuances que têm se desenhado com as incertezas do coronavírus, mas há de se considerar a COMUNICAÇÃO como prioridade neste checklist de gestão de crise.
Por meio da comunicação, pode-se atuar na prioridade número um: não desaparecer de cena. Marcas que se tornarem esquecidas durante a crise terão menos chances de retomarem seus lugares junto à preferência do consumidor quando tudo voltar ao normal. Aliás, já citei em um artigo anterior que não se posicionar nesse momento pode abrir portas para outras marcas construírem relevância e conquistarem o seu público.
Estudo recente da Kantar aponta que as marcas que investem mais durante as crises crescem até 5 vezes mais do que as outras.
Ou seja, diante dos graves acontecimentos, mais que nunca se torna relevante a importância estratégica de uma comunicação que ajude a tornar sua empresa presente e que reforce de modo correto os valores, o propósito, a missão e o posicionamento junto a seus públicos de interesse.
Seja empático e construa relacionamentos
Os conceitos de topo, meio e fundo de funil de vendas continuam valendo mesmo em época de coronavírus. Eles podem te ajudar a entender como manter conversas e gerar novos Leads, mesmo que esteja impossibilitado de fazer vendas. Vale lembrar que as vendas voltarão logo, quando tudo estiver “normalizado”.
Continue com a comunicação online e Google Ads. Pense em conteúdos de topo de funil que gerem bons diálogos, mantendo contato com seus seguidores e também gerando novos. É sempre importante lembrar que quase todos os negócios estão passando por uma fase difícil. Então, seja empático, construa relacionamentos e sua empresa será lembrada quando isso passar.
As redes sociais, por exemplo, podem ser a porta de entrada para uma comunicação mais personalizada por e-mail, por exemplo. Faça uma oferta de valor em um canal e continue a conversa em outro. Assim, você pode ajustar o tom de acordo com a segmentação ou mesmo numa troca de e-mails direta.
O fundo do funil pode trazer pistas interessantes de como proceder também. Identifique quem já comprou um produto ou serviço da sua marca e verifique se há a possibilidade de oferecer um upsell (que oferece ao consumidor um produto melhor) ou mesmo um novo item que pode ajudar o cliente nesse momento.
Não há como ignorar o momento, mas não é hora de parar a comunicação no atual cenário de pandemia. É hora de mudar, se reposicionar, continuar e NÃO DESAPARECER.
A Kantar apresentou um outro estudo, realizado entre os dias 13 e 16 de março, que mostra que a população espera que as empresas sejam úteis na nova vida cotidiana e que elas informem quais estão sendo seus esforços para enfrentar a situação. Os brasileiros esperam que as marcas sirvam de exemplo e guiem a mudança, sejam práticas e realistas e ajudem consumidores no dia a dia.
Pense nisso!
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