Quando falo sobre Marketing de Conteúdo, é impossível não abordar o calendário editorial. Um bom planejamento editorial e, consequentemente, um assertivo calendário editorial, podem afetar, de forma positiva, os seus resultados em Marketing Digital.
Calendário editorial é um subproduto de um planejamento editorial. Na prática, ele é um cronograma que resume a estratégia da sua indústria ou empresa B2B que define datas de publicação, títulos ou pautas a serem abordadas, palavras-chave que serão utilizadas no texto, além do alinhamento de conteúdos de acordo com as etapas do funil – topo, meio e fundo de funil. Nós, da Tribo, trabalhamos com calendário editorial aos nossos clientes para que o Marketing de Conteúdo reverta em boas vendas às marcas atendidas por nós.
Pensando nisso, separei alguns tópicos das vantagens de se montar um calendário editorial para que a sua agência digital consiga entregar os melhores resultados para a sua empresa, confira!
Benefícios do calendário editorial
Um bom calendário editorial contribui – e muito – no planejamento das tarefas de marketing digital que demanda certo esforço, coordenação e que não tenha duração pontual apenas. Veja mais as principais vantagens e benefícios de um calendário editorial.
1. Ganhos na publicação
O calendário editorial ajuda muito na organização das pautas a serem produzidas, as datas a serem publicadas bem como os responsáveis por elas. Com isso, o time de marketing consegue ter melhor planejamento e, consequentemente, também consegue publicar com maior frequência.
2. Melhorias nas produções e escolha de palavras-chave
Muito comum nos blogs corporativos quando se ganha um volume bom de postagens é ter o que chamamos de conteúdo duplicado. O conteúdo duplicado ocorre quando temos duas ou mais páginas falando sobre um mesmo tema, sobretudo tendo a mesma palavra-chave principal no texto. E esse tipo de conteúdo é penalizado pelo Google. Dessa forma, em um calendário editorial todas as publicações bem como as palavras-chave utilizadas ficam registradas e poderá ser facilmente consultado se alguma palavra-chave já foi utilizada no passado, melhorando as produções e evitando a repetição excessiva de palavras-chave.
3. Time integrado
O calendário editorial permite que todo o time de marketing saiba como está o andamento da criação de conteúdo e as datas em que determinados conteúdos serão postados. Esse calendário também pode e deve ser compartilhado com a alta gestão da empresa para o acompanhamento do trabalho em “tempo real”.
4. Produzido direcionado para cada tipo de Persona
Outra importante função do calendário editorial é fazer com que possa se produzir conteúdo relevante, e de maneira equilibrada, para cada tipo de persona que a empresa decidiu trabalhar. Sem esse controle do calendário editorial é comum que o time se perca em meio a tantas publicações não controlando o volume de postagens direcionadas a cada persona ou ainda a cada etapa do funil.
Tipos de conteúdo para o calendário editorial
Além das datas pontuais que toda indústria ou empresa B2B costumam abordar, é importante que as datas mapeadas façam sentido para o seu nicho de mercado. Veja mais!
1. Datas comemorativas
Faz parte das boas práticas editoriais explorar as datas como Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, Black Friday, Natal e Ano Novo. Uma boa estratégia é quando a data mapeada permite uma associação direta ou indireta com o seu produto ou serviço, sem “forçar a barra”. Bom senso é tudo.
2. Datas sazonais
Essas datas destacam eventos históricos, conquistas e lutas. Elas podem ter alcance internacional ou serem específicas para um país, ou uma determinada região. É preciso ter o bom senso de saber em quais delas a sua marca vai se engajar e em quais vai se manter distante. A escolha errada pode gerar um ruído de comunicação e até desencadear uma crise nas redes sociais.
3. Cultura pop tem espaço
Aqui podem ser explorados todos os elementos que ligam à cultura pop do seu público-alvo. Esse conteúdo tem um apelo de saudosismo e gera grande engajamento. Nesse contexto, podemos citar o aniversário de lançamento de filmes, séries e games. Ainda nessa linha, podem ser trabalhados o lançamento de filmes no cinema; o fim e o começo da temporada de uma série televisiva, por exemplo. Mas cuidado: não precisa se “posicionar” a favor de algo. Preste homenagem, apenas.
4. Publique o que faça sentido ao seu negócio
Todas essas datas podem e devem estar relacionadas ao seu negócio. Agora, é preciso distribuí-las nos seus respectivos dias e elaborar a melhor estratégia de engajamento.
Espero que o artigo tenha sido útil!
Bom engajamento e planejamento para 2022. Se preferir, podemos auxiliar sua empresa. Somos Agência de Marketing Digital desde 2001.
Com experiência e resiliência, nossa missão é contribuir para o crescimento das empresas e indústrias por meio do Marketing de Performance.
A realização dos sonhos profissionais e pessoais do nosso time é também o nosso impulso tribal mais genuíno.
Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.
Agende uma reunião
com nossos especialistas!
Solicite uma proposta com nossos planos de serviços e agende uma consultoria grátis com nossos especialistas.