SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias para otimização de sites, blogs e páginas na web com o objetivo de alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.
SEO é um conjunto de técnicas que buscam melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca como o Google, gerando aumento de tráfego orgânico, de forma gratuita, além da autoridade.
Se você tem um site, já deve ter percebido que apenas colocar um projeto no ar não basta: é preciso ter tráfego. Afinal, sem tráfego, é muito difícil gerar Leads e, consequentemente, vendas.
Os mecanismos de busca são a origem de tráfego mais frequente para qualquer portal. Por isso, é fundamental estar bem posicionado na página de resultados. Os seus clientes vão acessar um site quando estiverem pesquisando assuntos do seu mercado. A questão é: você vai deixar eles irem para os sites dos seus concorrentes?
Desta forma, acompanhe o artigo e veja como o SEO funciona e como esta estratégia que leva sua empresa no topo das buscas do Google.
SEO: estratégia para levar sua empresa no topo das buscas
Os buscadores verificam uma série de critérios para eleger o posicionamento dos resultados em uma busca. É baseado nesses critérios que eles identificam os sites e páginas que mais se aproximam de responder à sua pesquisa.
Mas não é somente isso. Ele também analisa a qualidade do site, do conteúdo, das informações e até mesmo a rejeição a esse resultado em buscas anteriores.
Tendo isso em mente, o SEO trabalha para melhorar cada um dos aspectos que são importantes para obter bons resultados nesta análise, que acontece em uma fração de segundos. Veja a seguir alguns dos principais critérios que os buscadores analisam.
1. Palavras-chave
As palavras-chave são utilizadas como se fossem ímãs para uma página. Basicamente, quando você pesquisa por passeadores de cães em um buscador, ele apresenta resultados que utilizam essa sentença em seu conteúdo.
A qualidade do trabalho feito com as palavras-chave é determinante para eleger os melhores resultados. Entretanto, note que, ao falarmos de qualidade, não estamos dizendo quantidade.
Atualmente, o Google, por exemplo, prefere páginas que trazem uma variedade de palavras relacionadas à palavra-chave principal, que pode ser repetida poucas vezes ao longo do conteúdo.
2. Autoridade
A autoridade é uma espécie de pontuação na internet. Uma página ou site ganha autoridade de diversas formas. Quanto maior a autoridade, mais elevada será a posição dos resultados em uma busca. Existem dois tipos de autoridade: a de domínio e a de página.
Autoridade de domínio é a do site como um todo. Quanto mais relevante for um site, maior será a autoridade de domínio. Ela pode ser conseguida de diversas formas, mas para exemplificar, quanto mais tempo um site tem no ar, maior é a sua autoridade.
E autoridade de página é a de uma página específica, considerando também a autoridade do domínio, mas focando principalmente na página em si.
3. Links relevantes
Toda página pode possuir links internos e links externos. O que determina o sucesso de uma página no SEO pode ser a qualidade dos links. Se você tiver links para páginas de alta autoridade, sua página é beneficiada.
Da mesma forma, se você colocar links para páginas de autoridade baixa, ou para sites mal classificados pelo Google, sua autoridade também cai.
O melhor cenário possível é ter links em outros sites que levam até o seu (chamados de backlinks), e que esse outro site possua uma boa autoridade.
4. Conteúdo de qualidade
A qualidade do conteúdo influencia diretamente nas estratégias de SEO e na forma como ele funciona. Se sua página possui conteúdo de qualidade, ela terá uma boa autoridade, resposta boa e o posicionamento tende a subir.
Agora, se o conteúdo for repetitivo, copiado de outro site ou desinteressante para o usuário, pode dar adeus aos seus esforços.
Além disso, quanto mais variado for um conteúdo, melhor. Coloque imagens, vídeos, áudios e links. Os áudios, em especial, são uma grande diretriz para a atualidade, devido à inclusão de deficientes visuais, para que eles também possam consumir o seu conteúdo.
5. Rejeição
Existe um conceito dentro do SEO que se chama de taxa de rejeição. Ela acontece quando um usuário acessa sua página, mas sai dela logo em seguida, sem interagir com nenhum link e sem passar muito tempo na página.
O Google entende que essa página não atendeu às expectativas desse usuário. Se isso acontecer frequentemente, sua taxa de rejeição sobe e sua autoridade começa a cair.
Existem mais de 200 fatores de ranqueamento para SEO. Esses são apenas alguns exemplos. Se você quer que suas estratégias de marketing digital tragam o efeito esperado, converse com nossos especialistas que sabem exatamente o que precisa ser feito.
Espero que o conteúdo tenha sido útil para você.
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