A indústria de autopeças é repleta de extensas linhas de produtos, especificações técnicas e demais características que podem confundir, e por isso exigem bastante atenção, tanto de quem compra quanto de quem fornece. De olho nisso, a Tribo, junto com a Hook, desenvolveu o Catálogo.CHAT, solução que integra os produtos automotivos da sua marca direto com o WhatsApp.
Seu uso é muito fácil. Pela ferramenta, por meio do recurso de busca por placa do veículo, o cliente faz a pesquisa para encontrar a peça adequada a cada necessidade. Ou seja, trata-se de uma solução que de fato é capaz de promover muito mais eficiência, precisão, agilidade e praticidade no momento de efetuar uma compra.
Quer saber mais sobre esta novidade que promete revolucionar as vendas no setor automotivo? Acompanhe este artigo e fique por dentro de tudo. Boa leitura!
Catálogo.CHAT e sua plataforma para a indústria automotiva
Enquanto muitas indústrias de autopeças ainda trabalham com catálogos em PDF ou aplicativos que precisam ser instalados em dispositivos móveis, o Catálogo.CHAT oferece uma solução muito mais prática e rápida.
Com a plataforma simples e eficiente do Catálogo.CHAT, as indústrias de autopeças podem melhorar a comunicação com seus clientes e acelerar o processo de compra dos itens, tudo isso utilizando a tecnologia de chatbot e o recurso de busca por placa por meio do WhatsApp via API (Interface de Programação de Aplicações, na sigla em inglês).
Com o Catálogo.CHAT o cliente terá acesso a todas as informações sobre os produtos em apenas um contato do WhatsApp, a plataforma de mensagens mais popular do mundo, além de contar com uma ferramenta de marketing conversacional para se comunicar de forma mais eficiente e personalizada.
Quais são as principais vantagens do Catálogo.CHAT?
O Catálogo.CHAT é uma iniciativa inovadora que tem como objetivo melhorar a comunicação entre as indústrias de autopeças e seus clientes. Veja a seguir algumas das principais vantagens de aderir ao Catálogo.CHAT:
Acesso facilitado
Com o Catálogo.CHAT, todas as informações sobre os produtos da indústria de autopeças estão disponíveis em apenas um contato do WhatsApp. Isso significa que os mecânicos e demais decisores de compra não precisam mais instalar vários aplicativos em seus dispositivos móveis, o que pode acabar consumindo uma grande quantidade de memória.
Busca por placa
De fato, a busca por placa é uma das principais vantagens do Catálogo.CHAT para os clientes, pois para efetuar a compra e ter acesso a todas as peças e suas respectivas especificações técnicas, basta saber o número da placa do veículo. Realmente, é muito fácil, com exatidão que otimiza tempo.
Informações sempre atualizadas
A plataforma do Catálogo.CHAT possui uma inteligência que integra a base de dados da indústria de autopeças. Isso significa que todas as informações sobre os produtos estão sempre em conformidade com o catálogo e disponíveis em tempo real.
Jornada de compras mais rápida
Pelo fato de estar em constante processo de atualização, os mecânicos e demais decisores de compra têm acesso fácil e rápido a todas as informações sobre os produtos, o que pode ajudar a acelerar o processo de compra e reduzir o tempo de espera para a entrega dos produtos.
Melhora na taxa de conversão de vendas
Logo depois que o usuário encontra o produto, o BOT do Catálogo.CHAT direciona essa pessoa diretamente para seu marketplace, o que por si só tende a aumentar consideravelmente a conversão de vendas. Com isso, além de ter disponível o link da loja, o usuário poderá conferir mais informações sobre o produto diretamente do site da marca, melhorando a experiência do usuário.
Comunicação mais eficiente
O Catálogo.CHAT não é apenas uma plataforma de busca de produtos. Ele também é uma ferramenta de marketing conversacional, que permite às indústrias de autopeças se comunicarem de forma mais personalizada com seus clientes, o que resulta em mais eficiência.
Clientes mais fiéis
Com a ferramenta, as indústrias de autopeças podem criar conversas personalizadas com seus clientes, respondendo a suas perguntas e fornecendo informações úteis sobre os produtos. Isso pode ajudar a criar um relacionamento mais próximo e duradouro com os clientes, o que pode levar a vendas adicionais e a uma fidelização maior dos clientes.
