Se a sua empresa quer aumentar as suas taxas de conversão, todos os elementos em seu Marketing Digital têm que ser pensados.
O que quero dizer é que, antes de pensar no conteúdo de qualquer material, seja um e-mail marketing, uma Landing Page ou um site completo, sua empresa precisa utilizar uma linguagem que seus visitantes reconheçam e entendam. Mais importante ainda, é necessário ter a certeza de que você entende do problema, dor ou dúvida que se propõe a resolver com esse material.
E todas essas nuances, vou chamar de contexto. E com contexto quero dizer qual é o tipo de material, plataforma de entrega e hábito de consumo relacionados a isso. A forma como assistimos a um programa de TV é diferente de como escolhemos uma série ou filme em um aplicativo de streaming. Os hábitos ao ler um livro são diferentes do que ao escutar um podcast, certo? Quando falamos em marketing e comunicação também funciona dessa forma.
Acompanhe o artigo para entender melhor, mas antes é necessário que você compreenda o que é taxa de conversão.
O que é taxa de conversão
Taxa de conversão é um termo altamente recorrente no universo digital. Conversão, dentro desse contexto, é aquilo que todos esperam alcançar: vendas. Contudo, além de medir esse tipo de variável, a taxa de conversão é um bom parâmetro para entender o alcance de uma campanha e avaliar a eficácia das estratégias utilizadas.
Pode-se dizer que a conversão acontece quando uma pessoa cadastra o seu e-mail para baixar um e-book, um guia, um infográfico, por exemplo, ou quando um possível cliente solicita um orçamento ou entra para a sua base de leads (potenciais clientes) para ter acesso às publicações das suas newsletters. Quando um anônimo se converte em lead, é o momento que você começa a descobrir quem é essa pessoa.
O objetivo é atrair clientes em potencial e, a partir daí, criar meios para que essa pessoa avance nas etapas que compõem o funil de vendas até que seja possível converter esse lead em vendas, um processo que requer atenção, criatividade e visão estratégica para acontecer na prática.
Importância do contexto para conquistar clientes
De acordo com o psicólogo Eugene Schwartz, em seu best seller “Breakthrough Advertising”, existem 5 níveis de consciência no consumidor.
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- O mais consciente: seu prospect conhece o seu produto e tudo que ele precisa para converter é de uma oferta irresistível;
- Consciente do produto: seu prospect conhece o seu produto, mas ainda não decidiu se essa é a opção certa para ele;
- Consciente da solução: seu prospect sabe o resultado que deseja, mas não sabe que o seu produto oferece esse resultado;
- Consciente do problema: seu prospect sente que possui um problema, mas não sabe ainda que existe uma solução;
- Completamente inconsciente: seu prospect não tem conhecimento de nada, exceto, talvez, da sua própria identidade ou opinião.
Desta forma, sua empresa não pode esperar que apenas um tipo de comunicação ou oferta da sua solução seja capaz de impactar igualmente consumidores em diferentes estágios de consciência. Para conseguir prender a atenção do visitante e levá-lo a uma possível conversão, a linguagem precisa atender à maturidade dele em relação a esses níveis.
Tráfego
A grande maioria dos visitantes não estão conscientes de sua solução, então tenha paciência e não se apresse em apresentar o seu produto. Caminhe com o prospect até o nível certo de consciência para aumentar as suas conversões.
Ao invés de simplesmente identificar apenas de onde seus visitantes chegam – como, por exemplo, pelos cliques do Google Analytics – analise essas origens de tráfego e entenda os comportamentos e hábitos dos usuários de cada plataforma, entenda o anúncio ou texto que consumiram antes de terem chegado ao seu site ou sua página.
Faça perguntas como: o que os seus visitantes estavam fazendo ou buscando nessas fontes de origem; o que eles leram ou aprenderam nessa origem anterior ao seu site; o que eles estavam pensando durante essa atividade; como e por que eles foram parar no seu site ou página.
Refletir e responder essas questões permitirão a você melhorar a experiência do seu visitante, personalizar o seu contexto de acordo com a plataforma ou site de origem e, assim, a criar mais oportunidades de vendas dentro do seu site ou página.
Pense que cada visitante possui uma história antes de acessar seu site. É promovendo o que o seu visitante busca e oferecendo a solução certa, no momento certo, dentro dos hábitos de consumo que ele se identifica é que você poderá potencializar os resultados da sua empresa. É assim que entender o contexto aumenta as taxas de conversão.
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