Interação entre empresas e clientes no Whatsapp
Vale ressaltar que essa interação entre empresa e clientes no Whatsapp, como se faz por meio do Catálogo.CHAT, é algo que só tende a crescer com o passar dos anos.
Popular entre os brasileiros, o aplicativo de mensagens tem estado mais presente nos canais de atendimento e vendas das empresas. Para se ter uma ideia, segundo um estudo da Hibou, 79% dos consumidores brasileiros já compraram algum serviço ou produto pelo WhatsApp Business ou pessoal, sendo que destes, 57% ainda compram pelo canal.
Já a pesquisa da Opinion Box aponta que 54% das pessoas se comunicam com as empresas pelo aplicativo para comprar seus produtos e serviços e 77% das pessoas têm como motivo esclarecer ou pedir informações.
Catálogo.CHAT e marketing conversacional
Vale informar que o Catálogo.CHAT reforça a cultura do marketing conversacional, uma estratégia cada vez mais urgente que precisa ser adotada pelas empresas ou indústrias.
Resumidamente, o marketing conversacional é uma estratégia que aplica a comunicação em tempo real para criar relacionamentos mais próximos com os clientes e potenciais clientes. Para isso, utiliza tecnologias de inteligência artificial e chatbots para permitir que as empresas se comuniquem de maneira personalizada.
Essa abordagem permite que as empresas sejam mais eficientes na prestação de serviços e no atendimento em geral, além de oferecer uma experiência mais agradável e satisfatória para os usuários.
Ou seja, em vez de ter que esperar por respostas em um call center ou por e-mails que podem levar dias para serem respondidos, os clientes podem ter suas dúvidas e problemas resolvidos instantaneamente.
Com as empresas cada vez mais conscientes da importância de se comunicar com seus clientes de maneira mais pessoal e direta, o marketing conversacional se mostra como grande uma tendência em 2023. Além disso, os consumidores de hoje em dia esperam um atendimento mais ágil e personalizado, e essa estratégia é uma forma inteligente de atender a essa demanda.
Benefícios do marketing conversacional
Diante dessas informações, podemos destacar algumas vantagens que o marketing conversacional pode oferecer:
Personalizar as interações com os clientes
Com base nos dados coletados por meio das conversas, os chatbots e a inteligência artificial podem entender o perfil e as preferências dos clientes, oferecendo soluções específicas para cada situação.
Além disso, o marketing conversacional permite que as empresas se comuniquem com os clientes em seus próprios termos. Em vez de enviar e-mails genéricos e mensagens de marketing para toda a base de clientes, as empresas podem enviar mensagens personalizadas baseadas nos interesses e necessidades de cada pessoa.
Escalabilidade da estratégia
Os chatbots podem lidar com um grande volume de conversas simultâneas, o que significa que as empresas podem atender a um volume muito maior de clientes sem precisar aumentar a equipe de atendimento. Isso é particularmente útil para empreendimentos que estão crescendo rapidamente e precisam lidar com um grande número de solicitações de clientes.
Estratégia altamente mensurável
As empresas podem acompanhar as conversas com os clientes e analisar os dados coletados para entender melhor o comportamento dessas pessoas, identificando oportunidades de melhorias em seus processos de atendimento.
Catálogo.CHAT: busca por placa via Whatsapp
Como você pode notar, o Catálogo.CHAT é uma solução que acelera e otimiza todo o processo de compra, pois o usuário pode encontrar a peça que precisa para o veículo e checar todas suas especificações técnicas pela busca por placa, eliminando assim qualquer chance de dúvida sobre determinado produto. Nunca foi tão fácil oferecer e encontrar a peça automotiva certa!
Quer saber mais sobre o Catálogo.CHAT e tem interesse em utilizar essa inovação para a sua indústria?
Fale conosco para receber mais informações e começar a usar esta novidade que com certeza será muito útil para o seu empreendimento.
Aproveite essa oportunidade e leve sua indústria de autopeças para um outro nível. Até breve!
Nossa Tribo
Somos agência de Marketing Digital desde 2001. Com experiência e resiliência, nossa missão é contribuir para o crescimento das empresas e indústrias por meio do Marketing de Performance.
A realização dos sonhos profissionais e pessoais do nosso time é também o nosso impulso tribal mais genuíno.
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